Castelo de Arronches

Apresentação do Castelo de Arronches: história e características dos remanescentes deste concelho alentejano

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Castelo de Arronches localiza-se na freguesia de Assunção, no concelho de Arronches, no distrito de Portalegre. Este monumento do Alentejo foi classificado como Imóvel de Interesse Público a 29 de setembro de 1977. 

Os remanescentes do castelo podem ser visitados de terça a domingo entre as 09h30 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h00. 

História do Castelo de Arronches

Não existem informações claras sobre a primitiva estrutura do castelo de Arronches. Sabe-se apenas que foi reedificado em 1310 sob o reinado de D. Dinis. No reinado de D. Manuel I a planta do castelo encontra-se figurada por Duarte de Armas. À época, Diogo de Sequeira era o seu alcaide-pequeno. 

Os estudiosos acreditam que na altura da Guerra da Restauração a estrutura defensiva da vila foi modernizada. Tal como outras praças da região, foi adaptada ao fogo da artilharia. Assim, foi envolvida por baluartes de alvenaria com guaritas nos vértices. 

A povoação sofreu danos durante o terramoto de 1755. Posteriormente a expansão urbana levou à destruição de vários trechos do castelo. Deste monumento restam apenas as ruínas de uma das suas torres. 

Características

O desenho mais antigo do castelo pertence a Duarte de Armas. Na altura, no princípio do século XVI o castelo era retratado com uma cerca urbana que albergava a vila. 

Os remanescentes dos muros foram erguidos em alvenaria de pedra. Para tal, utilizou-se a técnica da pedra seca, ou seja, as pedras estão emparelhadas umas às outras sem argamassa. Além disso, observa-se que em alguns trechos o cimento foi aplicado com o objetivo de preservar. 

25 Visualizações 1 Total
25 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.