Valença, Portugal

Apresentação do município de Valença: história, demografia, características geográficas, património natural e edificado, gastronomia e brasão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Valença

Valença é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região do Alto Minho. É um município com 14 127 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 11 freguesias em 117,13 km². O município é limitado a leste por Monção, a sul por Paredes de Coura, a oeste por Vila Nova de Cerveira e a noroeste e norte pelo município de Tui, já localizado na Galiza, em Espanha.

As 11 freguesias do concelho de Valença são Boivão, Cerdal, Fontoura, Friestas, Gandra e Taião, Ganfei, Gondomil e Sanfins, São Julião e Silva, São Pedro da Torre, Valença, Cristelo Covo e Arão e Verdoejo.

História do concelho de Valença

Valença recebeu o foral atribuído por D. Sancho I, sendo que na altura era designada por Contrasta. O atual nome apenas foi concedido em 1262 e por vezes o concelho é designado por Valença do Minho. A elevação a cidade aconteceu a 12 de junho de 2009.

Património

Relativamente ao património arqueológico de Valença destacam-se as gravuras em Taião, abertas numa laje na freguesia com o mesmo nome.

Em termos de património/arquitetura civil, pode visitar:

  • Pelourinho de Telheira
  • Pousada de São Teotónio
  • Pelourinho de Valença
  • Ponte Velha
  • Portal da Quinta do Crasto

Com um importante património militar, neste concelho pode encontrar as Fortificações da Praça de Valença do Minho.

Por fim, já no que ao património religioso podemos mencionar a Igreja de São Salvador de Ganfei, o Convento de Ganfei, a Igreja de São Fins de de Friestas e o Convento de Nossa Senhora de Mosteiró.

Gastronomia

A gastronomia de Valença, que pode ser provada nos mais de 70 restaurantes existentes no concelho, inclui pratos como o Bacalhau à São Teotónio, o Bacalhau à Contrasta, o Cabrito à Sanfins, o Anho no Forno, o Caldo Verde, a Lampreia, os Valencianos e os Borrachinhos de Valença.

Estando localizada na Região dos Vinhos Verdes, nesta cidade minhota pode provar e complementar a sua refeição com vinhos verdes de qualidade superior.

Brasão da cidade

Brasão de Valença

O brasão da cidade é um escudo de vermelho com um castelo de prata aberto e iluminado do campo, tendo a torre central carregada por uma quina das armas de Portugal. O castelo é acompanhado por dois cachos de uvas de púrpura assentes em parras de ouro em chefe de um crescente de prata e um sol de ouro. Em contra-chefe está uma ponte de prata realçada de negro, aberta de três arcos e assente em quatro faixas ondadas, duas de azul e duas de prata. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VALENÇA a negro.

Municípios do Distrito de Viana do Castelo

Arcos de Valdevez Caminha Melgaço Monção Paredes de Coura
Ponte da Barca Ponte de Lima Valença Viana do Castelo Vila Nova de Cerveira
140 Visualizações 1 Total
140 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.