Paredes de Coura, Portugal

Apresentação do município de Paredes de Coura: história, demografia, características geográficas, património natural e edificado, gastronomia e brasão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Paredes de Coura

Paredes de Coura é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região do Minho-Lima. É um município com 9 198 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 16 freguesias em 138,19 km². O município é limitado a norte por Valença e Monção, a leste por Arcos de Valdevez, a sul por Ponte de Lima e a oeste por Vila Nova de Cerveira.

As 16 freguesias do concelho de Paredes de Coura são Agualonga, Bico e Cristelo, Castanheira, Cossourado e Linhares, Coura, Cunha, Formariz e Ferreira, Infesta, Insalde e Porreiras, Mozelos, Padornelo, Parada, Paredes de Coura e Resende, Romarigães, Rubiães e Vascões.

História do concelho de Paredes de Coura

Em tempos, a designação deste território era a de “Terras de Coyra”. Durante o reinado de D. João I surge o nome do concelho, apesar de a designação anterior não ter sido totalmente abandonada.

O foral foi atribuído a 13 de abril de 1515 por D. Manuel. Nessa época, o limite norte do concelho correspondia ao rio Minho.

Durante a Guerra da Restauração, o concelho foi um ponto importante contra a Galiza e na defesa contra as invasões espanholas. Aqui travou-se a batalha conhecida por “Combates da Travanca”, em 1663.

Património

Relativamente ao património arqueológico de Paredes de Coura destaca-se:

  • Cividade do Cossourado
  • Castro de São Martinho
  • Castro do Coto de Ouro
  • Via Romana de Braga e Tui – 14 marcos miliários

Em termos de património/arquitetura civil, pode visitar:

  • Edifício da antiga Cadeia de Paredes de Coura
  • Pelourinho de Paredes de Coura
  • Casa Grande de Romarigães
  • Ponte românica de Rubiães
  • Solar das Antas

Por fim, já no que ao património religioso diz respeito podemos mencionar a Igreja de São Pedro de Rubiães.

Gastronomia

A gastronomia de Paredes de Coura é marcada pela sua localização, sendo influenciada pela proximidade com o rio. Assim, neste concelho pode provar trutas grelhadas temperadas com sal e presunto e acompanhadas de batatas cozidas e molho verde (feito com cebola, salsa, vinagre, azeite e sal). Na doçaria destacam-se os formigos, uma mistura de nozes, pinhões e passas com miolo de pão, leite, vinho do Porto, gema de ovo e mel.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Magnac Sur Touvre (França)
  • Cenon (França)

Brasão da cidade

Brasão de Paredes de Coura

O brasão é um escudo de negro, com três espigas de milho de ouro, folhadas de verde, enfaixadas e atadas de vermelho em ponta, acompanhadas por duas foicinhas de prata com os cabos cruzados em aspa. Em contra-chefe está um rio de três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VILA DE PAREDES DE COURA a negro.

Municípios do Distrito de Viana do Castelo

Arcos de Valdevez Caminha Melgaço Monção Paredes de Coura
Ponte da Barca Ponte de Lima Valença Viana do Castelo Vila Nova de Cerveira
138 Visualizações 1 Total
138 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.