Ponte da Barca, Portugal

Apresentação do município de Ponte da Barca

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Ponte da Barca

Ponte da Barca é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região do Minho-Lima. É um município com 12 061 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 17 freguesias em 184,76 km². O município é limitado a norte por Arcos de Valdevez, a leste por Espanha, a sul por Terras de Bouro e Vila Verde e a oeste por Ponte de Lima.

As 17 freguesias do concelho são Azias, Boivães, Bravães, Britelo, Crasto, Ruivos e Grovelas, Cuide de Vila Verde, Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, Lavradas, Lindoso, Nogueira, Oleiros, Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, Sampriz, Touvedo (São Lourenço e Salvador), São Pedro de Vade, São Tomé de Vade e Vila Chã (São João Baptista e Santiago).

História do concelho de Ponte da Barca

A cidade deve o seu topónimo à “barca” que fazia a ligação entre as duas margens do Rio Lima, sendo a ponte construída em meados do século XIV, o que lhe deu o nome de S. João de Ponte da Barca.

O concelho recebeu o foral de D. Teresa em 1125.

Património

Como principal património arqueológico da cidade destaca-se a Necrópole Megalítica da Serra Amarela (freguesia de Britelo, Lindoso e Ermida). No património civil pode visitar os Espigueiros do Lindoso, o Paço Vedro, o Pelourinho de Ponte da Barca, a Ponte do Lima e a Ponte do Rio Vade. Em termos de arquitetura religiosa temos a Igreja e Torre do antigo Mosteiro de Vila Nova de Muía, a Igreja de Ponte da Barca, a Igreja de São Martinho de Crasto e a Igreja de Bravães. Por fim, é importante não esquecer o principal marco militar do concelho: o Castelo de Lindoso, na freguesia com o mesmo nome.

Gastronomia

Ponte da Barca é um concelho rico em termos gastronómicos, com a valorização dos produtos da terra e do rio. De entre as especialidades destaca-se o cozido à portuguesa, o sarrabulho, as papas de sarrabulho, o cabrito à Serra Amarela, a posta barrosã, o naco à Terras da Nóbrega, a lampreia, o sável e a truta. Na doçaria destaca-se o bolo branco, o leite creme, as rabanadas de mel, as queijadas de laranja e os Magalhães.

A complementar a gastronomia estão os vinhos verdes, dado que o concelho se insere na Região dos Vinhos Verdes.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Les Clayes-sous-Bois (França) a 23 de novembro de 2003

Brasão da cidade

Brasão de Ponte da Barca

O brasão da cidade é um escudo de negro, arco de ponte de prata, lavrado a negro, movente dos flancos e assente num contra-chefe de cinco faixetas ondadas, três de prata e duas a azul, vogando na do centro um barco a vermelho com três remos de ouro realçados a negro. Em chefe está uma torre torreada de prata, aberta e iluminada a vermelho, acompanhada de duas abelhas de ouro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres a negro PONTE DA BARCA.

Municípios do Distrito de Viana do Castelo

Arcos de Valdevez Caminha Melgaço Monção Paredes de Coura
Ponte da Barca Ponte de Lima Valença Viana do Castelo Vila Nova de Cerveira
205 Visualizações 1 Total
205 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.