Festivais de Música

A atração primavera/verão preferida dos jovens

Um festival de música designa-se como sendo um encontro cuja principal atração é a música. Cada festival é diferente por si só e pode ser um festival dividido por géneros de música (Pop, Rock, Fado) ou até por nacionalidade (festivais internacionais ou nacionais).

Foi nos anos 1950/60 que começaram os festivais de música em Portugal. Em 1954 o primeiro festival surgiu com o nome “Grande Noite de Fado”. Dez anos mais tarde, ocorreu a estreia do Festival da Canção como forma de apuramento para a Eurovisão. Em 1971 surge o Festival de Vilar de Mouros, que foi o primeiro festival de música ao vivo do país.

Após o aparecimento dos primeiros festivais começaram a aparecer novos festivais por todo o país como é o caso do Andanças, Bom Sucesso Summer Fest, Bons Sons, EDP Cool Jazz, Festival do Crato, Festival Secundário, Festival do Atlântico, Goodbye Summer Fest, Indie Music Fest, Baltar (Paredes), Jazz ao Centro, Festival Marés Vivas, Vila Nova de Gaia, NOS Alive – Passeio Marítimo de Algés, Nos Primavera Sound, O Sol da Caparica Festival, Festival Paredes de Coura, Rock in Rio, Lisboa, Festival Sudoeste, Super Bock Super Rock, entre outros.

Os festivais podem realizar-se espontaneamente ou podem ser, em alguns casos, festivais anuais ou com uma periodicidade bastante assídua. Os festivais são eventos capazes de mobilizar multidões vindas um pouco de todo o mundo que tem ao seu dispor diversos tipos de bilhetes diários (acesso ao dia a que pretendem) ou ainda com a compra do chamado passe geral que dá acesso a todos os concertos do festival.

Dentro da secção dos festivais, os mais conhecidos são os festivais de verão, festivais esses que começam por volta do mês de Maio com as conhecidas Queima das Fitas/Semanas Académicas, que são festas universitárias. Cada Instituição Universitária tem o seu próprio festival com um nome específico. A mais conhecida é a da Coimbra intitulada de “Queima das Fitas de Coimbra”. Temos ainda a do Porto que mantém o mesmo nome, alterando a cidade, a de Aveiro (“Enterro”), a do Minho (“Enterro da Gata”), entre outras.

Dos mais novos aos mais velhos existem festivais por todos os cantos do país para todas as idades.

534 Visualizações 2 Total
534 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.