Pedrógão Grande, Portugal

Apresentação da vila e município de Pedrogão Grande: História, património natural e edificado, cultura e gastronomia, geminações, brasão (…)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Pedrogão Grande

Pedrogão Grande é um município português localizado no distrito de Leiria, na região do Centro e sub-região da Beira Litoral. É um município com 3 915 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com três freguesias em 128,75 km². O município é limitado a noroeste por Castanheira de Pera, a este por Góis e Pampilhosa da Serra, a sudeste pela Sertã e a oeste por Figueiró dos Vinhos.

As três freguesias do concelho de Pedrogão Grande são Graça, Pedrógão Grande e Vila Facaia.

História

Na região encontram-se vários vestígios arqueológicos que permitem perceber que a história de Pedrógão Grande remonta aos tempos pré-históricos, provavelmente ao final da Idade do Bronze.

Em fevereiro de 1206 D. Pedro Afonso, filho bastardo de D. Afonso Henriques, concedeu o primeiro foral à localidade. A 8 de agosto de 1513  D. Manuel I concedeu a Pedrógão Grande a sua segunda carta de foral.

No entanto, apenas em 1898 passa definitivamente a concelho, com comarca em Figueiró dos Vinhos.

Património natural e edificado

Este é um concelho rico em património natural e os locais de interesse turístico passam pelas barragens, albufeiras e piscinas fluviais que atraem milhares de visitantes na época de verão.

Além do património natural a localidade  possui o seguinte património arquitetónico e histórico:

  • Igreja de Nossa Senhora da Assunção
  • Ponte do Cabril sobre o rio Zêzere
  • Centro histórico da cidade
  • Igreja da Misericórdia de Pedrógão Grande
  • Pelourinho de Pedrógão Grande
  • Casa da Criança

Gastronomia

Quem visita este concelho do distrito de Leiria pode complementar a oferta natural e histórica com uma gastronomia de cariz rural onde a agricultura, a pastorícia e a pesca são fatores determinantes. Como principais pratos de peixe temos as trutas grelhadas, achigã e bordalo com molho verde. Nas carnes pode provar o cabrito assado, a galinha corada no forno, o bucho de porco recheado, o maranho, a feijoada de javali, os torresmos e o arroz de sarrabulho. Sendo uma região rica em mel, queijo de cabra, castanhas, azeite, nozes e vinho, a doçaria reflete estes produtos locais, nomeadamente no arroz doce, pudim de pão, filhós, tigelada, sonhos de abóbora, bolo de mel e pão de ló.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Weifang (Shandong) – China

Brasão da cidade

Brasão de Pedrógão Grande

O brasão da cidade é um escudo de azul com uma águia de prata e de negro, aberta, olhando o sol de ouro em chefe. Em contra-chefe está um monte de penhascos de prata e negro, cortado por uma faixa ondada de azul. A coroa de mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda PEDRÓGÃO GRANDE a negro.

Municípios do Distrito de Leiria

Alcobaça Alvaiázere Ansião Batalha Bombarral
Caldas da Rainha Castanheira de Pera Figueiró dos Vinhos Leiria Marinha Grande
Nazaré Óbidos Pedrógão Grande Peniche Pombal
Porto de Mós
91 Visualizações 1 Total
91 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.