Batalha (Portugal)

Apresentação da vila da Batalha e do seu concelho: caracterização sócio-económica, histórica, heráldica, património histórico, edificado e património natural.

Batalha é uma vila portuguesa e sede de concelho pertencente ao distrito de Leiria localizada na região do Centro e sub-região do Pinhal Litoral. Segundo os Censos de 2011, a vila de Batalha conta com 1.762 pessoas e o município conta com uma área de 102,8 km2 e tem uma população de 15.805 habitantes num total de 4 freguesias, a saber: Batalha, Golpilheira, Reguengo do Fetal e São Mamede. Faz fronteira com os concelhos de Leiria, Porto de Mós e Ourém.

História da vila:

A povoação da Batalha foi palco de vários momentos históricos. A sua ocupação remonta ao período pré-histórico. Desse período destaca-se o território de São Sebastião de Freixo. Também a presença romana marca a Batalha e é comprovada com a existência da povoação romana Collipo. No entanto, a origem histórica da Batalha está relacionado com a vitória na Batalha de Aljubarrota, em 1385, e com todo o processo de lutas que foram decisivas para a consolidação independência de Portugal. Com a vitória em Aljubarrota, D. João I manda construir o mosteiro de Santa Maria da Vitória como forma de agradecimento à Virgem Maria. Batalha nasce com a Dinastia de Avis e foi elevada a Vila durante o reinado de D. Manuel I.

mosteiro da batalha

Património Natural e Edificado:

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória ou, como é mais conhecido, o Mosteiro da Batalha é o símbolo maior e de maior reconhecimento no património edificado da Vila da Batalha. É reconhecido pela UNESCO como Património Mundial, tendo já a classificação de monumento nacional desde o ano da Implantação da República, em 1910. A destacar no município da Batalha, existe a Igreja Matriz de Exaltação de Santa Cruz, a Estátua Equestre de São Nuno de Santa Maria, o Edifício Mouzinho de Albuquerque, a Ponte da Boutaca e os Moinhos de Vento. No que respeita ao património Natural do concelho, destaque para as Grutas da Moeda, a Escarpa de Falha, em Reguengo do Fetal, o Maciço Calcário Estremenho, o Buraco Roto e a Aldeia de Pia do Urso que conta com um Eco Parque Sensorial e um Centro de BTT.

 

brasão BatalhaBrasão da Vila:

O Brasão da Vila de Batalha  tem um Escudo de prata, com uma cruz de S. Jorge de Vermelho, firmada nos bordos, carregada pela imagem de Nossa Senhora da Vitória com um menino ao colo, vestidos de azul com mantos de prata e resplendores de ouro. A cruz acantonada por duas cruzes da Milícia de Aviz de verde e por duas cruzes do timbre de Nuno Álvares de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «Vila da Batalha» de negro.

 

Acordos de Geminação e Cooperação:

A vila de Batalha conta com 2 acordos de cooperação e geminação, a saber:

  • Trujillo é um município espanhol da região da Estremadura com cerca de 9.500 habitantes (desde 11 de Janeiro de 1992)
  • Joinville-le-Pont é uma comuna francesa dos arredores de Paris com cerca de 18.000 habitantes e uma forte comunidade portuguesa (desde 2008)
395 Visualizações 1 Total
395 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática