Leiria (Portugal)

Apresentação da cidade de Leiria e do seu concelho: caracterização sócio-económica, histórica, heráldica, património histórico, edificado e património natural.

Leiria é uma cidade portuguesa, sede de concelho e capital de distrito localizada na região Centro e sub-região do Pinhal Litoral. Segundo os Censos de 2011, a cidade de Leiria conta com 49.877 pessoas e o município conta com uma área de 565,09 km² e tem uma população de 126.897 habitantes num total de 18 freguesias, a saber: Amor, Arrabal, Bajouca, Bidoeira de Cima, Caranguejeira, Coimbrão, União de Freguesias de Colmeias e Memória, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, Maceira, União de Freguesias de Marrazes e Barosa, Milagres, União de Freguesias de Monte Real e Carvide, União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, União de Freguesias de Parceiros e Azoia, Regueira de Pontes, União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista e União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa. Faz fronteira com os concelhos de Pombal, Ourém, Batalha, Porto de Mós, Alcobaça, Marinha Grande e a noroeste pelo Oceano Atlântico.

1200px-LeiriaView

História da cidade:

O Castelo de Leiria é tido como um símbolo histórico e marca a história da Cidade nas diversas fases de ocupação. Foi fortaleza militar e Palácio Real. No entanto, a ocupação deste território junto ao Rio Lis é bastante anterior à época medieval e remonta ao período pré-histórico. E exemplo disso o espólio arqueológico relacionado com o período do Paleolítico Inferior e Médio mas a descoberta mais interessante foi uma sepultura com cerca de 25 mil anos, designada de “O Menino do Lapedo”.

castelo_de_leiria2-1Desde então esta região passou a ser sempre habitada como se pode comprovar pelos vários achados arqueológicos do período da sedentarização, do período romano e da ocupação medieval. A cidade de Leiria nasceu e foi-se desenvolvendo entre o Castelo e o rio Lis. A fundação dá-se aquando da Reconquista Cristã e da construção do Castelo mandado erigir pelo rei D. Afonso Henriques, já no século XII. Com o aumento da população a vila irá começar a expandir-se para fora das muralhas e em 1545 será elevada a cidade e a Diocese.

No reinado de D. Dinis, Leiria será alvo de diversas obras com fins agrícolas que permitiram tornar este território fertilíssimo, sendo a plantação do Pinhal de Leiria, a obra mais visível do seu reinado e que entretanto, sucumbiu aos incêndios de 2017. Na época dos Descobrimentos, as madeiras do Pinhal de Leiria foram fulcrais na construção naval. É de referir também a importância das indústrias vidreiras no desde o final do século XVIII até aos inícios do século XX, o que ajudou a revitalizar a preponderância de Leiria no panorama nacional, a nível demográfico, económico e social.

1200px-Sedeleiria

Património Natural e Edificado do Concelho:

O Castelo de Leiria é o monumento mais destacado do Património Edificado do concelho de Leiria e, como já foi referido, de elevada importância para o crescimento de Leiria. A Sé Catedral de Leiria, o Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, a Capela de São Pedro, o Convento de São Agostinho e o seu Museu de Leiria são outros pontos de referência local no que toca ao património edificado. No património natural, o Rio Lis e os seus afluentes banham a cidade de Leiria são um dos pontos de relevo, juntamente, com o extenso areal existente, sendo a de Pedrogão, a mais conhecida.

Brasão da Cidade:

brasão leiriaO Brasão da Cidade de Leiria  tem um Escudo de ouro, um castelo de vermelho, aberto e iluminado de prata, acompanhado de dois pinheiros de verde, frutados de ouro e sustidos de negro, tudo saínte de um terrado de verde realçado de negro. Os pinheiros rematados cada um por um corvo de negro, voltados para o centro. A torre central acompanhada em chefe de duas estrelas de oito raios de vermelho. Em contra-chefe, três faixetas ondadas de prata e azul. Coroa de mural de prata de cinco torres. Listel branco com os dizeres : ” CIDADE DE LEIRIA “, a negro.

Acordos de Geminação e Cooperação:

cidade de Leiria conta com 13 acordos de cooperação e geminação, a saber:

  • Halton é um distrito do Noroeste de Inglaterra com perto de 125.700 pessoas (desde 12 de Outubro de 1997)
  • Maringá é um município brasileiro do Estado de Paraná com cerca de 400.000 habitantes (desde 5 de Novembro de 1982)
  • Nampula é uma Cidade de Moçambique conhecida como Capital do Norte, com cerca de 470.000 pessoas (desde 22 de Agosto de 2002)
  • Olavarria é uma Cidade argentina dos arredores de Buenos Aires com 83.738 habitantes (desde 1992)
  • Olivença é um concelho espanhol reivindicado por Portugal, com 12.032 locais (desde 21 de Julho de 1984)
  • Penglai é uma Cidade chinesa com perto de 500.000 habitantes (desde 2014)
  • Quint-Fonsegrives é uma comuna no Sul de França com 5.000 pessoas (desde 24 de Janeiro de 2013)
  • Rheine é uma Cidade do Noroeste da Alemanha com perto de 77.000 locais (desde 19 de Maio de 1996)
  • Saint-Maur-de-Fosses é uma comuna francesa nos arredores de Paris com mais de 75.000 habitantes (5 de Junho de 1982)
  • São Filipe é um concelho na Ilha de Fogo, em Cabo Verde, com perto de 23.000 habitantes (desde 28 de Novembro de 1984)
  • Setúbal é uma Cidade portuguesa com cerca de 100.000 pessoas (desde 16 de Maio de 1982)
  • Tokushima é uma Cidade japonesa na província com o mesmo nome e tem perto de 270.000 habitantes (desde 5 de Setembro de 1969)
  • Tongling é uma Cidade chinesa com 741.500 habitantes (desde 20 de Outubro de 1999)
539 Visualizações 1 Total
539 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática