Ferreira do Zêzere (Portugal)

Apresentação da vila de Ferreira do Zêzere e do seu concelho: caracterização sócio-económica, histórica, heráldica, património histórico, edificado e património natural.

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa e sede de concelho pertencente ao distrito de Santarém localizada na região Centro e sub-região do Médio Tejo. Segundo os Censos de 2011, a vila de Ferreira do Zêzere conta com 1.343 pessoas e o município conta com uma área de 190,38 km² e tem uma população de 8.619 habitantes num total de 7 freguesias, a saber: Águas Belas, União de Freguesias de Areias e Pias, Bêco, Chãos, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova do Sobral e Nossa Senhora do Pranto. Faz fronteira com os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Sertã, Vila de Rei, Tomar, Ourém e Alvaiázere.

Aldeia de Dornes

Aldeia de Dornes

História da vila:

Diz a história que o nome da vila surge no início do século XII, quando D. Sancho doa parte da área actual deste município a Pedro Ferreira, seu besteiro, e concede foral à então denominada Vila Ferreiro. Devido à proximidade do rio Zêzere, já na época da monarquia liberal, a vila passará a denominar-se Ferreira do Zêzere. A primeira vez na história que foi feita referência às terras de riba-Zêzere foi quando em 1159, D. Afonso Henriques doa à Ordem dos Templários o termo de Cêras, que na altura incluía cerca de metade da área do concelho. Em 1190, D. Sancho I doa a herdade de Vale de Orjais a Pedro Ferreira, seu besteiro, como recompensa pela bravura que demonstrou contra os mouros na defesa de Montemor-o-Novo. Trinta e dois anos mais tarde, foi atribuído foral a Vila Ferreiro por Pedro Ferreira e Maria Vasques e, a partir de 1306 passar a pertencer aos templários. Já em 1319 transitará para a Ordem de Cristo, dividida em diversas comendas. Em 1362, D. Nuno Rodrigues, mestre da Ordem de Cristo, colocará a primeira pedra para a construção dos Paços de Ferreira do Zêzere. Durante o século XVI, o território de Ferreira do Zêzere sofrerá uma forte dispersão de localidades criando-se assim inúmeros lugarejos. A peste e as invasões francesas foram motivos de impasse para o desenvolvimento local. A configuração a nível de território tal como é actualmente só acontece em 1836 aquando da reforma administrativa de Rodrigo da Fonseca Magalhães.

ferreira-640x360

Património Natural e Edificado:

Ferreira do Zêzere tem como principal destaque a nível no património edificado, a Torre de Dornes e a Torre da Murta, as Igrejas Matriz de Nossa Senhora da Graça das Areias, de Santo Aleixo do Beco e Nossa Senhora do Pranto de Dornes. Os Pelourinhos de Águas Belas e de Pias são outros dois pontos de interesse do edificado em Ferreira do Zêzere, saindo valorizado pela beleza paisagística onde está inserida Ferreira do Zêzere. Como património natural, o rio Zêzere que empresta o nome à vila e concelho é o maior destaque e é perto do rio que se pode tirar partido da maravilhosa vista, como em São Pedro de Castro, onde se pode ver um Castro Romano, Rio Fundeiro, Maxial ou Pombeira. A larga albufeira no Rio Zêzere é um dos pontos mais requisitados pelos turistas, assim como as visitas às aldeias pitorescas de Dornes, Bairrada e Bairradinha.

brasão ferreira do zezereBrasão da Vila:

O Brasão da Vila de Ferreira do Zêzere  tem um Escudo de prata, com uma faixa de negro carregada de três espigas de trigo de ouro folhadas do mesmo. Em chefe, as cruzes do Templo e de Cristo de vermelho, e em contra-chefe uma faixa ondada de azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com a legenda de negro : ” VILA DE FERREIRA DO ZÊZERE “.

Acordos de Geminação e Cooperação:

A vila de Ferreira do Zêzere  conta com 2 acordos de cooperação e geminação, a saber:

  • Fieni é uma cidade romena de indústria cimenteira com cerca de 8100 habitantes (desde 6 de Março de 2007)
  • Ferreira do Alentejo é uma vila alentejana com cerca de 3.700 habitantes (desde 18 de Fevereiro de 1994)
419 Visualizações 1 Total
419 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática