Espécies mais mortíferas (Lista das xx mais mortíferas da natureza)

Lista das espécies mortíferas que podem ser encontradas na natureza.
Ser uma espécie mortífera da natureza não implica que se possua uma grande número de vitimas, mas antes possuir características físicas que podem tornar-se as perigosas para outros seres vivos que habitam o ambiente natural.

Lista das xx espécies mais mortífeqras da natureza

Espécie mortifera

Espécie mortifera

As espécies mortíferas da natureza não implica que sejam as espécies que fazem o maior número de vitimas, mas antes aquelas que possuem características físicas que as tornam perigosos para outros seres vivos que habitam o ambiente.

Todos os seres vivos têm os seus mecanismos de defesa, sejam através do mimetismo (assustando os seus predadores), da produção de venenos extremamente fortes ou ainda por possuírem grande rapidez ou garras bastante fortes, tornando-os espécies mortíferas.

Uma lista dos 20 seres mais mortíferos do mundo torna-se redutora, pois existem inumeros seres vivos que se podem tornar espécies mortiferas pelas mais variadas razões. Escolhi não integrar nesta lista espécies de plantas, pois a sua perigosidade é diferente daquela que pode ser encontrada num animal.

Mesmo numa lista só de animais muitos  tiveram que ser deixados de fora apesar de serem espécie mortíferas responsáveis por um elevado número de mortes.

20 espécies mortíferas:

1 Panthera leo (leão):

O designado rei da selva encontra-se no topo da cadeia alimentar em regiões como a África. Este predador podem caçar e alimentar-se de praticamente qualquer presa que esteja ao seu alcance e possuam um porte médio a grande.

2 Dorylus sp. (formiga):

Correspondem a um dos grupos de formigas com maiores dimensões, são muitas vezes conhecidas como as gigantes vermelhas. As suas colónias podem reunir mais de 50 milhões de indivíduos. Estes seres cobrem a sua presa e nunca mais a largam.

3 Crocodylus porosus (crocodilo de água doce):

Espécie mortífera

Espécie mortífera

Espécie com aspeto quase pré-histórico, com uma dentada extremamente forte e um comportamento bastante agressivo. Um dos maiores reptéis do planeta, podendo ser considerado um predador de topo do seu ecossistema.

4 Carcharodon carcharias (tubarão branco):

Um dos maiores predadores dos oceanos, apesar da sua população não ser muito grande. Esta espécie é bastante conhecida, no entanto, pouco se sabe sobre o seu comportamento e sobre a sua vida nos mares.

5 Triatoma infestans (barbeiro):

Esta espécie é muito conhecida por ser portador do vetor da doença de chagas, transmitindo-a ao ser humano. Este corresponde a um dos insetos mais perigosos, apesar de não ser muito conhecido, pois ataca os humanos quando estes estão a dormir.

6 Phoneutria sp. (armadeira, aranha macaco ou aranha da bananeira):

Espécies de aranhas de grandes dimensões, com grandes presas e um dos venenos mais poderosos do mundo. Estas têm tendência a surgir em locais muito povoados, acabando por deambular pelas casas e carros.

7 Synanceia sp. (peixe pedra):

Um grupo de peixes extremamente venenosos, cuja camuflagem lhe permite misturar-se com o fundo do mar, o ser humano pode acabar por calca-los, sendo envenenados. Estes conseguem atacar as suas presas em segundos, mal permitindo que estas se apercebam do que aconteceu.

8 Panthera pardus (leopardo):

Felino que tem tanto de bonito como de perigoso. A sua rapidez, agilidade, destreza e ferocidade tornam-no num predador temível. Geralmente estes encontram-se nas árvores, podendo mesmo arrastar para lá as suas presas depois de mortas.

9 Glossina sp. (moscas de tsétsé):

Grupo de moscas muito conhecido por serem responsáveis pela transmissão da doença do sono (Trypanosoma brucei). Estas são consideradas um dos maiores assassinos do mundo, pois são capazes de infetar um grande número de hospedeiros, disseminando rapidamente diversas doenças.

10 Dendroaspis polylepis (mamba-negra):

Espécie de cobra com coloração acinzentada a preta, comum em zonas de mato e deserto, na região subsariana. Esta é altamente venenosa podendo matar qualquer coisa com uma dentada, demonstrando um comportamento extremamente agressivo.

11 Tetraodontidae sp. (peixe-balão):

Peixe extremamente perigoso devido ao veneno que possui na sua constituição, o que o torna na ‘criatura mais mortal do oceano’. Se estiverem em perigo aumento o tamanho do seu corpo e projetam espinhos com veneno que paralisa a presa podendo mesmo fazer parar todos os sistemas do organismo.

12 Conus sp. :

Há primeira vista estes moluscos de grandes dimensões aparentam ser bastante inofensivos, no entanto, o seu veneno é tão poderoso que apenas uma gota pode matar cerca de 20 seres humanos adultos.

13 Leiurus quinquestriatus (escorpião):

Corpos extremamente duros que os protegem do calor intenso e um ferrão na ponta da cauda. A sua picada é extremamente dolorosa em adultos e mortal em crianças.

14 Hapalochlaena sp. (polvo de anéis azuis):

Este género de polvos é muito veneno, apesar do seu aspeto poder levar a pensar o contrario. Um adulto possui veneno suficiente para matar 26 homens adultos. Tanto neste caso como no do Conus sp. não existe um antídoto que possa ser utilizado no caso de picada.

15 Varanus komodoensis (dragão de Komodo):

Os dragões de Komodo são reptéis gigantes que se deslocam em quatro patas, podendo mover-se mais rapidamente do que parece. Estes comem qualquer coisa, podendo mesmo comportar-se como canibais, sendo grandes predadores. A sua boca segrega um veneno que impede a coagulação do sangue das suas vitimas, provocando a sua rápida perda.

16 Loxodonta sp. (elefante africano):

O elefante é o maior mamífero que existem à superfície terrestre, o que tendo em conta o seu tamanho e peso o torna um dos maiores predadores. Estes são muito territoriais, podendo tornar-se extremamente agressivos, sendo capazes de aniquilar uma aldeia inteira em alguns minutos.

17 Ursus maritimus (Urso polar):

Os ursos são os maiores carnívoros à superfície do planeta, não possuindo predadores (com exceção do ser humano). Estes seres vivos comem tudo o que conseguem encontrar, podendo mesmo agir como canibais se não encontrarem outras presas.

18 Hippopotamus amphibius (hipopótamos):

Os hipopótamos parecem animais muito pachorrentos sendo frequente vê-los a dormir dentro de água ou a descansar nas margens de ribeiros. No entanto, os seus corpos são extremamente densos, podendo fazer grandes estragos se assim intenderem, mas a sua reputação como animais agressivos não é justificada.

19 Electrophorus electricus (enguia elétrica):

A enguia pode ser considerada um peixe alongado, no entanto, apesar do seu nome não se trata de uma verdadeira enguia. Estes são capazes de produzir uma descarga elétrica bastante potente que atordoa as suas presas, permitindo-lhe engoli-las rapidamente.

20 Characidae (piranha):

Esta família contêm vários géneros cujas espécies estão associadas à designação de piranhas. As piranhas são peixes carnívoros com dentes serrilhados, sendo que a maioria destas espécies são necrófagos. Estas caçam em grupo o que lhes permite atacar um animais muito maior do que elas. No entanto, na maioria dos casos estas procuram animais já mortos (atraídas pelo cheiro a sangue) não sendo comum caçarem.

286 Visualizações 1 Total

References:

Rafferty, John P. 10 of the World’s Most Dangerous Fish. Encyclopædia Britannica, Inc. Consultado em: Agosto 31, 2018, em https://www.britannica.com/list/10-of-the-worlds-most-dangerous-fish
(2017). 20 Of The Most Dangerous Creatures In The World. Dailyforest. Consultado em: Agosto 31, 2018, em http://www.dailyforest.com/popular/12-of-the-most-dangerous-creatures-in-the-world

286 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática