Camuflagem

Camuflagem, a descrição do método de sobrevivência, a sua função, as consequências para o organismo, assim como alguns exemplos…

Camuflagem

coruja

coruja

Camuflagem é uma técnica utilizada por inúmeros animais que conseguem alterar a sua coloração de forma a permanecerem escondidos dos seus predadores ou no caso dos predadores para não serem vistos pelas presas que vão caçar e assim apanharem-nas mais facilmente.

A capacidade de desaparecer no ambiente que os rodeia foi uma capacidade aproveitada não apenas pelos animais, mas também pelos seres humanos, particularmente os militares em missão no território inimigo, permitindo-lhes passarem despercebidos.

O que é?

A capacidade de camuflagem é muitas vezes confundida com mimetismo, no entanto, estas capacidades não são a mesma coisa. Um animal pode usar o mimetismo, isto é, possui características que lhe permitem fazer-se passar por outros organismos normalmente venenoso ou desagradável para afastar predadores, por exemplo, certas flores assemelham-se a abelhas atraindo a si verdadeiras abelhas para realizar a polinização, neste caso o mimetismo é utilizado para a reprodução.

Em algumas espécies a cor do indivíduo pode mudar naturalmente, no entanto, esta habilidade não é muito comum, sendo que geralmente possuem padrões que lhes permitem desaparecer, seja na sua coloração ou no seu revestimento externo.

Esta característica deve-se a um processo de seleção natural, na qual apenas aqueles que possuem as características mais adequadas para sobreviver se mantêm vivos e passam essas características aos seus descendentes.

Como podem camuflar-se?

Camaleão

Camaleão

A camuflagem é muito mais que a alteração física da cor, é na realidade uma alteração fisiológica do indivíduo, que pode ocorrer por diversas razões.

Em alguns casos o ser vivo possui umas estruturas (pigmentos) designadas por biocromos, estas produzem cor por processos químicos. Durante este processo algumas cores do espectro visível da luz são absorvidas, enquanto outras são emitidas, formando-se assim a coloração que corresponde à mistura de algumas cores presentes no raio de luz.

Outros seres vivos possuem estruturas físicas que refletem ou absorvem a luz, como por exemplo o urso polar cujos pelos são transparentes transmitindo um aspeto de cor branco permitindo que este desapareça na neve, mas que pode ser alterada quando muda a estação do ano, de que é exemplo a raposa-do-ártico. A pigmentação da pele é outra forma de camuflagem de que são exemplo os peixes e os répteis, pois as suas escamas possuem varias colorações que em conjunto tentam igualar as do ambiente que os cerca.

A própria textura da camada mais superficial presente no animal pode imitar a textura do ambiente, por exemplo os pêlos do esquilo são ásperos assemelhando-se à textura a casca das árvores.

Outras espécies de animais possuem cromatóforos que podem ser alterados pelo ser vivo, alterando a sua cor. A dieta, assim como a libertação de hormonas também pode contribuir para a alteração do cor em algumas espécies.

Para que serve?

O principal objetivo da camuflagem é ajudar a esconder o ser vivo, por isso não surgiram adaptações que não contribuam para esse objetivo. Como a forma de sobrevivência está inerentemente ligada ao predador, a forma de adaptação do animal também dependerá desse fator.

Um predador que não seja afetado pelas cores não terá uma presa que usa a camuflagem como técnica de sobrevivência, por exemplo o leão não depende da cor por isso a zebra não usa camuflagem, mas antes riscas que confundem o seu predador. O mesmo é valido para um predador cuja presa não é afetada pela coloração do meio.

A camuflagem é uma das técnicas mais eficientes na proteção dos indivíduos, podendo por isso ser observada em diversas espécies sejam elas mamíferos, aves ou mesmo répteis.

Cores e camuflagens comuns…

Camuflagem

Camuflagem

A maioria dos animais possui uma cor acastanhada (cor do solo) permitindo que estes fiquem semelhantes à terra tornando-os invisíveis, ou como alguns pássaros da Amazónia que possuem tons verdes e muito coloridos para se parecerem com as folhas e as flores das árvores onde habitam.

Os seres vivos cujo habitat é o mais possuem muitas vezes cores esverdeadas, azuladas ou acinzentadas, acabando por desaparecer no mar e nas ondas. Os animais que vivem nas savanas possuem colorações mais amareladas com manchas acastanhadas para se misturarem com a vegetação, já os animais que vivem nas zonas frias apresentam uma cobertura espessa de pelo branco confundindo-se assim com a neve.

145 Visualizações 1 Total

References:

Duarte, Rafael C.; Flores, Augusto A. V.; Stevens, Martin. (2017). Camouflage through colour change: mechanisms, adaptive value and ecological significance 372 Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences. Consultado em: Abril 29, 2019, em https://royalsocietypublishing.org/doi/full/10.1098/rstb.2016.0342?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&

Gallagher, Nora. FOTOS Mestres do disfarce – a camuflagem impressionante dos insetos. National Geographic Brasil. Online. Consultado em: Abril 29, 2019, em https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/fotos-mestres-do-disfarce-camuflagem-impressionante-dos-insetos

Harris, Tom (2001). How Animal Camouflage Works. How stuff works? Consultado em: Abril 29, 2019, em https://animals.howstuffworks.com/animal-facts/animal-camouflage.htm

145 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática