Peixe-balão

Pertencentes à família TETRAODONTIDAE, os peixes-balão devem o seu nome comum ao facto de, em situações de perigo, insuflarem (fazendo lembrar um balão). Existem várias dezenas de espécies, habitando diversas regiões (sendo que são particularmente comuns em águas tropicais e subtropicais).

Alimentam-se principalmente de invertebrados e algas e o seu tamanho pode variar entre os 2,5cm e os 60cm. Possuem dentes fortes em forma de bico.

As populações de peixe-balão são estáveis, apesar apresentarem alguma vulnerabilidade à poluição aquática ou à destruição do seu habitat. Algumas populações têm também vindo a sofrer os efeitos da sobrepesca.

Estratégias

Os peixes-balão são lentos, o que limita a sua capacidade de fuga. Surge assim a necessidade de aplicarem outras estratégias de defesa. Numa situação de perigo, os peixes-balão ingerem grandes quantidades de água (e por vezes ar) e, graças à elasticidade das paredes do seu estômago, insuflam. O peixe-balão fica assim muito maior, tornando-se mais difícil para os outros animais capturem-no. Além disso, algumas espécies de peixe-balão possuem espinhos que, quando o peixe insufla, ficam eretos à volta do corpo do peixe.

Uma outra estratégia dos peixes-balão é a produção de tetrodotoxina, uma toxina letal para a maior parte dos outros animais (incluindo o Homem). De notar que alguns animais (como alguns tubarões) são imunes a esta toxina.

Fugu – especialidade culinária

Fugu é uma especialidade da gastronomia japonesa, confecionada à base de peixe-balão. De forma a evitar contaminações com a tetrodotoxina, o prato deve ser preparado por cozinheiros devidamente preparados, aplicando técnicas de preparação próprias.

 

1919 Visualizações 2 Total

References:

– Tavares, L.. (2012). Peixe-balão. Disponível: http://www.fciencias.com/2012/03/09/animal-em-destaque-peixe-balao/. Acedido 01/05/2017.

Pufferfish. Disponível: http://www.fciencias.com/2012/03/09/animal-em-destaque-peixe-balao/. Acedido 01/05/2017.

1919 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.