Celorico de Basto (Portugal)

Apresentação da cidade de Celorico de Basto e do seu concelho: caracterização sócio-económica, histórica, heráldica, património histórico, edificado e património natural.

Celorico de Basto é uma cidade portuguesa e sede de concelho pertencente ao distrito de Braga localizada na região Norte e sub-região do Tâmega. Segundo os Censos de 2011, a cidade de Celorico de Basto conta com 2 376 pessoas e o município conta com uma área de 181,07 km² e tem uma população de 20 098 habitantes num total de 15 freguesias, a saber: Agilde, Arnoia, Carvalho, Codessoso, Fervença, Moreira do Castelo, Ribas, Vale de Bouro, Rego, Basto S. Clemente, Borba da Montanha, União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe, União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta, União de Freguesias de Canedo de Basto e Corgo, União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares. Faz fronteira com os concelhos de Felgueiras, Amarante, Mondim, Fafe e Cabeceiras de Basto.

             arnia-municipio-celorico-de-basto

História da cidade:

O actual território de Celorico de Basto teve as suas origens no início do megalitismo, isto no Neolítico Médio. Como prova disso, podemos apontar o grande conjunto de mamoas do Planalto da Lameira. Da Idade de Ferro, temos vestígios da ocupação castreja destacando-se o povoado de Bouça de Mosqueiros, em Britelo, o Castro/citânia do Ladário, em Ribas, o Castro de Barrega, em Borba e o Castro de Ourilhe. Também a romanização está patente em Celorico de Basto e pode ser encontrada por todo o espaço concelhio. Várias foram as condições propícias à fixação neste território: bom clima, abundância de pastagens e boas águas.

No entanto, a história de Celorico de Basto está também ela muito ligada ao seu castelo construído em Arnóia. Esta Fortaleza, de características medievais, encontra-se em cima de um cabeço, no sopé do qual se localizou, até aos inícios do século XVIII, a primitiva vila de Basto. O papel dos monges da Ordem de São Bento, instalados no mosteiro beneditino de São João de Arnóia, foi muito importante para este território. A construção do mosteiro remonta ao século X e ainda hoje mantém pormenores de origem romano-góticos, como por exemplo no claustro. O foral é concedido ao concelho, em 1520, por D. Manuel I e, passou a sede concelhia, em 1719, por decisão de D. João V de Arnóia para o lugar do Freixieiro, hoje oficialmente Celorico de Basto. Só nos finais do século XIX, princípios do século XX, é que o concelho vê aumentar as suas construções particulares e de comércio, devido às remessas de dinheiro enviadas pelos emigrantes do Brasil.

475a0889526c37736abb9dc157ec17d7

Património Natural e Edificado:

O Ponto de maior destaque do Património Edificado do Concelho de Celorico de Basto é o Castelo de Arnóia e o seu Pelourinho, localizado num ponto ermo da freguesia de Arnóia. Outros pontos de relevo são a Estação de Comboios de Celorico de Basto transformada para a Ecopista, a Estela de Vila Boa, a Casa do Outeiro, a Casa da Boavista e o Solar do Souto. Celorico de Basto é mais rico ainda em Património Natural, com os Parques Lúdicos do Freixieiro e de Boques, 0s Jardins da Quinta do Prado, os Miradouros do Viso e da Gandarela.

 

brasão celorico de bastoBrasão da Cidade:

O Brasão da Cidade de Celorico de Basto é de Escudo prata com um castelo de negro, entre dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde, contra-chefe ondado de azul e prata, de três peças. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda de negro : ” CELORICO DE BASTO “.

 

Acordos de Geminação e Cooperação:

cidade de Celorico de Basto   conta com 3 acordos de cooperação e geminação, a saber:

  • Catanduva é um município brasileiro do Estado de São Paulo com cerca de 121.000 pessoas (desde 1 de Fevereiro de 2015)
  • Houilles é uma comuna francesa nos arredores de Paris com cerca de 30.000 habitantes (desde 13 de Agosto de 2006)
  • Wiltz é uma comuna do Luxemburgo com cerca de 4500 habitantes (desde 25 de Julho de 2004)
786 Visualizações 1 Total
786 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.