Lixa, Felgueiras, Portugal

Lixa é uma cidade portuguesa localizada no concelho de Felgueiras, no distrito do Porto, no norte de Portugal. A área desta cidade é de 12,58 km², estando subdividida em três freguesias. A cidade da Lixa tem um total de 9000 habitantes, de acordo com os censos de 2011. Esta cidade faz fronteira com as cidades de Amarante e Felgueiras.

As três freguesias são a União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, a União de Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos e a União de Freguesias de Vila Verde e Santão.

História

Popularmente chamada de “Terra Verde”, a Lixa tem um relevo montanhoso em que se destaca o monte do Ladário. A Lixa nasceu, acredita-se no atual lugar do Poeiro, Rua Nova e demais, onde se teriam criado, em tempos, estalagens para os viandantes que calcorreavam os caminhos que desciam de Guimarães para Amarante.

Como via de passagem dos peregrinos medievais de Além-Marão a Santiago de Compostela, a Lixa foi palco de uma batalha de um dos últimos combates entre as tropas de D. Pedro e os exércitos do rei D. Miguel, a 2 de abril de 1834.

Antes de ser vila, a Lixa foi um lugarejo, uma aldeia e uma povoação e há registos de que esta terra foi povoada ao longo de vários séculos. A vila foi elevada à categoria de cidade a 21 de junho de 1995, sendo que desde o dia 1 de abril de 1933 que tinha o estatuto de vila.

Economia

As principais atividades económicas desta cidade do concelho de Felgueiras são o comércio (malhas, bordados, móveis e calçado), a agricultura (milho, centeio, feijão, batata, cebola, mel e vinho verde), artesanato (peças de renda e bordados de linho e algodão), pecuária (gado bovino e caprino) e indústria (principalmente a indústria do calçado).

Património edificado e natural

Na cidade da Lixa destacam-se dois edifícios no que se refere ao património edificado: a Capela de Nossa Senhora das Angústias (data do século XVII) e a Capela de Santo António de Pádua (do século XVII). Quem visita esta cidade não pode deixar de passar pelo centro da cidade, com o largo central, a praça do comércio e o largo de Santo António, onde se localiza a casa onde nasceu Leonardo Coimbra. Além disso, é ainda importante mencionar a Quinta da Lixa, um local icónico de produção de vinho e enoturismo.

O Monte do Ladário, no Alto da Lixa, é a maior riqueza natural da cidade, a partir do qual se obtém uma vista única sobre a área circundante, nomeadamente Felgueiras e Amarante.

Gastronomia

A gastronomia tem como principal ex-libris o vinho verde, cuja marca principal é a Quinta da Lixa. É de vinhas de seis propriedades que nascem as uvas dos muitos vinhos (cerca de 15 referências) produzidos por esta quinta, uma das maiores produtoras nacionais de vinho verde, com cerca de quatro milhões de garrafas anualmente.

261 Visualizações 1 Total
261 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.