Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de São João da Pesqueira
São João da Pesqueira é um município português localizado no distrito de Viseu, na região norte e sub-região do Douro. É um município com 7874 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 266,11 km² e com 11 freguesias. São João da Pesqueira é limitado a norte pelo rio Douro e por Alijó, a nordeste por Carrazeda de Ansiães, a leste por Vila Nova de Foz Côa, a sueste por Penedono, a sul por Sernancelhe, a oeste por Tabuaço e a noroeste por Sabrosa.
As cinco freguesias do concelho de São João da Madeira são: Castanheiro do Sul, Ervedosa do Douro, Nagoselo do Douro, Paredes da Beira, Riodades, São João da Pesqueira e Várzea de Trevões, Soutelo do Douro, Trevões e Espinhosa, Vale de Figueira, Valongo dos Azeites e Vilarouco e Pereiros.
História
Este concelho localiza-se na primeira região vinícola demarcada do mundo. O seu povoamento remonta a tempos ancestrais, sendo prova os vários vestígios arqueológicos espalhados um pouco por todo o concelho. Além disso, os palácios abrasonados, as igrejas seculares e a cultura são testemunho das diferentes épocas da história.
São João da Pesqueira recebeu o primeiro foral de Fernando Magno, entre 1055 e 1065. Posteriormente recebeu outros forais de D. Afonso Henriques, em 1110, D. Sancho em 1198, D. Fernando em 1376.
Património edificado e natural
No que ao património edificado diz respeito, destacam-se em São João da Pesqueira o Pelourinho de Soutelo do Douro, a Igreja Matriz de Santa Marinha de Trevões, o Solar da família Caiado Ferrão, o Solar do Paço Episcopal de Trevões, o Palácio de Sidrô, a Igreja Paroquial de São Bartolomeu, a Casa do Cabo e o Convento de São Francisco.
Contudo, a principal riqueza local é a beleza natural. Localizando-se no coração da Região Demarcada do Douro, o município é aquele que apresenta maior área na zona classificada em 2001 como Património Mundial. Desta forma, tem paisagens de vinha únicas, marcadas por socalcos ao longo do rio Douro.
Gastronomia
O prato mais tradicional da gastronomia de São João da Pesqueira é o cabrito assado no forno. Além disso, nas mesas da região estão também as alheiras, o bolo de Páscoa, as bolas de carne e de azeite, os biscoitos económicos de Ervedosa, a bola de amêndoa, as cavacas e o bolo negro de Soutelo do Douro. Mas, a gastronomia local tem nos vinhos do Douro o seu ex-libris.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Vila Nova de Gaia (Portugal) a 28 de abril de 1996
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata, com dois sáveis a azul, contra-nadantes e ferrados a uma armação de rio, de negro e acompanhados em orla de oito azóis a vermelho. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com os dizeres SÃO JOÃO DA PESQUEIRA a negro.