Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Mangualde
Mangualde é um município português localizado no distrito de Viseu, na região do Centro e sub-região do Dão-Lafões. É um município com 19 880 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 12 freguesias em 219,26 km². O município é limitado a norte por Penalva do Castelo, a leste por Fornos de Algodres, a sueste por Gouveia, a sul por Seia, a sudoeste por Nelas e a noroeste por Viseu.
As 12 freguesias do concelho de Mangualde são Abrunhosa-a-Velha, Alcafache, Cunha Baixa, Espinho, Fornos de Maceira Dão, Freixiosa, Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato, Quintela de Azurara, Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, São João da Fresta e Tavares (Chãs, Várzea e Travanca).
História do concelho de Mangualde
Tendo em conta que por aqui passaram caminhos antigos, percebe-se que neles viajaram povos antigos, desde guerreiros de Viriato, pastores da transumância, romanos, mouros e cristãos, soldados de Castela, mas também romeiros e feirantes.
Foram os romanos que iniciaram a sua ocupação nesta região, nomeadamente através da exploração mineira, em finais do século 11 a.C. Por aqui passava uma das principais vias da Lusitânia.
A história de Mangualde medieval cruza-se com a do país que surgia nessa altura e que se afirmava como uma nação independente na luta contra os mouros. Na Idade Média a vila que é hoje a cidade de Mangualde nasceu à volta de dois bairros primitivos.
A elevação a cidade aconteceu a 3 de julho de 1986.
Património
Em relação ao património arqueológico da cidade destaca-se:
- Castro do Bom Sucesso
- Anta de Cunha Baixa
- Citânia da Raposeira
Em termos de arquitetura civil podemos mencionar:
- Pelourinho de Abrunhosa-a-Velha
- Casa de Santa Eufêmea
- Casa da Quinta da Cerca
- Casa dos Antigos Paços do Concelho de Chãs de Tavares
- Pelourinho de Chãs de Tavares
- Casa da Portelada
- Casa de São Cosmado
- Casa de Almeidinha
- Palácio dos Condes de Anadia
- Casa da Mesquitela
- Casa de Quintela
Na arquitetura religiosa é possível visitar:
- Capela da Senhora de Cervães e Capela da Senhora do Calvário
- Igreja de São Julião
- Igreja da Misericórdia de Mangualde
- Capela do Rebelo
- Capela de Nossa Senhora do Castelo
- Mosteiro de Santa Maria Maceira Dão
Gastronomia
A gastronomia tradicional deste concelho inclui enchidos, fumeiro, rojões à moda de Mangualde acompanhados pelos vinhos do Dão e por maçã assada e requeijão com doce de abóbora. O pão regional é uma tradição para acompanhar as refeições.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Hartford (EUA) a 30 de maio de 1989
Brasão da cidade
O brasão da cidade é composto por um escudo de verde, uma torre torreada de ouro lavrada e iluminada de negro, assente num terrado endentado de negro. Em chefe está uma estrela de cinco raios de prata. A coroa mural é de prata com cinco torres e o listel é branco com a legenda MANGUALDE a negro.