Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Penedono
Penedono é um município português localizado no distrito de Viseu, na região Norte e sub-região do Douro. É um município com 2 952 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 133,72 km² e com sete freguesias. Penedono é limitado a norte e noroeste por São João da Pesqueira, a leste por Vila Nova de Foz Côa e Mêda, a sul por Trancoso e a oeste por Sernancelhe.
As sete freguesias do concelho de Penedono são: Antas e Ourozinho, Beselga, Castainço, Penedono e Granja, Penela da Beira, Póvoa de Penela e Souto.
História do concelho de Penedono
Penedono tem um castelo medieval erguido a 900 metros de altitude que data de cerca de 900. No entanto, ainda antes disso existem vestígios da presença humana neste concelho, nomeadamente o Neolítico e do Império Romano.
Data de 960 o primeiro documento conhecido onde o nome de Penedono é mencionado na forma Pena de Dono. A cidade recebeu o foral em 1155 por D. Sancho I. Em 1217 teve o foral confirmado por D. Afonso II.
Património edificado
Em relação ao património edificado do concelho destaca-se:
- Castelo de Penedono
- Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte
- Pelourinho de Penedono
- Pelourinho do Souto.
Além disso é importante mencionar a Capela de Senhor de Estrada, a Capela de Nossa Senhora da Coneição, Necrópole Megalítica da Senhora do Monte e a Capela da Senhora da Lapa.
Gastronomia
A gastronomia de Penedono inspira-se nas tradições e nos costumes. Por isso, por esta região é possível provar a marrã, o arroz de coelho, o borrego estufado com batatas, o cabrito assado, as papas de sarrabulho, os enchidos, o caldo de abóbora com leite, o caldo de castanha, a sopa de feijão e os queijos de cabra e ovelha.
Na doçaria destacam-se as cavacas de Castainço, as filhós, as broas, o pão-de-ló, as sobremesas à base de castanha, o arroz-doce, as rabanadas e o bolo de azeite.
Brasão da cidade
O brasão é composto por um escudo de vermelho com um castelo de prata aberto e iluminado de negro sobre um monte de verde realçado de prata. Em chefe está um leopardo passante de vermelho com uma coroa de flores da sua cor na mão direita. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com os dizeres VILA DE PENEDONO a preto.