Estádio Villa Park

villapark10 Descrição: Estádio de FutebolProprietário: Aston Villa Football Club

País: Inglaterra

Cidade: Birmingham

Capacidade: 42,785 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 69 m)

Data de Construção: 17 de Abril de 1897

Custo de Construção: cerca de €21,500

Descrição

O Villa Park é um estádio de futebol situado no distrito de Aston, na cidade Inglesa de Birmingham, cujo proprietário é o clube Aston Villa. O recinto tem capacidade para pouco mais de quarenta mil pessoas e conta já com mais de um século de história, desde a sua fundação.

As bancadas do estádio foram construídas de forma independente umas das outras, num típico estilo britânico rectangular.

 

História

No final do século 19, Villa Park era parte integrante de um espaço de lazer que era constituído por um campo de futebol e críquete, uma pista de atletismo e uma pequena bancada. Nessa altura, a equipa do Aston Villa ainda jogava seus jogos em casa no terreno de Perry Barr, mas em 1897 mudou-se para o superior Villa Park.

Antes da mudança definitiva, já tinham sido levadas a cabo obras de construção de uma nova bancada principal, num projecto que envolveu também a integração terraços abertos nas restantes zonas laterais. Na ocasião, o estádio tinha uma forma oval e já possuía capacidade para receber cerca de 40.000 pessoas.

A 17 de abril de 1897, o Aston Villa inaugurou o seu novo terreno num jogo de carácter particular frente à equipa do Blackburn Rovers, que venceu por 3-0.

Nas duas décadas que se seguiram, o Villa Park foi gradualmente expandido, e em 1913 perdeu a sua forma de tigela quando a pista de ciclismo foi removida. Foram feitos planos para expandir o estádio para uma capacidade de 130.000 lugares, mas a Primeira Guerra Mundial acabou por trazer um impasse. Porém, Aa obras foram retomadas após a guerra e seriam concluídas em 1923, com a inauguração da nova bancada “Trinity Road”. Nessa altura, o estádio aumentou a sua capacidade para o dobro, cerca de 80.000 pessoas.

Villa Park registrou sua maior assistência a 2 de Março de 1946, quando 76,588 pessoas marcaram presença para assistir ao jogo entre a equipa da casa e o Derby County, que os visitantes acabaram por vencer.

Nas décadas seguintes foram feitas apenas pequenas alterações, que incluíram uma cobertura para a bancada “Holte End” e uma remodelação da bancada “Witton Lane”, em 1964.

Villa Park foi um dos palcos de jogo do Campeonato do Mundo de 1966, o primeiro em que a seleção portuguesa participou, recebendo três partidas da fase de grupos.

O estádio passou por uma mudança em 1976, com a substituição da bancada “Witton Lane End “ por uma nova bancada Norte. No entanto, o investimento acabou por resultar em pesadas dívidas, pelo que não foram concretizadas mais alterações até à década de 90.

Em 1993, foi aberta a nova bancada “Doug Ellis”, seguida pela demolição e reconstrução da “Holte End”. A transformação do estádio num recinto totalmente repleto de assentos foi concluída quando a bancada do Norte foi equipada com cadeiras.

Aquando da realização do Campeonato da Europa de 1996, o estádio Villa Park voltou novamente a ser escolhido para integrar a organização da prova. O recinto do Aston Villa recebeu, mais uma vez, três jogos da fase de grupos e ainda uma partida dos quartos-de-final, entre a selecção portuguesa e a república checa. Este último encontro, terminou com a vitória da equipa de leste por 1-0, graças ao famoso golo de chapéu marcado por Karel Poborsky a Vítor Baía.

Em 1999, sediou a última edição da final da Taça dos Vencedores das Taças, entre o Real Maiorca e a Lázio Roma, conquistada pela equipa italiana (1-2).

Em 2000, a clássica bancada Trinity Road, construída na década de 1920, foi demolida e substituída por uma nova. Nos últimos anos tem sido analisados planos para expandir o estádio para uma capacidade de 50.000 pessoas, através da reconstrução bancada Norte.

2341 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/villapark/

2341 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.