Estádio Goodison Park

villapark10 Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Everton Football Club Company, Limited

País: Inglaterra

Cidade: Liverpool

Capacidade: 39,572 lugares

Relvado: Relva natural (100 x 68 m)

Data de Construção: 24 de Agosto de 182

Custo inicial de Construção: cerca de €4,000

Descrição

O Goodison Park é um estádio de futebol localizado na cidade de Liverpool, Inglaterra, sendo um dos estádios mais antigos do Reino Unido.

O recinto e é propriedade do Everton FC, sendo por isso o local onde o clube disputa os seus jogos em casa, e tem capacidade para cerca de quarenta mil pessoas.

 

História

Goodison Park foi oficialmente aberto ao público a 24 de Agosto de 1892, por Lord Kinnaird e Wall Frederick da Associação de Futebol. Uma multidão 12 mil pessoas forte assistiu a um breve evento de atletismo, seguido por uma actuação musical e fogo de artifício.

O estádio dos azuis de Liverpool foi o primeiro grande estádio de futebol construído na Inglaterra. Apenas a Escócia tinha complexos mais avançados: o Rangers tinha inaugurado o Ibrox em 1887, enquanto o Celtic Park havia sido inaugurado oficialmente ao mesmo tempo que Goodison Park.

Em Outubro 1892, a publicação “Out Of Doors”, descreveu o estádio: “Eis Goodison Park! Nenhuma imagem seria capaz de captar toda a dimensão que o estádio representa. É tão magnificamente grande, capaz de rivalizar com os maiores estádios de basebol americanos. Parece ser um dos melhores e mais completos recintos desportivos do reino, e espera-se que o público apoie liberalmente os promotores.”

O primeiro jogo de futebol disputado em Goodison Park teve lugar nove dias mais tarde, entre o Everton e o Bolton, num encontro que a equipa da casa venceu por 4-2.

Inicialmente, a equipa do Everton tinha começado por jogar os seus jogos no estádio de Anfield Road, que pertence ao eterno rival Liverpool FC, mas uma disputa sobre o arrendamento acabou por levar o clube a mudar de “casa”.

Goodison Park era inicialmente constituído por uma bancada de assentos coberta, dois terraços descobertos e uma pista de corrida. Em 1894, o estádio recebeu a sua primeira final da Taça de Inglaterra, entre o Notts County e o Bolton, na qual estiveram presentes 37 mil espectadores.

O estádio foi rapidamente desenvolvido no início do século 20, primeiro com a construção de uma bancada de dois andares em 1907, à qual se juntou uma outra bancada posteriormente, em 1909. As alterações incluíram ainda a remoção da pista de corrida.

A 18 de Dezembro de 1948, Goodison Park registrou sua maior assistência num jogo entre Everton e Liverpool. Um total de 78,299 adeptos esteve presente no dérbi quente da cidade dos Beatles.

Em 1966, Goodison Park foi um dos locais de jogo do campeonato do Mundo, o primeiro a contar com a presença da selecção nacional portuguesa, durante o qual recebeu três jogos do grupo, o famoso encontro dos quartos-de-final entre Portugal e Coreia do Norte (5-3), e a meia-final entre a Alemanha e a União Soviética (2 -1).

O estádio permaneceu praticamente inalterado até que em 1971, quando foi construída uma nova bancada principal de três pisos Nessa altura, o estádio ficou com capacidade de cerca de 55 mil lugares, metade dos quais com assentos.

Na década de 1990, na sequência do desastre de Hillsborough e Relatório Taylor, Goodison Park foi convertido num estádio com todos os lugares sentados, o que reduziu significativamente a sua capacidade. Em 1994, o último grande desenvolvimento ocorreu com a construção de uma nova bancada.

 

Jogos do Mundial de 1966

Grupo 3: Brasil 2 – 0 Bulgária (12 de Julho)

Grupo 3: Hungria 3 – 1 Brasil (15 de Julho)

Grupo 3: Portugal 3 – 1 Brasil (19 de Julho)

Quartos-de-Final: Portugal 5 – 3 Coreia do Norte (23 de Julho)

Meia-final: Alemanha Ocidental 2 – 1 União Soviética (25 de Julho)

1903 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/goodison/

http://www.evertonfc.com/content/history/history-of-goodison-park

1903 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.