Estádio Vélodrome

stade-velodrome-de-marseille-alaris Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Olímpico de Marselha

País: França

Cidade: Marselha

Capacidade: 67.394 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 13 de Junho de 1937

Custo: 268 milhões de euros

Descrição

O Vélodrome é um estádio de futebol localizado em Marselha e propriedade do clube local, o Olympique de Marseille.

Trata-se de um recinto desportivo com capacidade para receber mais de 67 mil espectadores e um dos estádios escolhidos para receber a organização do Campeonato Europeu de Futebol de 2016, em França.

 

História

O Estádio Vélodrome foi inaugurado oficialmente no dia 13 de Junho de 1937, com um jogo de carácter particular entre o clube da casa, o Marselha, e a equipa italiana do Torino.

Construído para servir como um dos palcos dos jogos do Campeonato do Mundo de Futebol de 1938, o estádio tornou-se, logo depois, na nova casa do clube francês, substituindo o antigo Estádio de l’Huveaune, que se havia tornado pequeno demais para a dimensão do Marselha.

Durante o Campeonato do Mundo, o estádio veio a ser o palco de um jogo da primeira jornada e outro da meia-final da competição, entre Itália e Brasil, que os transalpinos venceram por 2-1.

O Vélodrome tinha inicialmente uma pista de ciclismo, bem como uma pista de corrida em torno do campo. A estrutura do estádio manteve-se praticamente inalterada durante as décadas que se seguiram, embora as faixas das pistas tenham acabado por desaparecer gradualmente, devido ao aumento e à extensão das bancadas, que vieram a ocupar o seu espaço.

As primeiras reformas do Estádio Vélodrome surgiram na preparação para o Campeonato Europeu de Futebol de 1984, que decorreu em França, durante o qual o recinto foi palco de um jogo da fase de grupos da histórica partida das meias-finais entre a França e Portugal. Os franceses venceram os “Patrícios” por 3-2, num encontro emotivo e que só ficou decidido no prolongamento, num jogo que teve exibições fantásticas de parte a parte, com especial destaque para Platini, que apontou o golo decisivo, e Domergue que assinou os dois outros tentos que levaram a França para a final. Rui Jordão foi quem marcou os dois golos de Portugal.

Quase duas décadas e meia depois, o estádio foi quase completamente reconstruído para a receber novamente uma prova internacional, o Campeonato do Mundo de 1998, ocasião em que foram construídas as suas bancadas características em forma oval. A capacidade do recinto foi aumentada para cerca de 60.000 assentos, continuando, no entanto, a ser criticado pela sua falta de cobertura.

Durante o Mundial de França de 98, foram disputados no Estádio Vélodrome quatro jogos da fase de grupos, um encontro dos oitavos-de-final, um dos quartos-de-final e outro das meias-finais entre Brasil e Holanda, que qualificou a “canarinha”, nos penáltis, para a final frente à equipa da casa, depois de um empate a uma bola.

Novos planos de remodelação foram apresentados quando a França voltou a ser novamente escolhida para receber a fase final de um Europeu, desta feita em 2016

As abras incluíram a reconstrução quase completa das duas bancadas principais, pequenas obras nas restantes bancadas em ambos os topos e a construção de uma cobertura sobre todo o estádio, bem como o aumento da capacidade em mais 7.000 lugares. A remodelação foi concluída no verão de 2014, três anos depois do início.

A renovada casa do Olympique Marselha tem agora capacidade para 67 mil espectadores, e a inauguração deste novo palco teve lugar em Outubro de 2014. O custo total da obra rondou os 268 milhões de euros e a primeira partida que recebeu na pós-inauguração foi o duelo entre Marselha e Toulouse.

A renovação tem motivado os mais diversos elogios em França, sobretudo do treinador do Marselha, Marcelo Bielsa, que afirmou que «uma das motivações para ter assinado pelo clube foi poder ver o estádio Vélodrome cheio».

Durante o Euro 2016, o Estádio Vélodrome vai sediar quatro jogos da fase de grupos, dos quais um da selecção nacional francesa, um jogo dos quartos-de-final, e uma partida das meias-finais.

 

4082 Visualizações 2 Total

References:

http://www.maisfutebol.iol.pt/franca/internacional/fotos-inauguracao-do-remodelado-velodrome-na-quinta-feira

http://www.stadiumguide.com/velodrome/

4082 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.