Estádio do Morumbi

morumbi Descrição: Estádio de Futebol

Cidade: São Paulo

País: Brasil

Clube: São Paulo Futebol Clube

Capacidade: 67.052 lugares

Relvado: Relva natural (105 × 68 m)

Inauguração final: 25 de Janeiro de 1970

Site oficial: http://www.morumbitour.com.br

Descrição

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi, é é o maior estádio de futebol particular do Brasil, localizado na cidade de São Paulo. Com capacidade para mais de 65 mil espectadores, é o palco dos jogos em casa da equipa brasileira do São Paulo Futebol Clube.

Considerado património histórico pelo governo de São Paulo, o Morumbi é um dos pontos de visita principais na cidade. O  estádio possui 112.904 m² de área construída e um complexo de bares e lojas chamado Morumbi Concept Hall, no qual estão instalados diversos camarotes, lojas, restaurantes, ginásio e até um estúdio profissional de música, entre outros empreendimentos.

 

História

O Estádio do Morumbi foi construído entre as décadas de 1950 e 1960 pelo São Paulo Futebol Clube, no bairro que deu origem ao nome do estádio, o Morumbi, que era uma zona praticamente desabitada. O Morumbi foi projectado pelo arquitecto Vilanova Artigas no início de 1952. A construção durou 18 anos até ser totalmente finalizada em 1970. A inauguração oficial do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, nome dado em homenagem ao então presidente do clube, aconteceu 2 de Outubro de 1960, com um jogo entre o São Paulo e Sporting Clube de Portugal. No entanto, mesmo depois de ter sido inaugurado, o estádio ainda não estava concluído.

O jogo inaugural terminou com a vitória “paulista” por 1-0, com o primeiro golo do Morumbi a ser marcado por Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia), aos 12 minutos de jogo, diante de 56.448 pessoas que lotavam o estádio ainda inacabado, uma vez que o objectivo era atingir capacidade para receber 120 mil pessoas. O golo marcado por Peixinho ficou imortalizado até hoje. O jogador finalizou de cabeça,  quase rente ao chão, dando origem à expressão “golo de peixinho”.

A inauguração completa do Morumbi aconteceu apenas a 25 de Janeiro de 1970, dia em que o São Paulo recebeu outra equipa portuguesa, o Futebol Clube do Porto, num encontro que terminou empatado a uma bola. Vieira Nunes abriu o marcador para a equipa portuguesa, aos 32 minutos de jogo, e Miruca empatou para o São Paulo, 2 minutos depois, fazendo o resultado do jogo no primeiro tempo, perante os 107 069 espectadores presentes (59 924 pagantes). O encontro contou com a presença do presidente da República do governador de São Paulo.

A partir deste ano, o Morumbi passou a ser “o maior estádio particular do mundo”. Nos anos 1990, o estádio foi alvo de uma redução forçada da sua capacidade de 120 para 85 mil espectadores, por medidas de segurança e, entre 1994 e 1996, passou por uma série de reformas para melhorias na estrutura (que apresentava falhas). Foram colocados amortecedores de impacto e mais cadeiras nas bancadas, reduzindo novamente a capacidade do recinto, desta vez em 10 mil pessoas.

O Morumbi foi o primeiro estádio brasileiro a adoptar traves e postes arredondados nas balizas, que actualmente são o padrão oficial no futebol mundial. Até à altura, as balizas eram constituídas por traves rectangulares.

O Sonho de efectuar uma grande reforma e modernização do estádio veio desde a década de 1990 e ganhou contornos mais realistas quando o Morumbi foi indicado pela autarquia e pelo governo do estado para ser o estádio que representaria São Paulo (Cidade e Estado) no Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, organizado pelo Brasil. No entanto, em Junho de 2010, o Morumbi foi excluído do projecto pois o São Paulo e o Comité da Cidade não entregaram as garantias financeiras do projecto.

Além de cenário de campeonatos nacionais e internacionais de futebol, o Morumbi já foi palco de mais de 160 espectáculos de vários artistas consagrados como Paul McCartney, Queen, U2, Madonna, Michael Jackson, AC/DC, entre outros.

 

1920 Visualizações 2 Total

References:

http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/turismo/estadios/estadio-cicero-pompeu-de-toledo-morumbi

http://www.morumbitour.com.br/

http://www.saopaulofc.net/estrutura/morumbi/

1920 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.