Estádio São Januário

saojanuario3 Descrição: Estádio de Futebol

País: Brasil

Cidade: Rio de Janeiro

Clube: Vasco da Gama

Capacidade: 22,000 lugares

Data de Construção: 21 de Abril de 1927

Descrição

São Januário é o nome do estádio de futebol do Clube de Regatas Vasco da Gama, localizado na cidade de Rio de Janeiro, no Brasil. Com capacidade para quase 22 mil pessoas, o recinto desportivo é também conhecido como “Colina” e “Caldeirão”.

Recentemente o estádio foi passando por uma série de reformas, desde os balneários, que possuem agora uma estrutura de primeiro mundo, um novo sector no estádio denominado “Sector Premium” que tem à disposição diversas opções de lazer e um maior conforto para assistir aos jogos. O relvado foi também completamente renovado, atendendo aos padrões internacionais da FIFA, tendo também instalado um dos mais modernos placares electrónicos do Brasil.

O estádio de São Januário possui também uma estátua de bronze em tamanho natural de Romário, antigo jogador e ídolo do Vasco e da selecção brasileira, inaugurada em 2007. A estátua fica localizada dentro do relvado atrás da baliza na qual Romário marcou seu milésimo golo na carreira.

 

História

O Estádio Vasco da Gama foi inaugurado no dia 21 de Abril de 1927 e acabou por ficar mais conhecido como São Januário, que é o nome de umas das principais ruas que levam ao estádio. O primeiro jogo disputado no recinto foi entre as equipas do Vasco e do Santos, que os “paulistas” venceram por 5-3. O primeiro golo no estádio foi marcado pelo “santista” Evangelista, enquanto o primeiro do Vasco no seu recinto foi apontado por Galego.

Antes da construção do São Januário, também conhecido como “Colina”, o Vasco jogava no campo do Andaraí, que acabou mais tarde por tornar-se o campo do América. A construção do São Januário aconteceu graças aos adeptos do clube, que fizeram uma campanha para juntar dinheiro para a aquisição de um terreno e para a construção do estádio. Foram necessários apenas 11 meses para o Estádio Vasco da Gama ficar pronto. A participação dos sócios e adeptos possibilitou a compra de 6.600 barris de cimento e 252 toneladas de ferro.

O São Januário é a principal sede do Vasco. Construído numa área de 56 mil metros quadrados, no bairro Vasco da Gama, o complexo desportivo conta ainda com ginásio, parque aquático e sector administrativo. A fachada do recinto é reconhecida pelo Património Histórico e Artístico Nacional.

A iluminação do estádio foi inaugurada em 31 de Março de 1928, no jogo entre Vasco e Wanderers, do Uruguai, num jogo que marcou também a conclusão da curva das bancadas. São Januário era, então, o único estádio onde se realizavam jogos nocturnos.

Durante 3 anos, entre 1927 e 1930, foi o maior da América do Sul, até ser inaugurado o Estádio Centenário, em Montevideu, no Uruguai. Até 1940, São Januário foi o maior do Brasil, ano em que foi inaugurado o Estádio Pacaembu. E até 1950, o estádio do Vasco foi o maior do Rio de Janeiro, quando se procedeu à inauguração do Maracanã.

No Estádio São Januário, a Selecção Brasileira de Futebol já disputou mais de duas dezenas de jogos, maioritariamente com vitórias, onde, inclusive, o Brasil aplicou a maior goleada sobre a Argentina: 6-2, no dia 20 de Dezembro de 1945.

A maior goleada da era do futebol profissional, no Rio de Janeiro, foi aplicada pelo Vasco, no São Januário. A equipa do Expresso da Vitória goleou o Canto do Rio, por 14 a 1 partida disputada a 6 de Setembro de 1947.

Roberto Dinamite é o maior marcador de sempre no estádio São Januário, com 184 golos marcados, entre 1971 e 1992.

No entanto, nem só de futebol vive o São Januário. Em 1935 foi realizado no estádio o encerramento do Primeiro Congresso Nacional de Educação, que reuniu o presidente da República e centenas de educadores e estudantes numa discussão sobre os rumos da educação nacional.

O estádio também sediou o Desfile das Escolas de samba do Rio de Janeiro nos anos de 1943 e 1945 e, já em 1985, foi palco do espectáculo do grupo porto-riquenho Menudo, com cerca de 80 mil pessoas presentes, segundo estimativa.

Em 2002, o Travel Channel, canal de televisão especializado em turismo incluiu São Januário entre os sete melhores estádios do mundo para assistir um jogo de futebol, junto com Camp Nou, Giuseppe Meazza, La Bombonera, Ibrox Stadium, Stamford Bridge e o Estádio Olímpico de Munique.

Em 2008, o estádio também ganhou o prémio de ‘Maravilha da Zona Norte’, ficando em primeiro lugar numa votação para escolher as sete maravilhas da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

1675 Visualizações 2 Total

References:

http://www.vasco.com.br/site/conteudo/detalhe/22

http://www.stadiumguide.com/saojanuario/

1675 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.