Estádio San Siro (Giuseppe Meaza)

san_siro_stadium Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Câmara Municipal de Milão

País: Itália

Cidade: Milão

Capacidade: 80,074 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 19 de Setembro de 1926

Descrição

O estádio San Siro, também chamado de Giuseppe Meazza, é um estádio de futebol situado na cidade de Milão, em Itália, no qual jogam habitualmente as duas principais equipas da cidade e eternos rivais: o AC Milan e o Inter de Milão. O nome do estádio alterna consoante a equipa da casa, sendo que quando se refere ao Milan o local chama-se San Siro e quando se refere ao Inter é designado como Giuseppe Meazza.

 

História resumida

A construção do Estádio San Siro foi um projecto do ex-presidente do Milan, Piero Pirelli. Nas duas primeiras décadas do século 20, o Milan já tinha ocupado diversos locais e pelo início dos anos 1920 jogava num terreno na Viale Lombardia. Apesar de ser um bom local, rapidamente mostrou ser pequeno demais para o número crescente de adeptos afectos ao clube, e, portanto, o arquitecto Stacchini, também responsável pela estação central de Milão, foi contratado para projectar um novo estádio de raiz.

O Estádio San Siro foi inaugurado oficialmente a 19 de Setembro de 1926, com um jogo particular entre o AC Milan e o Internazionale de Milano, com a derrota da então equipa da casa por 3-6. O estádio era inicialmente constituído por quatro bancadas separadas, com capacidade 35 mil espectadores.

San Siro era, de início, propriedade do AC Milan, mas acabaria por ser vendido à cidade de Milão em 1935, que logo foi forçada a ampliar o estádio devido à crescente popularidade do clube.

Foram feitos planos para um estádio enorme, com capacidade para 150.000 espectadores, que no entanto viria a ser significativamente reduzida. O remodelado San Siro abriu em 1939, e constituído por um único piso totalmente fechado.

Até 1945 o Milan foi o único ocupante de San Siro, mas daí em diante passou a ter a companhia do rival Inter, que até então tinha jogado na Arena Cívica.

San Siro foi ampliado em 1955, quando um segundo piso foi construído em cima do primeiro, o que resultou numa capacidade de cerca de 85 mil lugares.

Nas décadas seguintes, o estádio sediou duas finais da Taça dos Campeões Europeus: a primeira em 1965 entre Inter e Benfica (1-0), e a segunda em 1970 entre Feyenoord e Celtic (2-1).

Em 1968, San Siro foi posto de parte na organização do Campeonato Europeu desse ano, mas viria a ser seleccionado como um dos palcos dos jogos do Euro 1980.  Nessa ocasião, recebeu três jogos da fase de grupos. Ao mesmo tempo, foi rebaptizado oficialmente como Estádio Guiseppe Meazza, em homenagem ao ex-jogador de ambos Inter e Milan.

Uma década depois, a Itália foi premiado com a organização Campeonato do Mundo de 1990 e tornou-se claro que San Siro necessitava de grandes melhorias. A opção de construir um novo estádio foi contemplada, mas os arquitectos Ragazzi, Hoffer e Finzi optaram antes por um plano de remodelação ambicioso.

As obras incluíram a construção de um terceiro piso, uma cobertura que cobriria todos os lugares, e onze torres cilíndricas ao redor do estádio para apoiar a estrutura nova e a cobertura. As modificações resultaram numa capacidade de 85.700 assentos.

Durante o Mundial de 1990, San Siro sediou o jogo de abertura entre Argentina e Camarões (0-1), três jogos da fase de grupos, uma partida dos oitavos-de-final e encontro dos quartos-de-final entre Alemanha e Checoslováquia (1-0).

O estádio foi ainda novamente remodelado em anos posteriores, tendo reduzido ligeiramente a sua capacidade, devido a requisitos de segurança da UEFA. Em 2001, recebeu a final da Liga dos Campeões entre Bayern de Munique e Valência (1-1), voltando a ser escolhido para a final de 2016.

 

Planos Futuros

Milan e Inter têm ponderado a construção de um novo estádio noutro local, devido ao facto de encontrarem limitações no seu desenvolvimento em virtude do estado deteriorado do estádio e do mesmo pertencer à cidade de Milão. Ambos os clubes já chegaram a apresentar projectos de construção, mas os mesmo ficaram, até ao momento, sem efeito.

3500 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/sansiro/

3500 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.