Estádio San Paolo

sanpaolopast3 Descrição: Estádio multiusos

Proprietário: Município de Nápoles

País: Itália

Cidade: Nápoles

Clube: SSC Nápoles

Capacidade: 60,240 lugares

Relvado: Relva natural (110 x 68 m)

Data de Construção: 6 de Dezembro de 1959

Descrição

O Estádio San Paolo (em português: São Paulo) é um estádio multiusos localizado na cidade de Nápoles, Sul da Itália, com capacidade para cerca de 60 mil espectadores. Construído no final da década de 1950, o recinto é propriedade do Município de Nápoles e é o palco dos jogos em casa da equipa local, o Nápoles, clube onde actuou o lendário jogador Diego Maradona.

O estádio San Paolo é um dos maiores da Itália, depois do Giuseppe Meazza (ou San Siro) de Milão e do Olímpico de Roma. Situado no bairro de Fuorigrotta, tem um relvado 110 por 68 metros.

 

História

O Estádio San Paolo foi oficialmente inaugurado no dia 6 de Dezembro de 1959, com um jogo de futebol entre o Nápoles e a Juventus, que a formação da casa venceu por 2-1. De início, o recinto era completamente descoberto e tinha capacidade para receber cerca de 87.500 espectadores, na sua maioria em pé.

O complexo multiusos foi construído para ser a sede permanente do clube de Nápoles, depois de a sua antiga casa, “o estádio Partenopeo” ter sido destruído na Segunda Guerra Mundial por ataques aéreos.

Nos anos pós-guerra, o clube jogou em vários lares temporários, mas nenhum garantiu a sua satisfação, e com a crescente legião de adeptos do clube era necessário um estádio maior.

Aquando da organização do Campeonato Europeu de Futebol de 1980 em Itália, o San Paolo foi remodelado e melhorado para integrar o lote de quatro estádios que receberam jogos da prova. Ao longo da competição, foi palco de quatro encontros no total. Recebeu dois jogos do Grupo A, entre Holanda e Grécia (1-0) e Holanda e Alemanha (2-3); uma partida do Grupo B, que opôs Espanha e Inglaterra (1-2); e  o jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, entre Itália e Checoslováquia (1-1).

Dez anos depois, passaria novamente por um processo de remodelação, por ocasião do Mundial de Futebol organizado pela Itália em 1990. Nessa altura, foi construída uma cobertura e foi instalada uma nova bancada de impressa com 330 lugares. Adicionalmente, a pista de atletismo e o sistema de iluminação foram refeitos e o estádio foi elevado de acordo com os padrões de segurança da FIFA. Devido à conversão do estádio que passou a ter apenas lugares sentados, a capacidade foi reduzida para cerca de 76.000 assentos. Com uma faixa de 8 pistas, três ginásios desportivos, uma academia de boxe, um ginásio de fitness e um ginásio de uma luta livre e artes marciais, o estádio San Paolo tornou-se um importante centro desportivo de Nápoles.

Durante o Campeonato do Mundo, o estádio San Paolo recebeu as duas partidas da fase de grupo, um jogo dos oitavos-de-final, o encontro dos quartos-de-final entre Inglaterra e a surpreendente equipa dos Camarões (3-2), e a meia-final da prova que opôs Argentina e Itália (1-1). Os argentinos venceram nas grande penalidades e acabaram por se qualificar para a final, que viriam a perder frente à poderosa Alemanha.

Depois do Mundial, o estádio foi lentamente ficando deteriorado, e falta de manutenção chegou mesmo a resultou num encerramento temporário. Partes do estádio foram posteriormente mantidas fechadas, reduzindo assim a sua capacidade.

Nos últimos anos e com o retorno de sucessos para o clube, foram efectuadas remodelações que têm mantido o estádio em condições de receber jogos europeus, em provas da UEFA.

Na temporada 2005/2006, o estádio teve a terceira melhor média de público de todas as divisões do Campeonato Italiano de Futebol, com 51.000 adeptos por jogo, sendo que na altura o Nápoles disputava a Série C (equivalente à 3ª divisão), tendo conseguido a subida a série B na temporada seguinte. A média de assistência foi inferior apenas à do AC Milan e Inter de Milão.

No entanto, o estado do San Paolo continua a estar longe do ideal, e o Nápoles tem, portanto, a ambição e o desejo de mudar para um novo estádio ou partir para uma reconstrução extensiva do recinto. Planos anteriores falharam, mas o clube recomeçou recentemente negociações com a cidade de Nápoles para chegar a uma solução.

3259 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/sanpaolo/

http://www.sscnapoli.it/static/content/History-of-the-Stadium-102.aspx

3259 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.