Estádio Renzo Barbera

Image1 Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Município de Palermo

País: Itália

Cidade: Palermo

Clube: USC Palermo

Capacidade: cerca de 36,000 lugares

Relvado: Relva natural (110 x 68 m)

Data de Construção: 24 de Janeiro de 1932

Descrição

O Estádio Renzo Barbera é um estádio de futebol localizado no norte da cidade de Palermo, a cerca de 3,5 km do seu centro histórico, e tem capacidade para cerca de 36 mil espectadores. Construído na década de 1930, o recinto é propriedade do Município local e é a casa habitual do Unione Sportiva Città di Palermo, clube onde actuou o jogador português João Silva, antigo avançado do Vitória de Setúbal e União de Leiria, formado no Desportivo das Aves.

 

História

O estádio Renzo Barbera foi oficialmente inaugurado em 24 de Janeiro de 1932, sob o nome de Stadio Littorio em homenagem à liderança de Mussolini, com um jogo de futebol entre Palermo e Atalanta, que a equipa da casa venceu por um expressivo resultado de 5-1. A vitória inaugural ajudou a despertar o interesse no futebol em toda a ilha da Sicília.

O regime fascista construiu vários estádios durante o período de pré-guerra, como o de Bolonha – com o semelhante nome “Stadio Littoriale”- e até mesmo Estádio Olímpico de Turim.

Inicialmente, a estrutura original consistia apenas num campo de jogo com duas bancadas, rodeado por uma pista de atletismo.

O estádio passou por um punhado de mudanças de nome ao longo de sua existência tendo sido renomeado para “Michele Marrone”, no seguimento da morte de um soldado na guerra civil espanhola entre 1936 e 1945, para depois passar a chamar-se “Estádio La Favorita”, após a queda do regime fascista, nome que se manteve entre 1945 e 2002. A designação “Renzo Barbera” só foi introduzida em Setembro de 2002, em honra do falecido presidente do Palermo.

O estádio “La Favorita” sofreu sua primeira grande remodelação em 1948, quando a pista de atletismo foi removida e foram construídas bancadas em ambas as curvas. As alterações resultaram numa capacidade de cerca de 30 mil lugares.

O estádio passou por uma segunda grande remodelação em 1984, quando um segundo nível foi adicionado, elevando a capacidade para pouco menos de 50 mil espectadores. Uma reestruturação talvez demasiado ambiciosa, uma vez que o Palermo não conseguiu alcançar a subida de divisão para a Serie A e, portanto, só por duas vezes conseguiu encher o estádio nos anos que se seguiram.

Com a perspectiva da organização do Campeonato do Mundo de 1990, o segundo piso foi novamente ampliado, embora a capacidade tenha sido reduzida em virtude de terem sido instaladas cadeiras nas áreas anteriormente destinadas aos adeptos que ficavam de pé. Durante os trabalhos, cinco trabalhadores perderam suas vidas quando parte de uma bancada caiu.

Esta que foi a sua terceira remodelação resultou na actual configuração do estádio e numa capacidade de mais de 36 mil lugares.

Durante o Mundial organizado pela Itália, o recinto do Palermo recebeu três partidas do Grupo F, nas quais jogaram três equipas do grupo: Egipto, Holanda e República da Irlanda. Curiosamente, todos os três encontros terminaram com empates (Holanda 1-1 Egipto; Irlanda 0-0 Egipto; Irlanda 1-1 Holanda). A Inglaterra foi a única selecção do Grupo F que não jogou neste estádio e foi a única que conseguiu vencer um – e apenas um – jogo. Todos os restantes cinco jogos, incluindo os já referidos, terminaram empatados.

Desde então, não foram efectuadas grandes reformas nas décadas seguintes, embora o estádio tenha sofrido algumas pequenas melhorias para cumprir os requisitos da UEFA.

Em 2002, o estádio foi rebaptizado Stadio Renzo Barbera, em homenagem a um ex-presidente do clube, nome que se mantém até hoje.

Actualmente, o Estádio Renzo Barbera tem envelhecido significativamente e não pode atender as necessidades modernas. Assim, o Palermo apresentou recentemente planos para a construção de um novo estádio de 35 mil lugares, provisoriamente apelidado “Stadio di Palermo” (estádio de Palermo). O clube está actualmente em conversações com as autoridades locais, mas nenhum calendário claro foi fornecido.

1628 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/renzobarbera/

http://footballtripper.com/stadio-renzo-barbera-palermo/

1628 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.