Estádio Ennio Tardini

a6bb8ab99eb3098c494d2a9a5d61697a Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Município de Parma

País: Itália

Cidade: Parma

Clube: Parma FC

Capacidade: 27,906 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 16 de Setembro de 1923

Descrição

O Estádio Ennio Tardini é um estádio de futebol localizado na cidade de Parma, em Itália, com capacidade para cerca de 27 mil espectadores. Construído na década de 1920, o recinto é propriedade do Município local e é a casa habitual do Parma Football Club, clube onde actuaram os jogadores portugueses Fernando Couto e Sérgio Conceição.

 

História

O Ennio Tardini foi construído por iniciativa do presidente do clube, que deu origem ao nome do estádio, que, no entanto, morreu antes de o estádio se encontrar concluído. Por conseguinte, foi decidido nomear o estádio em sua honra.

Em Janeiro de 1922, a fim de apoiar o projecto do Parma FC, reconhecendo o trabalho útil desenvolvido pelo clube no interesse da educação física, a Câmara Municipal de Parma aprovou um financiamento de vários milhões de liras italianas. No entanto, os moldes da contribuição acabariam por ser alterados e reduzidos substancialmente, e diluída em vários anos.

Graças ao trabalho incansável de Ennio Tardini, o projecto de construção do recinto avançou e o estádio seria inaugurado oficialmente em 16 de Setembro de 1923. Naquela época era um pequeno complexo de forma oval, que possuía uma pista de atletismo em torno do campo de futebol.

Nas décadas seguintes, o Ennio Tardini foi-se expandido gradualmente, porém permaneceu um estádio modesto. Foi apenas quando Parma conseguiu atingir patamares competitivos mais bem-sucedidos no final da década de 1980 que o estádio foi devidamente desenvolvido.

O Parma foi alternando sua participação desportiva entre a série B e C até 1990, altura em que conseguiu alcançar a promoção ao escalão principal do futebol italiano. Na ocasião, a estrutura original do “Tardini”, com adições posteriores de dois suportes de cada lado da bancada principal tinha capacidade para 13.500 espectadores, mas com a promoção à Serie A, o valor era totalmente inadequado, sendo legalmente exigida a capacidade mínima de 30.000 lugares. Assim começou uma corrida contra o tempo para encontrar uma solução adequada para resolver o problema.

Longa páginas da imprensa local trouxeram vivo o debate sobre a determinação da a administração da cidade em reestruturar o antigo Poli-desportivo Tardini, face a uma possível construção raiz noutra área da cidade, desejada por muitas associações profissionais e empresários. Depois de muitas incertezas e intermináveis ​​disputas dentro e fora da câmara do conselho, a votação de 29 de maio de 1991 resultou na decisão de de reestruturação e adaptação do estádio.

Assim sendo, entre 1990 e 1993, três das quatro bancadas foram completamente renovadas. A pista de corrida foi construída ao longo de, resultando em forma rectangular actual do estádio. O terreno tinha que crescer para exceder 30.000 pessoas, mas logo da capacidade instalada diminuiu a partir de 1997, quando o recinto passou a ter apenas assentos individuais.

Apesar das dificuldades financeiras, o clube – agora reestruturado sob o nome de Parma FC desde 2004 – procurou continuar a trabalhar nas melhorias do estádio. Em 2006, a capacidade máxima do estádio foi reduzida de 29.050 para 27.906, embora a assistência máxima ficasse limitada a 15.645, com o encerramento de vários sectores, devido a problemas estruturais, durante a sua permanência na Serie B uma temporada.

Em 2012, como resultado da reabertura parcial de secções do estádio, o clube gastou €3,5 milhões em projectos de melhorias. O estádio Ennio Tardini foi parte da tentativa mal sucedida da Itália na candidatura à organização do Euro 2016, e planos passavam por aumentar a capacidade para cerca de 30 mil lugares para hospedar jogos na fase de grupos e um encontro dos oitavos-de-final, num projecto de renovação que teria atingido os €40 milhões.

Ao longo dos anos, o Ennio Tardini tem recebido não só os jogos da equipa do Parma, mas tem também sido palco das partidas da selecção nacional de futebol da Itália.

2045 Visualizações 2 Total

References:

http://www.storiadelparmacalcio.com/storia-stadio-tardini.htm

http://www.stadiumguide.com/enniotardini/

2045 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.