2012 – Efemérides / Acontecimentos Históricos Mundiais

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 2012 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

História Política:

22/Jan: Realiza-se um referendo popular na Croácia para decidir sobre a adesão deste país à União Europeia, vencendo o ‘Sim’ com 66% dos votos.

04/Mar: Vladimir Putin vence as eleições presidenciais na Rússia com 64% dos votos, voltando a ocupar o cargo pela 3ª vez.

22/mar: Uma Junta Militar efetua um golpe de estado no Mali, suspendendo a Constituição e assumindo o poder, em protesto contra o fracasso do governo para sufocar uma rebelião liderada pelos nómadas do norte do país.

01/Abr: Aung San Suu Kyi, líder da oposição em Mianmar, galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 1991, é eleita para o parlamento do seu país.

07/Mai: François Holland é eleito presidente de França com 52% dos votos, derrotando o ainda presidente Nicolas Sarkozy. Muitos esperam que a eleição de François Holland marque um ponde de viragem na estratégia europeia de combate à crise económica e financeira.

30/mai: Charles Taylor, ex-presidente da Libéria, é condenado a 50 anos de prisão por crimes contra a humanidade e crimes de guerra durante a guerra civil do país que durou entre 1989 e 1996.

02/jun: Hosni Mubarak, presidente do Egito durante 29 anos, é condenado a prisão perpétua pela morte de manifestantes durante um protesto contra o regime por si liderado.

13/jun: Tem início na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.

24/jun: Mohamed Morsi é eleito presidente do Egito, sendo o primeiro chefe de estado eleito democraticamente na história do país.

31/jul: A Venezuela é oficialmente integrada no Mercosul, a maior zona de livre comércio da América do Sul.

07/out: Hugo Chávez vence as eleições presidenciais na Venezuela com 55% dos votos e conquista seu quarto mandato como presidente do país.

06/nov: Eleições presidenciais dos Estados Unidos nas quais Barack Obama é reeleito para um segundo mandato como presidente do país.

29/nov: Assembleia Geral da ONU admite a Palestina com o status de Estado Observador.

História Militar:

19/abr: A Índia testa o seu primeiro míssil nuclear de longo alcance – o Agni V, colocando o país no restrito grupo de países detentores de mísseis balísticos intercontinentais.

Religião:

23/Mar: O Papa Bento XVI chega ao México para uma visita de uma semana que inclui também uma visita histórica a Cuba.

01/jun: Realiza-se em Milão, entre 1 e 3 de Junho, o VII Encontro Mundial das Famílias, que conta uma visita do Papa Bento XVI.

Economia, Empresas e Negócios:

27/jan: A companhia aérea espanhola encerra as suas operações devido a graves dificuldades económicas e após terem saído goradas as negociações com a Qatar Airways para a sua aquisição.

29/fev: É concluída a construção da torre Tokyo Sky Tree, localizada em Tóquio, capital do Japão, a mais alta torre do mundo com 634 metros de altura.

Ciência e Tecnologia:

06/Jan: Após 12 horas de cirurgia, os médicos conseguem remover um tumor com 90 kg da perna direita do vietnamita Nguyen Duy Hai, de 31 anos.

15/Jan: A sonda espacial russa Fobos-Grunt cai no oceano pacífico, próximo a ilha chilena de Wellington, após um lançamento mal sucedido.

26/Jan: A NASA confirma a existência de 11 novos sistemas planetários dos quais fazem parte pelo menos 26 planetas. A descoberta foi efectuada pela Sonda Kepler.

27/Jan: Um asteróide com 11 metros de largura, ao qual foi atribuído a designação de 2012 BX34, passa a apenas 59.000 km da Terra.

03/Mai: A Agência Espacial Europeia (ESA) anuncia que irá explorar as luas geladas de Júpiter a partir de 2030 com o objectivo de encontrar sinais de vida.

31/mai: A IUPAC, aprova oficialmente os elementos 114 e 116 da tabela periódica, identificados como Fleróvio e Livermório respectivamente.

06/jun: Ocorre um raro Trânsito de Vénus, o último do século XXI, o qual foi observado na sua totalidade nos países do hemisfério oriental.

06/jun: É ativado o IPv6, um novo protocolo de internet que permitirá que a rede de computadores continue a crescer ao oferecer endereços com 128 bits somando um total de 3,4×1038 endereços possíveis.

04/Jul: Cientistas do CERN anunciam num conferência em Genebra ter descoberto uma nova partícula subatómica que pode ser o tão procurado Bosão de Higs, conhecido como a “partícula de Deus” e considerado como essencial para compreender a formação do Universo e para explicado o Modelo Padrão da Física.

11/jul: É anunciada a existência do quinto satélite natural de Plutão, o S/2012 (134340) 1, mais tarde nomeado Estige.

06/ago: O robot espacial ‘Curiosity’ aterra com sucesso em Marte para uma missão de dois anos durante os quais irá procurar indícios de vida no planeta vermelho.

11/set: A multinacional norte-americana da informática Apple lança o iPhone 5, aa nova versão de seu telefone celular.

15/out: É anunciada a descoberta de um planeta extra-solar denominado de ‘PH1’ o qual orbita duas estrelas que, por sua vez, são orbitadas por outro par de estrelas distantes, formando o primeiro sistema de 4 estrelas conhecido.

16/out: É anunciada a descoberta de um novo planeta extra-solar denominado de ‘Alpha Centauri Bb’ orbitando a estrela Alpha Centauri B, a 3ª mais próxima do Sol.

26/out: A Microsoft lança uma nova versão do Windows – o Windows 8, o seu novo sistema operativo que inclui inúmeras inovações relativamente às versões anteriores.

19/dez: São descobertos cinco planetas orbitando em torno da estrela Tau Ceti, sendo que um deles é potencialmente habitável.

Artes, Cultura e Entretenimento:

01/Jan: Na Catalunha, entra em vigor a lei que proíbe as touradas nesta região de Espanha.

26/fev: Realiza-se em Los Angeles a 84ª cerimónia de entrega do Oscar Academy Awards com «O Artista» a vencer na categoria Melhor Filme.

15/jul: Psy, cantor sul-coreano, coloca no YouTube a música Gangnam Style, que viria a ser o primeiro vídeo do YouTube a atingir mil milhões de acessos.

Desporto:

13/Jan: Tem início a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. Os jogos realizaram-se entre os dias 13 e 22 de Janeiro em Innsbruck, Áustria.

19/Mai: O Chelsea vence a Liga dos Campeões Europeus ao bater o Bayern na marca de grandes penalidades na Allianz Arena de Munique.

08/jun: Tem início do 14º Campeonato Europeu de Futebol organizado conjuntamente pela Polónia e Ucrânia. No jogo inaugural a Polónia empata com a Grécia por 1-1.

01/Jul: Realiza-se em Kiev o jogo da final do Campeonato da Europa 2012 organizado pela Polónia e pela Ucrânia, no qual participam a Espanha e a Itália. Vence a Espanha por 4-0.

27/jul: Têm início os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, realizados na cidade de Londres, capital do Reino Unido.

Acidentes, Catástrofes e Atentados:

13/Jan: O navio de cruzeiro Costa Concordia naufraga no Mar Mediterrâneo, próximo da ilha de Giglio em Itália, provocando a morte a 32 pessoas e fazendo vários feridos.

20/Jan: Uma série de ataques terroristas coordenados na cidade de Kano, no norte da Nigéria, provocam um total de 143 mortos.

02/fev: Confrontos entre adeptos de duas equipas de futebol no Egito provocam a morte de 74 pessoas e ferem mais de mil pessoas.

15/Fev: Um incêndio na prisão de Comayagua, a cerca de 75 a norte da capital das Honduras, faz 359 vítimas mortais.

02/Abr: Um avião ATR-72 com 43 pessoas a bordo cai na Sibéria e provoca 31 vítimas mortais.

20/abr: Um avião com pelo menos 126 pessoas a bordo caiu perto do aeroporto internacional Benazir Bhutto, em Rawalpindi, próximo a Islamabad, capital do Paquistão, não havendo sobreviventes.

30/out: O Furacão Sandy passa pelas Caraíbas e desloca-se para costa leste dos Estados Unidos causando no total 182 vítimas mortais.

14/dez: Um jovem de 20 anos mata 28 pessoas, das quais 20 eram crianças, numa escola primária em Connecticut, nos Estados Unidos.

Outros Acontecimentos:

10/Jan: A Galeria de Arte Nacional de Atenas anuncia o roubo de duas pinturas incluindo um dom de lona Grécia, pintada pelo pintor Pablo Picasso.

19/Jan: As autoridades norte-americanas encerram o site de partilha de ficheiros megaupload sob acusação de pirataria informática e o seu fundador é preso.

14/out: O austríaco Felix Baumgartner salta da estratosfera, a 39 mil metros de altura, em queda livre e quebra a barreira do som.

Nascimentos:

  • [Ainda sem nascimentos de personalidades relevantes registados]

Falecimentos:

09/Jan: Morre num hospital de Paris o presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá. Sanhá encontrava-se internado desde Novembro do ano anterior.

20/jan: Morre Etta James cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel, vulgarmente apelidada de ‘Miss Peaches’.

11/fev: Morre, com apenas 48 anos, Whitney Houston, cantora e atriz norte-americana, celebrizada no filme «O Guarda-Costas» onde, além de protagonista, cantava a música da banda sonora «I Will Always Love You».

11/Abr: Morre Amede Ben Bella, uma das figuras mais relevantes do processo de independência da Argélia relativamente a França.

25/Ago: Morre, na sequência de complicações cardíacas e com 82 anos de idade, Neil Armstrong, primeiro homem a pisar a Lua.

11/dez: Ravi Shankar, músico indiano, compositor, célebre tocador da sitar, e fundador da Orquestra Nacional da Índia, instituição que teve um papel muito importante no estímulo dado à apreciação da música indiana pelo mundo ocidental.

27/dez: Morre Norman Schwarzkopf, general norte-americano tornado famoso por ter liderado as forças da coligação formada para libertar o Kuwait da ocupação efetuada pelas tropas iraquianas em 1990.

 …♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Efemérides do Século XXI no Mundo
 | ← 2007 | ← 2008 | ← 2009 | ← 2010 | ← 2011 | ←.→ | 2013 → | 2014 → | 2015 → | 2016 → | 2017 → |
Efemérides em 2012 noutros países
Bandeira-PT Bandeira-BR Bandeira-AO Bandeira-MZ

 

3528 Visualizações 1 Total
3528 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática