2012 – Efemérides / Acontecimentos Históricos Mundiais

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 2012 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

História Política:

22/Jan: Realiza-se um referendo popular na Croácia para decidir sobre a adesão deste país à União Europeia, vencendo o ‘Sim’ com 66% dos votos.

04/Mar: Vladimir Putin vence as eleições presidenciais na Rússia com 64% dos votos, voltando a ocupar o cargo pela 3ª vez.

22/mar: Uma Junta Militar efetua um golpe de estado no Mali, suspendendo a Constituição e assumindo o poder, em protesto contra o fracasso do governo para sufocar uma rebelião liderada pelos nómadas do norte do país.

01/Abr: Aung San Suu Kyi, líder da oposição em Mianmar, galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 1991, é eleita para o parlamento do seu país.

07/Mai: François Holland é eleito presidente de França com 52% dos votos, derrotando o ainda presidente Nicolas Sarkozy. Muitos esperam que a eleição de François Holland marque um ponde de viragem na estratégia europeia de combate à crise económica e financeira.

30/mai: Charles Taylor, ex-presidente da Libéria, é condenado a 50 anos de prisão por crimes contra a humanidade e crimes de guerra durante a guerra civil do país que durou entre 1989 e 1996.

02/jun: Hosni Mubarak, presidente do Egito durante 29 anos, é condenado a prisão perpétua pela morte de manifestantes durante um protesto contra o regime por si liderado.

13/jun: Tem início na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.

24/jun: Mohamed Morsi é eleito presidente do Egito, sendo o primeiro chefe de estado eleito democraticamente na história do país.

31/jul: A Venezuela é oficialmente integrada no Mercosul, a maior zona de livre comércio da América do Sul.

07/out: Hugo Chávez vence as eleições presidenciais na Venezuela com 55% dos votos e conquista seu quarto mandato como presidente do país.

06/nov: Eleições presidenciais dos Estados Unidos nas quais Barack Obama é reeleito para um segundo mandato como presidente do país.

29/nov: Assembleia Geral da ONU admite a Palestina com o status de Estado Observador.

História Militar:

19/abr: A Índia testa o seu primeiro míssil nuclear de longo alcance – o Agni V, colocando o país no restrito grupo de países detentores de mísseis balísticos intercontinentais.

Religião:

23/Mar: O Papa Bento XVI chega ao México para uma visita de uma semana que inclui também uma visita histórica a Cuba.

01/jun: Realiza-se em Milão, entre 1 e 3 de Junho, o VII Encontro Mundial das Famílias, que conta uma visita do Papa Bento XVI.

Economia, Empresas e Negócios:

27/jan: A companhia aérea espanhola encerra as suas operações devido a graves dificuldades económicas e após terem saído goradas as negociações com a Qatar Airways para a sua aquisição.

29/fev: É concluída a construção da torre Tokyo Sky Tree, localizada em Tóquio, capital do Japão, a mais alta torre do mundo com 634 metros de altura.

Ciência e Tecnologia:

06/Jan: Após 12 horas de cirurgia, os médicos conseguem remover um tumor com 90 kg da perna direita do vietnamita Nguyen Duy Hai, de 31 anos.

15/Jan: A sonda espacial russa Fobos-Grunt cai no oceano pacífico, próximo a ilha chilena de Wellington, após um lançamento mal sucedido.

26/Jan: A NASA confirma a existência de 11 novos sistemas planetários dos quais fazem parte pelo menos 26 planetas. A descoberta foi efectuada pela Sonda Kepler.

27/Jan: Um asteróide com 11 metros de largura, ao qual foi atribuído a designação de 2012 BX34, passa a apenas 59.000 km da Terra.

03/Mai: A Agência Espacial Europeia (ESA) anuncia que irá explorar as luas geladas de Júpiter a partir de 2030 com o objectivo de encontrar sinais de vida.

31/mai: A IUPAC, aprova oficialmente os elementos 114 e 116 da tabela periódica, identificados como Fleróvio e Livermório respectivamente.

06/jun: Ocorre um raro Trânsito de Vénus, o último do século XXI, o qual foi observado na sua totalidade nos países do hemisfério oriental.

06/jun: É ativado o IPv6, um novo protocolo de internet que permitirá que a rede de computadores continue a crescer ao oferecer endereços com 128 bits somando um total de 3,4×1038 endereços possíveis.

04/Jul: Cientistas do CERN anunciam num conferência em Genebra ter descoberto uma nova partícula subatómica que pode ser o tão procurado Bosão de Higs, conhecido como a “partícula de Deus” e considerado como essencial para compreender a formação do Universo e para explicado o Modelo Padrão da Física.

11/jul: É anunciada a existência do quinto satélite natural de Plutão, o S/2012 (134340) 1, mais tarde nomeado Estige.

06/ago: O robot espacial ‘Curiosity’ aterra com sucesso em Marte para uma missão de dois anos durante os quais irá procurar indícios de vida no planeta vermelho.

11/set: A multinacional norte-americana da informática Apple lança o iPhone 5, aa nova versão de seu telefone celular.

15/out: É anunciada a descoberta de um planeta extra-solar denominado de ‘PH1’ o qual orbita duas estrelas que, por sua vez, são orbitadas por outro par de estrelas distantes, formando o primeiro sistema de 4 estrelas conhecido.

16/out: É anunciada a descoberta de um novo planeta extra-solar denominado de ‘Alpha Centauri Bb’ orbitando a estrela Alpha Centauri B, a 3ª mais próxima do Sol.

26/out: A Microsoft lança uma nova versão do Windows – o Windows 8, o seu novo sistema operativo que inclui inúmeras inovações relativamente às versões anteriores.

19/dez: São descobertos cinco planetas orbitando em torno da estrela Tau Ceti, sendo que um deles é potencialmente habitável.

Artes, Cultura e Entretenimento:

01/Jan: Na Catalunha, entra em vigor a lei que proíbe as touradas nesta região de Espanha.

26/fev: Realiza-se em Los Angeles a 84ª cerimónia de entrega do Oscar Academy Awards com «O Artista» a vencer na categoria Melhor Filme.

15/jul: Psy, cantor sul-coreano, coloca no YouTube a música Gangnam Style, que viria a ser o primeiro vídeo do YouTube a atingir mil milhões de acessos.

Desporto:

13/Jan: Tem início a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. Os jogos realizaram-se entre os dias 13 e 22 de Janeiro em Innsbruck, Áustria.

19/Mai: O Chelsea vence a Liga dos Campeões Europeus ao bater o Bayern na marca de grandes penalidades na Allianz Arena de Munique.

08/jun: Tem início do 14º Campeonato Europeu de Futebol organizado conjuntamente pela Polónia e Ucrânia. No jogo inaugural a Polónia empata com a Grécia por 1-1.

01/Jul: Realiza-se em Kiev o jogo da final do Campeonato da Europa 2012 organizado pela Polónia e pela Ucrânia, no qual participam a Espanha e a Itália. Vence a Espanha por 4-0.

27/jul: Têm início os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, realizados na cidade de Londres, capital do Reino Unido.

Acidentes, Catástrofes e Atentados:

13/Jan: O navio de cruzeiro Costa Concordia naufraga no Mar Mediterrâneo, próximo da ilha de Giglio em Itália, provocando a morte a 32 pessoas e fazendo vários feridos.

20/Jan: Uma série de ataques terroristas coordenados na cidade de Kano, no norte da Nigéria, provocam um total de 143 mortos.

02/fev: Confrontos entre adeptos de duas equipas de futebol no Egito provocam a morte de 74 pessoas e ferem mais de mil pessoas.

15/Fev: Um incêndio na prisão de Comayagua, a cerca de 75 a norte da capital das Honduras, faz 359 vítimas mortais.

02/Abr: Um avião ATR-72 com 43 pessoas a bordo cai na Sibéria e provoca 31 vítimas mortais.

20/abr: Um avião com pelo menos 126 pessoas a bordo caiu perto do aeroporto internacional Benazir Bhutto, em Rawalpindi, próximo a Islamabad, capital do Paquistão, não havendo sobreviventes.

30/out: O Furacão Sandy passa pelas Caraíbas e desloca-se para costa leste dos Estados Unidos causando no total 182 vítimas mortais.

14/dez: Um jovem de 20 anos mata 28 pessoas, das quais 20 eram crianças, numa escola primária em Connecticut, nos Estados Unidos.

Outros Acontecimentos:

10/Jan: A Galeria de Arte Nacional de Atenas anuncia o roubo de duas pinturas incluindo um dom de lona Grécia, pintada pelo pintor Pablo Picasso.

19/Jan: As autoridades norte-americanas encerram o site de partilha de ficheiros megaupload sob acusação de pirataria informática e o seu fundador é preso.

14/out: O austríaco Felix Baumgartner salta da estratosfera, a 39 mil metros de altura, em queda livre e quebra a barreira do som.

Nascimentos:

  • [Ainda sem nascimentos de personalidades relevantes registados]

Falecimentos:

09/Jan: Morre num hospital de Paris o presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá. Sanhá encontrava-se internado desde Novembro do ano anterior.

20/jan: Morre Etta James cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel, vulgarmente apelidada de ‘Miss Peaches’.

11/fev: Morre, com apenas 48 anos, Whitney Houston, cantora e atriz norte-americana, celebrizada no filme «O Guarda-Costas» onde, além de protagonista, cantava a música da banda sonora «I Will Always Love You».

11/Abr: Morre Amede Ben Bella, uma das figuras mais relevantes do processo de independência da Argélia relativamente a França.

25/Ago: Morre, na sequência de complicações cardíacas e com 82 anos de idade, Neil Armstrong, primeiro homem a pisar a Lua.

11/dez: Ravi Shankar, músico indiano, compositor, célebre tocador da sitar, e fundador da Orquestra Nacional da Índia, instituição que teve um papel muito importante no estímulo dado à apreciação da música indiana pelo mundo ocidental.

27/dez: Morre Norman Schwarzkopf, general norte-americano tornado famoso por ter liderado as forças da coligação formada para libertar o Kuwait da ocupação efetuada pelas tropas iraquianas em 1990.

 …♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Efemérides do Século XXI no Mundo
 | ← 2007 | ← 2008 | ← 2009 | ← 2010 | ← 2011 | ←.→ | 2013 → | 2014 → | 2015 → | 2016 → | 2017 → |
Efemérides em 2012 noutros países
Bandeira-PT Bandeira-BR Bandeira-AO Bandeira-MZ

 

3744 Visualizações 1 Total
3744 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.