2011 – Efemérides / Acontecimentos Históricos Mundiais

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 2011 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Destaques do ano: Primavera Árabe; Crise do Euro; Morte de Bin Laden.

História Política:

04/Jan: O Tunisino Mohamed Bouazizi morre 17 dias depois de se ter auto imolado em protesto contra o impedimento em fazer venda ambulante. Este acto de desespero viria a ser o rastilho para os protestos da população e que viriam a ficar conhecidos por Revolução Jasmim e que levaram à queda do presidente da Tunísia, Ben Ali.

09/jan: É realizado um referendo no Sudão do Sul (entre os dias 9 e 15 de janeiro) sobre a independência do país relativamente ao Sudão. O sim venceu por uns expressivos 98,8%.

14/Jan: Após vários dias de protestos (que viriam a ficar conhecidos com a Revolução Jasmim), o até então presidente da Tunísia, Ben Ali, abandona o poder e o país, abrindo caminho a importantes reformas políticas no país.

01/Fev: Estimulados pela renúncia do presidente da Tunísia, várias centenas de milhar de egípcios reúnem-se na Praça Tahrir, no Cairo, dando origem a uma vaga de protestos contra o regime político imposto por Hosni Mubarak, protestos estes que levariam à queda do presidente 10 dias depois.

11/Fev: Após vários dias de protestos em várias cidades do Egipto, Hosni Mubarak, presidente do país desde 1981, abandona o poder e o país, abrindo caminho a importantes reformas políticas no país.

14/Fev: Início de manifestações no Bahrein convocadas pelos xiitas contra a monarquia sunita. São destacadas tropas dos países do Golfo para ajudar.

15/Fev: Rebenta no leste da Líbia uma rebelião contra o regime de Muammar Kadafi, no poder há 42 anos. A oposição cria o Conselho Nacional de Transição (CNT), que será reconhecido pela ONU e outros 60 países.

20/Fev: Iniciam-se em Marrocos manifestações de milhares de jovens para pedir mais democracia e menos corrupção. Em junho é adotada por referendo uma nova Constituição que reforça os poderes do primeiro-ministro e do parlamento.

15/Mar: Tem início na Síria um movimento de protesto contra o regime de Bashar al-Assad, que será violentamente reprimido ao longo dos meses seguintes.

19/Mar: Tem início uma intervenção militar na Líbia, liderada por Washington, Paris e Londres, sob o comando da ONU, para parar a repressão do regime contra os rebeldes.

29/Mar: Duas semanas após o início dos protestos populares, e no dia em que são mobilizadas centenas de milhares de pessoas em manifestações de apoio ao Presidente, o governo da Síria apresenta a sua demissão.

19/Abr: O líder cubano Fidel Castro, com 85 anos, abandona seu último cargo no poder, a chefia do Partido Comunista, durante o VI Congresso do partido.

28/Abr: Estudantes chilenos dão início a um conjunto de protestos em massa, em mais de duas décadas no Chile, reivindicando educação pública gratuita e de qualidade.

29/Abr: Casamento do príncipe William, filho do príncipe Charles e herdeiro ao trono inglês, e de Kate Middleton, que passam a ser duques de Cambridge.

15/Mai: Mobilização dos indignados em Espanha, que expressam descontentamentos sociais, políticos e económicos. O movimento alastraria a outras cidades espanholas em pouco tempo a diversos outros países.

22/Jun: O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anuncia a retirada de um terço dos soldados americanos (cerca de 33.000) do Afeganistão antes do verão de 2012.

26/Jun: É aprovado no Parlamento grego um novo pacote de medidas de austeridade que origina violentos protestos e confrontos com as autoridades nas ruas de Atenas.

30/Jun: O presidente venezuelano Hugo Chávez anuncia a partir de Havana que tem cancro, dando origem a uma série de tratamentos de quimioterapia.

09/Jul: O Sudão do Sul proclama oficialmente sua independência depois de um conflito de cerca de 50 anos com o Norte do país.

22/Jul: Os rebeldes líbios tomaram o poder em Tripoli, a capital da Líbia, controlando o aeroporto, a televisão e a rádio estatal.

28/Jul: O militar na reserva toma posse como presidente do Peru, quase dois meses depois de ter conquistado a liderança do país numa segunda volta eleitoral também disputada pela candidata de direita Keiko Fujimori.

03/Ago: É iniciado o processo judicial contra Hosni Mubarak, ex-presidente egípcio. Mubarak é acusado de corrupção e assassinato de manifestantes.

04/Ago: A morte de um jovem negro durante uma operação policial em Tottenham, a norte de Londres, provoca as maiores revoltas dos últimos 30 anos no Reino Unido. Morreram 5 pessoas e mais de 2 mil foram detidas.

23/Set: O presidente palestiniano, Mahmud Abbas, pede oficialmente à ONU em Nova Iorque o ingresso da Palestina naquela organização.

15/Out: Inspirados pelo movimento dos ‘indignados’ iniciado em Madrid, milhares de pessoas na Europa e nos EUA manifestaram-se contra a especulação dos mercados financeiros.

20/Out: O líder líbio Muammar Kadafi é capturado e assassinado pelos rebeldes no seu bastião em Sirte, sua cidade natal no norte da Líbia.

20/Out: Ao fim de várias décadas violência em Espanha, os separatistas bascos da ETA anunciam o ‘fim definitivo da sua luta armada’.

21/Out: O presidente norte-americano Barack Obama confirma a retirada total de 39.000 soldados americanos do Iraque antes do fim do ano.

23/Out: A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é reeleita para outro mandato de 4 anos ao vencer as eleições com 54,1%.

04/Nov: O chefe máximo da guerrilha colombiana das FARC desde 2008, Guillermo León Sáenz Vargas, conhecido como ‘Alfonso Cano’ foi morto por tropas do exército.

06/Nov: O líder sandinista Daniel Ortega foi reeleito presidente da Nicarágua com mais de 60% dos votos, em eleições denunciadas pela oposição denunciou como fraudulentas.

08/Nov: Um relatório da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) manifesta “sérias preocupações” com as características militares do programa nuclear iraniano. Na sequência deste relatório, os países ocidentais reforçam as suas sanções contra o Irão.

09/Nov: O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreu, renuncia ao cargo, depois de ter surpreendido a Europa com seu projeto de referendo sobre o plano europeu de resgate. Lucas Papademos, ex-vice-presidente do BCE, é nomeado para liderar o novo governo de unidade nacional.

12/Nov: O chefe do governo italiano Silvio Berlusconi renuncia ao cargo, depois da adoção pelo parlamento de medidas destinadas a acalmar os mercados e a comunidade internacional. No dia 13, Mario Monti é formalmente nomeado para o cargo.

18/Nov: A poucas semanas das eleições legislativas, manifestantes egípcios voltam a acampar na praça Tahrir, exigindo que os poderes da Junta Militar que lidera o país desde a queda de Mubarak sejam reduzidos.

20/Nov: O Partido Popular espanhol de Mariano Rajoy vence as eleições legislativas com maioria absoluta.

23/Nov: Na sequência de manifestações populares iniciadas em Janeiro, o presidente iemenita Ali Abdulah Saleh assina em Riad o acordo de transferência de poder que prevê sua saída do poder em fevereiro de 2012.

25/Nov: O partido islamita marroquino, Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD), vence as eleições legislativas, sendo nomeado Abdelilah Benkirane como primeiro-ministro.

28/Nov: A primeira volta das eleições legislativas no Egito dá a vitória aos islamitas, os quais conseguem 65% dos votos.

29/Nov: Um assalto à embaixada britânica em Teerão, no Irão, por milicianos islamistas provoca grande indignação internacional.

09/dez: Os líderes europeus chegam a acordo sobre um tratado de disciplina orçamental entre os países da Zona Euro. David Cameron, primeiro-ministro britânico, recusou alinhar nesse acordo.

História Militar:

  • [Ainda sem acontecimentos militares relevantes registados]

Religião:

01/Mai: Na praça de S. Pedro, em Roma, teve lugar a cerimónia de beatificação do papa João Paulo II, num processo de beatificação que decorreu em tempo recorde.

16/ago: Tem início, na cidade de Madrid, capital de Espanha, a XXVI Jornada Mundial da Juventude.

Economia, Empresas e Negócios:

01/jan: A Estónia adota o Euro como sua moeda oficial, tornando-se assim no 17º membro da Zona Euro.

01/jan: É criada a ESMA (European Securities and Markets Authority) entidade europeia responsável pela supervisão dos mercados de capitais no interior da União Europeia

05/Mai: A UE e o FMI concedem a Portugal um crédito de 78 mil milhões de euros, em troca de um plano de austeridade.

10/mai: A multinacional norte-americana Microsoft compra o Skype a grupo de investidores por US$ 8,5 mil milhões.

02/Ago: Após várias semanas de duras negociações, o Congresso norte-americano autoriza aumentar o limite da dívida pública, evitando que o país entre em incumprimento.

27/Out: Em Bruxelas, os 17 da Zona Euro chegam a acordo dos para reforçar o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FESF), a recapitalização dos bancos e a condenação da dívida grega.

05/Dez: Em Paris, Nicolas Sarkozy e Angela Merkel anunciam um acordo para salvar o euro, com um projeto de revisão dos tratados com sanções automáticas se o défice público ultrapassar 3% do PIB.

Ciência e Tecnologia:

02/Mar: Steve Jobs, CEO da Apple, apresentou o iPad2 em S. Francisco.

18/mar: A sonda New Horizons, lançada em direção a Plutão, cruza a órbita de Úrano, após uma viagem de 5 anos.

18/mar: A sonda MESSENGER da NASA chega à órbita de Mercúrio.

10/mai: É efetuada a última missão do Space Shutlle Endeavour com acoplagem na ISS para instalar o espectrometro Alfa para pesquisar a Matéria Negra do espaço.

08/Jul: O vaivém espacial Atlantis, da NASA, parte para a sua 135ª e última missão.

26/nov: Lançamento do Mars Science Laboratory, uma missão da NASA que têm como objetivo estudar a existência de vida em Marte no passado e presente.

Artes, Cultura e Entretenimento:

13/fev: Realiza-se em Los Angeles a 53º edição do Grammy Awards com o Arcade Fire a ser a grande surpresa, levando o prémio de Álbum do Ano.

27/Fev: “O Discurso do Rei” é o grande vencedor na 83ª edição dos Óscares, vencendo nas categorias de melhor filme, realização, ator principal (para Colin Firth) e argumento original.

28/Mar: O arquiteto português Eduardo de Souto Moura vence o prémio Pritzker, o maior galardão mundial na área da arquitetura.

05/Out: O escritor sueco Tomas Transtomer é distinguido com o prémio Nobel da literatura de 2011.

Desporto:

10/Jan: José Mourinho, treinador português, é galardoado com o prémio de melhor treinador de futebol do mundo atribuído pela FIFA pela primeira vez este ano, premiando assim um ano recheado de sucessos. Lionel Messi vence o prémio de melhor jogador do ano.

18/Mai: Na primeira final da Liga Europa com duas equipas portuguesas, o FC Porto derrotou o Sporting de Braga por 1-0, arrecadando o seu quarto título europeu.

28/Mai: O Barcelona sagrou-se campeão europeu ao vencer o Machester United por 3-1, no estádio de Wembley. Pedro Rodriguez, Lionel Messi e David Villa marcaram pelo Barça, Wayne Rooney pelos ingleses.

09/set: Tem início o 7ª Campeonato do Mundo de Rugby masculino na Nova Zelândia.

Acidentes, Catástrofes e Atentados:

01/jan: Um atentado terrorista contra uma igreja copta na cidade de Alexandria, no Egito, provoca 21 mortos e 97 feridos.

12/jan: Várias enchentes e deslizamentos de terras provocados pelas fortes chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro fazem mais de 900 vítimas mortais e perto de 350 desaparecidos.

22/Fev: Um sismo de magnitude 6,3 na escala de Richter atingiu a Nova Zelândia, fazendo centenas de mortos e desaparecidos.

11/Mar: Um tsunami gigante provocado por um terremoto de magnitude 9, próximo da costa nordeste do Japão, faz cerca de 30.000 mortos e afeta a central de Fukushima, provocando a catástrofe nuclear mais grave dos últimos 25 anos.

22/Jul: Atentado à bomba contra a sede do governo norueguês, seguido de um tiroteio na  ilha de Utoya, próxima a Oslo, onde se reuniam diversos de jovens, perpetrado por um extremista de direita, Anders Behring Breivik, provocando um total de 77 mortos.

25/Ago: No México, membros do cartel Los Zetas incendeiam um casino de Monterrey, provocando a morte de 52 pessoas. No dia 20 de setembro os corpos de 35 pessoas foram lançados na rua em plena luz do dia no estado de Veracruz.

07/set: Na Rússia, um avião cai pouco depois da descolagem no aeroporto de Yaroslavl, matando 44 pessoas. Entre as vítimas encontravam-se os membros da equipe de hóquei do Lokomotiv Yaroslavl.

10/set: Um barco com 500 passageiros naufraga perto da ilha de Zanzibar na Tanzânia provocando 163 mortos.

12/set: No Quénia, um incêndio provocado por uma explosão num posto de gasolina provoca 100 vítimas mortais.

23/Out: Um terramoto de magnitude 7,3 atingiu o leste da Turquia, atingindo sobretudo a cidade de Van. Segundo as autoridades turcas, morreram mais de 600 pessoas.

13/Dez: Um atentado perpetrado no centro de Liège, cidade do sudeste da Bélgica, faz seis mortos e centenas de feridos.

Outros Acontecimentos:

01/Mai: O chefe da Al Qaeda, Osama bin Laden, é assassinado no Afeganistão durante uma operação das forças especiais norte-americanas depois de dez anos de perseguição.

12/mai: John Demjanjuk é condenado por tribunal alemão pelo envolvimento no Holocausto e na morte de mais de 28 mil judeus na Alemanha Nazi.

15/Mai: Dominique Strauss-Kahn, diretor geral do FMI, é detido em Nova York por agressão sexual a uma funcionária do hotel Sofitel em Manhattan. Renuncia do FMI no dia 19 de maio. Viria a ser libertado a 01 de julho.

07/Jul: O presidente da News Corporation, James Murdoch, filho do magnata Rupert Murdoch, anuncia o encerramento do tablóide britânico “News of the world”, envolvido num escândalo de escutas ilegais. O jornal saíu pela última vez a 10 de julho.

07/Out: O prémio nobel da Paz é atribuído a duas liberianas – Ellen Johnson-Sirleaf, presidente do país, e Leymah Gbowee, ativista – e à jornalista iemenita Tawakkul Karman.

31/Out: De acordo com estimativas da ONU, a população mundial atinge os 7 mil milhões de pessoas.

Nascimentos:

  • [Ainda sem nascimentos de personalidades relevantes registados]

Falecimentos:

23/Mar: Morre Elizabeth Taylor, com 79 anos de idade, uma das grandes divas do cinema galardoada com o Óscar de melhor actriz por duas vezes.

01/Mai: O chefe da Al Qaeda, Osama bin Laden, é assassinado no Afeganistão durante uma operação das forças especiais norte-americanas depois de dez anos de perseguição.

23/Jul: A cantora britânica Amy Winehouse, com apenas 29 anos de idade, é encontrada morta em casa. Só semanas após a morte foi identificada a causa da morte: excesso de álcool no sangue.

05/Out: Morre aos 56 anos, vítima de cancro do pâncreas, Steve Jobs, fundador e génio criativo da Apple.

20/Out: O líder líbio Muammar Kadafi é capturado e assassinado pelos rebeldes no seu bastião em Sirte, sua cidade natal no norte da Líbia.

17/dez: É anunciada a morte de Kim Jong-il, o ‘Querido Líder’, que governava a Coreia do Norte desde 1994. O poder foi transferido para o filho mais novo, Kim Jong-un.

17/dez: Morre Cesária Évora, cantora cabo-verdiana conhecida como a ‘Diva dos pés descalços’. Meses antes, tinha anunciado o fim da sua carreira artística.

18/dez: O político e escritor Vaclav Havel, um dos nomes marcantes da luta contra o comunismo na Europa de Leste e líder da Revolução de Veludo, que permitiu a transição da Checoslováquia para a democracia, morreu aos 75 anos.

19/dez: Morre Kim Jong-Il, líder supremo da Coreia do Norte durante 17 anos.

 …♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Efemérides do Século XXI no Mundo
 | ← 2006 | ← 2007 | ← 2008 | ← 2009 | ← 2010 | ←.→ | 2012 → | 2013 → | 2014 → | 2015 → | 2016 → |
Efemérides em 2011 noutros países
Bandeira-PT Bandeira-BR Bandeira-AO Bandeira-MZ
2782 Visualizações 1 Total
2782 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática