09 de novembro (efemérides mundiais)

Efemérides comemoradas em 09 de novembro (Lista exaustiva separada por ‘tipos’: política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

História Política:

  • 1989: Queda do Muro de Berlim que dividiu a cidade de Berlim durante 28 anos e foi o símbolo maior da cortina de ferro que dividia a Europa desde o final da IIª Guerra Mundial.
  • 2011: O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreu, renuncia ao cargo, depois de ter surpreendido a Europa com seu projeto de referendo sobre o plano europeu de resgate. Lucas Papademos, ex-vice-presidente do BCE, é nomeado para liderar o novo governo de unidade nacional.
  • 2014: Na Catalunha é realizado um referendo sem caráter vinculativo sobre a independência catalã relativamente a Espanha e no qual o sim à independência ganhou com larga margem.

Acidentes, Catástrofes e Atentados:

  • 2013: Um violento tufão (denominado tufão Haiyan) mata mais de 4 mil pessoas e mais de 18 mil feridos nas Filipinas.

Falecimentos:

  • 1970: Morre Charles de Gaulle, presidente francês entre 1959 e 1969 e que se notabilizou quer como líder da resistência aos nazis, quer, mais tarde, como um dos grandes construtores da integração europeia.
607 Visualizações 1 Total
607 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.