2014 – Efemérides / Acontecimentos Históricos Mundiais

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 2014 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

História Política:

22/fev: Na sequência de numerosos protestos da população contra o governo, o parlamento da Ucrânia destitui o presidente Victor Yanukovich e marca uma nova eleição para o mês maio.

17/mar: Realiza-se na Crimeia um referendo cujos resultados demonstram que a maioria da população apoia a desanexação da Ucrânia e pede a anexação à Rússia. No mesmo dia, o presidente russo Vladimir Putin decreta a Crimeia como Estado soberano.

21/mar: O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assina a lei que conclui o processo de anexação da Crimeia pela Rússia.

02/jun: Após 39 anos de reinado, o Rei Juan Carlos de Espanha abdica do trono em favor de seu filho Filipe VI.

18/set: Realiza-se um referendo na Escócia com o objetivo de avaliar a posição dos escoceses sobre a independência da Escócia relativamente  ao Reino Unido, tendo o não à independência vencido com 55% dos votos.

09/nov: Na Catalunha é realizado um referendo sem caráter vinculativo sobre a independência catalã relativamente a Espanha e no qual o sim à independência ganhou com larga margem.

História Militar:

22/set: Os Estados Unidos e seus aliados iniciam os bombardeamentos contra Estado Islâmico na Síria, com o objetivo de impedir a progressão do grupo terrorista.

Religião:

03/abr: O padre jesuíta espanhol José de Anchieta é declarado santo pelo Papa Francisco, passando a ser chamado São José de Anchieta.

27/abr: Numa cerimónia conjunta entre o Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI, são declarados santos o Papa João XXIII e o Papa João Paulo II.

24/mai: O Papa Francisco efetua uma viagem peregrina de 3 dias à Terra Santa, visitando as cidades de Amã, Jerusalém e Belém.

19/out: Numa cerimónia realizada no Vaticano, o Papa Francisco beatifica o Papa Paulo VI.

Economia, Empresas e Negócios:

01/Jan: A Letónia torna-se no 18º país a integrar a Zona Euro.

19/Fev: O Facebook anuncia a compra do WhatsApp por 16 mil milhões de dólares.

Ciência e Tecnologia:

17/abr: A NASA anuncia a descoberta de um planeta com tamanho semelhante ao da Terra e no qual pode existir água em estado líquido, sendo o primeiro planeta descoberto potencialmente habitável.

12/nov: A sonda espacial Philae, integrada na missão Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) , pousa com sucesso na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Artes, Cultura e Entretenimento:

02/mar: Realiza-se em Los Angeles a 88ª cerimónia de entrega do Oscar Academy Awards na qual o grande vencedor foi «12 anos de escravidão» que vence na categoria melhor filme.

Desporto:

13/jan: Realiza-se a cerimónia de entrega do prémio FIFA Ballon d’Or. O vencedor do prémio foi o português Cristiano Ronaldo.

08/jul: Derrota história da seleção brasileira de futebol frente à seleção alemã, por 7-1, num jogo da semifinal do Campeonato do Mundo de Futebol 2014.

13/jul: A seleção alemã de futebol vence, pela 4ª vez na sua história, o Campeonato do Mundo de Futebol. No jogo da final, realizado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a Alemanha vence a Argentina por 1-0.

Acidentes, Catástrofes e Atentados:

08/Mar: Um avião da companhia aérea Malaysia Airlines, que fazia a rota Kuala Lumpur – Pequim, desaparece no mar, com 239 passageiros a bordo.

14/abr: Um grupo radical islâmico sequestra mais de 200 meninas na Nigéria gerando uma onda de indignação a nível internacional.

15/mai: Uma explosão numa mina de carvão em Soma, na Turquia, provoca a morte a 301 mineiros que se encontravam no interior da mina.

17/jul: Um avião da companhia aérea Malaysia Airlines, que fazia a rota Amsterdão – Kuala Lumpur, é abatido por um míssil disparado por um sistema antiaéreo perto fronteira entre Ucrânia e Rússia, provocando 298 vítimas mortais.

24/jul: Um avião da companhia aérea Air Algérie, que fazia a rota Burkina Faso – Argel, cai no Mali, provocando a morte a 118 pessoas.

16/dez: Um ataque do grupo terrorista Talibã numa escola militar em Peshawar, no Paquistão, provoca a morte a 143 pessoas, das quais 132 eram crianças.

28/dez: Um avião da companhia aérea AirAsia cai no Estreito de Karimata, na Indonésia, provocando a morte a todos os seus 162 ocupantes.

Outros Acontecimentos:

  • [Ainda sem outros acontecimentos relevantes registados]

Nascimentos:

  • [Ainda sem nascimentos de personalidades relevantes registados]

Falecimentos:

05/jan: Morre, em Lisboa, com 71 anos de idade, Eusébio, também conhecido como ‘Pantera Negra’, futebolista português, unanimemente considerado como o melhor jogador de futebol português.

11/Jan: Morre em Tel-Aviv o ex-primeiro ministro israelita, Ariel Sharon, após 8 anos em coma. Tinha 85 anos.

02/fev: Morre, com apenas 46 anos de idade, o ator norte-americano Philip Seymour Hoffman, vencedor do Óscar de Melhor Ator em 2006.

17/abr: Morre, com 87 anos de idade, o escritor e ativista político colombiano Gabriel García Márquez. Galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1982, é considerado como um dos maiores escritores do séc. XX.

07/jul: O ex-jogador de futebol Di Stéfano morre em Madrid aos 88 anos. Considerado como um dos melhores jogadores de futebol de sempre, celebrizou-se nas seleções da Argentina e de Espanha e sobretudo ao serviço do Real Madrid.

11/ago: O ator e comediante norte-americano Robin Williams morre aos 63 anos, aparentemente por suicídio na sequência de uma forte depressão em que se encontrava.

22/dez: Morre Joe Cocker, célebre cantor britânico, com uma vasta carreira e com canções que se tornaram verdadeiros clássicos, sobretudo na área do rock, blues e soul.

 …♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Efemérides do Século XXI no Mundo
 | ← 2014 | ← 2015 | ← 2016 | ← 2017 | ← 2018 | ←.→ | 2020 → | 2021 → | 2022 → | 2023 → | 2024 → |
Efemérides em 2019 noutros países
Bandeira-PT Bandeira-BR Bandeira-AO Bandeira-MZ
1866 Visualizações 1 Total
1866 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.