2014 – Efemérides / Acontecimentos Históricos Mundiais

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 2014 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

História Política:

22/fev: Na sequência de numerosos protestos da população contra o governo, o parlamento da Ucrânia destitui o presidente Victor Yanukovich e marca uma nova eleição para o mês maio.

17/mar: Realiza-se na Crimeia um referendo cujos resultados demonstram que a maioria da população apoia a desanexação da Ucrânia e pede a anexação à Rússia. No mesmo dia, o presidente russo Vladimir Putin decreta a Crimeia como Estado soberano.

21/mar: O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assina a lei que conclui o processo de anexação da Crimeia pela Rússia.

02/jun: Após 39 anos de reinado, o Rei Juan Carlos de Espanha abdica do trono em favor de seu filho Filipe VI.

18/set: Realiza-se um referendo na Escócia com o objetivo de avaliar a posição dos escoceses sobre a independência da Escócia relativamente  ao Reino Unido, tendo o não à independência vencido com 55% dos votos.

09/nov: Na Catalunha é realizado um referendo sem caráter vinculativo sobre a independência catalã relativamente a Espanha e no qual o sim à independência ganhou com larga margem.

História Militar:

22/set: Os Estados Unidos e seus aliados iniciam os bombardeamentos contra Estado Islâmico na Síria, com o objetivo de impedir a progressão do grupo terrorista.

Religião:

03/abr: O padre jesuíta espanhol José de Anchieta é declarado santo pelo Papa Francisco, passando a ser chamado São José de Anchieta.

27/abr: Numa cerimónia conjunta entre o Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI, são declarados santos o Papa João XXIII e o Papa João Paulo II.

24/mai: O Papa Francisco efetua uma viagem peregrina de 3 dias à Terra Santa, visitando as cidades de Amã, Jerusalém e Belém.

19/out: Numa cerimónia realizada no Vaticano, o Papa Francisco beatifica o Papa Paulo VI.

Economia, Empresas e Negócios:

01/Jan: A Letónia torna-se no 18º país a integrar a Zona Euro.

19/Fev: O Facebook anuncia a compra do WhatsApp por 16 mil milhões de dólares.

Ciência e Tecnologia:

17/abr: A NASA anuncia a descoberta de um planeta com tamanho semelhante ao da Terra e no qual pode existir água em estado líquido, sendo o primeiro planeta descoberto potencialmente habitável.

12/nov: A sonda espacial Philae, integrada na missão Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) , pousa com sucesso na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Artes, Cultura e Entretenimento:

02/mar: Realiza-se em Los Angeles a 88ª cerimónia de entrega do Oscar Academy Awards na qual o grande vencedor foi «12 anos de escravidão» que vence na categoria melhor filme.

Desporto:

13/jan: Realiza-se a cerimónia de entrega do prémio FIFA Ballon d’Or. O vencedor do prémio foi o português Cristiano Ronaldo.

08/jul: Derrota história da seleção brasileira de futebol frente à seleção alemã, por 7-1, num jogo da semifinal do Campeonato do Mundo de Futebol 2014.

13/jul: A seleção alemã de futebol vence, pela 4ª vez na sua história, o Campeonato do Mundo de Futebol. No jogo da final, realizado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a Alemanha vence a Argentina por 1-0.

Acidentes, Catástrofes e Atentados:

08/Mar: Um avião da companhia aérea Malaysia Airlines, que fazia a rota Kuala Lumpur – Pequim, desaparece no mar, com 239 passageiros a bordo.

14/abr: Um grupo radical islâmico sequestra mais de 200 meninas na Nigéria gerando uma onda de indignação a nível internacional.

15/mai: Uma explosão numa mina de carvão em Soma, na Turquia, provoca a morte a 301 mineiros que se encontravam no interior da mina.

17/jul: Um avião da companhia aérea Malaysia Airlines, que fazia a rota Amsterdão – Kuala Lumpur, é abatido por um míssil disparado por um sistema antiaéreo perto fronteira entre Ucrânia e Rússia, provocando 298 vítimas mortais.

24/jul: Um avião da companhia aérea Air Algérie, que fazia a rota Burkina Faso – Argel, cai no Mali, provocando a morte a 118 pessoas.

16/dez: Um ataque do grupo terrorista Talibã numa escola militar em Peshawar, no Paquistão, provoca a morte a 143 pessoas, das quais 132 eram crianças.

28/dez: Um avião da companhia aérea AirAsia cai no Estreito de Karimata, na Indonésia, provocando a morte a todos os seus 162 ocupantes.

Outros Acontecimentos:

  • [Ainda sem outros acontecimentos relevantes registados]

Nascimentos:

  • [Ainda sem nascimentos de personalidades relevantes registados]

Falecimentos:

05/jan: Morre, em Lisboa, com 71 anos de idade, Eusébio, também conhecido como ‘Pantera Negra’, futebolista português, unanimemente considerado como o melhor jogador de futebol português.

11/Jan: Morre em Tel-Aviv o ex-primeiro ministro israelita, Ariel Sharon, após 8 anos em coma. Tinha 85 anos.

02/fev: Morre, com apenas 46 anos de idade, o ator norte-americano Philip Seymour Hoffman, vencedor do Óscar de Melhor Ator em 2006.

17/abr: Morre, com 87 anos de idade, o escritor e ativista político colombiano Gabriel García Márquez. Galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1982, é considerado como um dos maiores escritores do séc. XX.

07/jul: O ex-jogador de futebol Di Stéfano morre em Madrid aos 88 anos. Considerado como um dos melhores jogadores de futebol de sempre, celebrizou-se nas seleções da Argentina e de Espanha e sobretudo ao serviço do Real Madrid.

11/ago: O ator e comediante norte-americano Robin Williams morre aos 63 anos, aparentemente por suicídio na sequência de uma forte depressão em que se encontrava.

22/dez: Morre Joe Cocker, célebre cantor britânico, com uma vasta carreira e com canções que se tornaram verdadeiros clássicos, sobretudo na área do rock, blues e soul.

 …♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Efemérides do Século XXI no Mundo
 | ← 2014 | ← 2015 | ← 2016 | ← 2017 | ← 2018 | ←.→ | 2020 → | 2021 → | 2022 → | 2023 → | 2024 → |
Efemérides em 2019 noutros países
Bandeira-PT Bandeira-BR Bandeira-AO Bandeira-MZ
1667 Visualizações 1 Total
1667 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática