17 de dezembro (efemérides mundiais)

Efemérides comemoradas em 17 de dezembro (Lista exaustiva separada por ‘tipos’: política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

História Política:

  • 2010: O Tunisino Mohamed Bouazizi lança fogo sobre si próprio em protesto contra o impedimento em fazer venda ambulante. Este acto de desespero, que o levaria à morte alguns dias depois, viria a ser o rastilho para os protestos da população e que viriam a ficar conhecidos por Revolução Jasmim e que levaram à queda do presidente da Tunísia, Ben Ali em 14 de Janeiro do ano seguinte.

Ciência e Tecnologia:

  • 1903: Execução, pelos irmãos Wright, do primeiro voo controlado da história com um aparelho mais pesado do que o ar.

Falecimentos:

  • 2011: É anunciada a morte de Kim Jong-il, o ‘Querido Líder’, que governava a Coreia do Norte desde 1994. O poder foi transferido para o filho mais novo, Kim Jong-un.
  • 2011: Morre Cesária Évora, cantora cabo-verdiana conhecida como a ‘Diva dos pés descalços’. Meses antes, tinha anunciado o fim da sua carreira artística.
496 Visualizações 1 Total
496 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.