19 de janeiro (efemérides mundiais)

Efemérides comemoradas em 19 de janeiro (Lista exaustiva separada por ‘tipos’: política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

História Política:

  • 1966: Indira Gandhi (1917-1984) é eleita primeira-ministra da Índia. Filha de Jawaharlal Nehru, Indira Gandhi governou o país entre 1966 e 1977 e entre 1980 e a data da sua morte em 1984.
  • 1974: Batalha naval entre Chineses e Sul-Vietnamitas pela posse das ilhas Paracelso no mar da China. Na batalha Saigão perde duas embarcações na luta a abandonará algumas ilhas a favor de Pequim.
  • 1983: Klaus Barbie, um alto oficial das SS e da Gestapo durante o regime nazi, envolvido em inúmeros crimes de guerra e contra a Humanidade, é preso na Bolívia.

Economia:

  • 1974: As autoridades francesas anunciam a flutuação do franco por seis meses. No dia 22 é a vez de Espanha fazer o mesmo anúncio relativamente à peseta.

Artes e Cultura:

  • 1900: Estreia a ópera “Tosca” de Giacomo Puccini no Teatro Costanzi de Roma. A obra, inspirada no drama com o mesmo nome do escritor francês Victorien Sardou é famosa pela sua intensidade dramática, pela sua violência e por conter algumas das árias mais belas do reportório italiano.

Outros Acontecimentos:

  • 2012: As autoridades norte-americanas encerram o site de partilha de ficheiros megaupload sob acusação de pirataria informática e o seu fundador é preso.
636 Visualizações 1 Total
636 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.