2015 – Efemérides / Acontecimentos Históricos Mundiais

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 2015 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

História Política:

01/jan: Entra em vigor a União Económica Eurasiática liderada pela Rússia, e que inclui diversas outros países da ex-União Soviética, nomeadamente a Bielorrússia, Arménia, Cazaquistão e Quirguistão.

25/jan: O Siriza, uma coligação de partidos políticos de extrema-esquerda, vence as eleições na Grécia e o seu líder, Alexis Tsipras é empossado primeiro-ministro.

11/abr: Barack Obama, presidente norte-americano, e Raul Castro, presidente cubano, fazem encontro histórico na 7ª Cimeira das Américas, no Panamá.

História Militar:

26/jan: Após 4 meses de conflitos contra o Estado Islâmico, o exército curdo reconquista a cidade síria de Kobani. Essa foi considerada como a maior derrota dos radicais jihadistas até então.

21/mai: O Estado Islâmico conquista a cidade histórica síria de Palmira. Com esta conquista, o grupo terrorista passa a controlar mais de 50% do território da Síria.

Religião:

  • [Ainda sem acontecimentos religiosos relevantes registados]

Economia, Empresas e Negócios:

01/jan: A Lituânia adota o Euro como sua moeda oficial, tornando-se assim no 19º Membro da Zona Euro.

13/jul: Os países dos ‘Eurogrupo’ chegam a acordo para libertar o terceiro pacote de ajuda económica ao país, evitando a bancarrota do país e a sua saída da Zona Euro.

Ciência e Tecnologia:

01/fev: A sonda Dawn da NASA, lançada em setembro de 2007, sobrevoa o planeta anão Ceres, localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.

14/abr: É efetuado o lançamento do famoso jogo Mortal Kombat X para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One.

14/jul: Após cerca de 9 anos e meio de viagem, a sonda New Horizons da NASA sobrevoa o planeta anão Plutão e Caronte, a sua maior lua.

29/jul: A Microsoft lança o Windows 10, o seu novo sistema operacional que promete solucionar muitos dos problemas do seu antecessor Windows 8.

28/set: A NASA anuncia a descoberta de água em estado líquido em Marte, e que pelo menos durante o verão poderão existir vários cursos de água no superfície do planeta.

Artes, Cultura e Entretenimento:

08/fev: Realiza-se em Los Angeles a 57.ª edição do Grammy Awards. O grande vencedor da cerimónia foi o cantor e compositor britânico Sam Smith, que venceu em quatro categorias: Revelação, Álbum Vocal Pop, Canção do Ano e Gravação do Ano.

22/fev: Realiza-se em Los Angeles a 87ª edição da cerimónia de entrega do Oscar Academy Awards tendo como principais vencedores: Birdman, na categoria de melhor filme; Eddie Redmayne, de melhor ator e Julianne Moore, de melhor atriz.

Desporto:

12/jan: Realiza-se na Suíça a cerimónia de entrega do prémio FIFA Ballon d’Or. O vencedor do prémio foi, pela 3ª vez, o português Cristiano Ronaldo.

29/mai: Joseph Blatter é reeleito presidente da FIFA. Apenas 3 dias depois, na sequência de várias denúncias de corrupção, anuncia a convocação de uma assembleia geral extraordinária para eleger um novo presidente.

06/jun: Realiza-se no Estádio Olímpico de Berlim a final da Liga dos Campeões de Futebol da UEFA. No confronto, entre o Barcelona e a Juventus, vence a equipa espanhola, sagrando-se campeã europeia pela 5ª vez na sua história.

06/jun: Tem início, no Canadá, o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino de 2015. No jogo inaugural, o Canadá venceu a China por 1-0.

11/jun: Tem início, no Chile, a 44ª edição da Copa América de Futebol. No jogo inaugural,  o Chile vence o Equador por 2-0.

04/jul: Realiza-se no Estádio Nacional do Chile, na cidade de Santiago do Chile, a final da 44ª edição da Copa América de Futebol, jogo em que a seleção chilena de futebol se sagra campeã pela 1ª vez na sua história.

05/jul: A seleção feminina de futebol dos EUA sagra-se campeã do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino de 2015 realizado no Canadá.

Acidentes, Catástrofes e Atentados:

07/jan: O periódico francês Charlie Hebdo é alvo de um atentado terrorista, levado a cabo por radicais islâmicos, e que fizeram 12 vítimas mortais.

04/fev: O avião da companhia TransAsia Airways cai no rio Jilong em Taipei, capital de Taiwan. No acidente morreram 43 pessoas e 15 ficaram feridos.

20/mar: Atentados suicidas em mesquitas xiitas, reivindicadas pelo Estado Islâmico, em Saná, capital do Iémene, provocam 142 vítimas mortais e 351 feridos em estado grave.

24/mar: Um avião da companhia aérea alemã Germanwings cai na região dos Alpes Franceses. Nenhum dos seus 150 passageiros e tripulantes sobrevive ao acidente.

02/abr: Um atentado da al-Shabaab, grupo terrorista com ligações à Al-qaeda, a uma universidade na cidade de Garissa, no Quénia, faz um total de 147 vítimas mortais.

25/abr: Um sismo de magnitude 7,8, atinge o Nepal, Índia, Paquistão e Bangladesh, provocando mais de 5 mil mortes. No Nepal, o país mais atingido, foram afetadas perto de 5 milhões de pessoas.

10/out: Um atentado terrorista em Ancara provoca 102 mortos e mais de 400 feridos, tornando-se no mais mortífero atentado ocorrido na Turquia.

23/out: O Furacão Patrícia, considerado como o mais forte do hemisfério ocidental em termos de pressão barométrica e o mais forte a nível mundial em termos de velocidade de ventos sustentados máximos, atinge a costa mexicana do Oceano Pacífico.

31/out: Um avião da companhia aérea russa Kogalymavia, que viajava do Egito para a Rússia, caiu na região do Sinai matando todas as 224 pessoas que seguiam a bordo.

Outros Acontecimentos:

27/mai: Uma operação policial na Suíça, concretizada com o apoio do FBI, prende vários dirigentes da FIFA, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

29/dez: A Guiné foi declarada livre de Ébola pela Organização Mundial de Saúde, cerca de dois anos depois de a doença ser identificada no país, desencadeando um surto na África Ocidental.

Nascimentos:

  • [Ainda sem nascimentos de personalidades relevantes registados]

Falecimentos:

23/jan: Morre o rei Abdullah da Arábia Saudita. Reinou no país entre 2005 e 2015 mas já governava o país, como príncipe regente desde 1996.

25/jan: Morre Demis Roussos, cantor grego de origem egípcia. Celebrizou-se em géneros tão diversos como Pop, Folk, Rock Progressivo e World Music.

15/mai: Morre em Las Vegas, aos 89 anos de idade, Riley Ben King (conhecido como B. B. King), verdadeira lenda do blues.

23/mai: Morre, em Nova Jersey, nos EUA, com 86 anos de idade, o matemático John Forbes Nash, vencedor do Prémio Nobel da Economia em 1994 e celebrizado pela criação da Teoria dos Jogos.

10/jul: Morre, com 83 anos de idade, o ator egípcio Omar Sharif, celebrizado pelo seu papel como protagonista em «Doutor Jivago».

10/nov: Morre em Hamburgo, com 96 anos de idade, Helmut Schmidt, ex-chanceler da Alemanha Ocidental entre 1974 e 1982.

 …♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Efemérides do Século XX no Mundo
 | ← 2010 | ← 2011 | ← 2012 | ← 2013 | ← 2014 | ←.→ | 2016 → | 2017 → | 2018 → | 2019 → | 2020 → |
Efemérides em 2015 noutros países
Bandeira-PT Bandeira-BR Bandeira-AO Bandeira-MZ
1169 Visualizações 1 Total
1169 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática