25 de abril (efemérides em Portugal)

Efemérides comemoradas em 25 de abril em Portugal (Lista exaustiva separada por ‘tipos’: política, ciência, religião, desporto, nascimentos, etc.)

História Política:

  • 1707 – Dá-se a Batalha de Almansa em Espanha, na qual as forças do arquiduque Carlos, que incluem os contingentes portugueses, sofrem uma pesada derrota.
  • 1917: Constituição do terceiro governo presidido por Afonso Costa, devido ao fim do governo da “União Sagrada” presidido por António José de Almeida.
  • 1974: Golpe de Estado Militar que derrubou as forças leais ao governo e o regime ditatorial que vigorava desde 1926. O Golpe de Estado viria a ficar conhecido como a Revolução dos Cravos e o dia 25 de Abril como o Dia da Liberdade.
  • 1976: Realização das primeiras eleições legislativas do pós 25 de Abril, nas quais o partido vencedor é o PS com 34,89% dos votos, seguido do então PPD com 24,35% dos votos.
  • 1983: Realização de eleições legislativas, nas quais o partido vencedor foi o PS mas com apenas 36,11% dos votos, obrigando o PS a formar um acordo de governo pós-eleitoral com o PSD do qual viria a resultar o chamado Bloco Central.
  • 2011: As cerimónias do 25 de Abril reuniram os três antigos presidentes da República numa cerimónia em Belém: Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, numa reunião inédita, fizeram discursos centrados na crise económica e política do país.

Desporto:

  • 1937: É inaugurado o estádio das Salésias, o primeiro campo relvado em Portugal; participaram no jogo de inauguração o Belenenses e o Benfica, tendo vencido o Belenenses por 1-0.
562 Visualizações 1 Total
562 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.