06 de janeiro (efemérides mundiais)

Efemérides comemoradas em 06 de janeiro (Lista exaustiva separada por ‘tipos’: política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

06 de Janeiro – Dia de Reis

06 de Janeiro - Dia de Reis

06 de Janeiro – Dia de Reis

No dia 06 de Janeiro comemora-se um pouco por todo o mundo o Dia de Reis, uma celebração católica associada às tradições de Natal e que diz que, na noite de 5 para 6 de Janeiro, três Reis Magos vindos do oriente e guiados por uma estrela, visitaram o Menino Jesus recém-nascido. Os três Reis Magos, chamados Belchior, Baltazar e Gaspar, levaram de presente ao Menino, ouro, incenso e mirra.

Tradicionalmente este dia marca o fim do período natalício, sendo o dia em que a família se deve reunir novamente para celebrar o fim dos festejos. Também neste dia se retiram os enfeites de Natal. Em alguns países é neste dia e não no dia de Natal que se faz a troca de presentes.

História Política:

  • 1985: Devido a pressões do Sudão, Israel suspende a operação secreta de salvar a vida aos judeus etíopes.
  • 1988: O Conselho de Segurança da ONU condena por unanimidade Israel por este país ter expulsado palestinianos dos territórios árabes ocupados.

Ciência e Tecnologia:

  • 2012: Após 12 horas de cirurgia, os médicos conseguem remover um tumor com 90 kg da perna direita do vietnamita Nguyen Duy Hai, de 31 anos.

 

1008 Visualizações 1 Total
1008 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.