Estádio da Juventus

Image1 Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Juventus Football Club

País: Itália

Cidade: Turim

Clube: Juventus Football Club

Capacidade: 41,475 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 8 de Setembro de 2011

Custo: 100 Milhões de euros

Descrição

O Estádio da Juventus é um estádio de futebol localizado na cidade de Turim, na Itália, com capacidade para pouco mais de 41 mil espectadores. Construído em 2011, o recinto é propriedade do clube Juventus Football Club, pelo que é o palco dos jogos em casa da equipa.

O Estádio da Juventus é considerado um estádio 4 Estrelas pela UEFA, organismo que tutela o futebol europeu, e inclui ainda um centro comercial e um amplo estacionamento, bem como a loja e o museu do maior campeão italiano de todos os tempos.

Construído para os fãs, o estádio é também uma ode à história do clube, repleto de imagens de conquistas e nomes importantes, desde os painéis nas divisórias dos pisos das bancadas até aos corredores mais simples. Entre as figuras de destaque, estão a dupla de franceses Michel Platini e Zinedine Zidane, o italiano Roberto Baggio, e, principalmente, Alessandro Del Piero, jogador que mais vezes vestiu a camisa preta e branca, 705 vezes em 19 temporadas.

 

História

O Estádio da Juventus foi construído principalmente para resolver a insatisfação dos milhões de adeptos que nunca viram com bons olhos a mudança do antigo Estádio Comunale para o Delle Alpi, que se tornou a casa da Juventus em 1990 no seguimento da sua construção para o Campeonato do Mundo de Itália.

Apesar da maior capacidade do Delle Alpi, que suportava até 67 mil espectadores, a distância entre as bancadas e o relvado, provocada pela pista de atletismo, nunca foi aceite e a média de público caiu drasticamente.

Em 2003, a Juventus começou a fazer planos para a construção de um novo estádio, comprando os terrenos do estádio Delle Alpi à câmara municipal, e três anos depois revelou os planos para construção de uma nova casa. Em 2008, aquele que foi o palco da eliminação do Brasil no Mundial da Itália começou a ser demolido, para que as obras do novo recinto se iniciassem em seguida. Nesse meio tempo, a Juventus disputou os seus jogos em casa no Estádio Olímpico de Turim.

O novo Estádio da Juventus foi oficialmente inaugurado a 8 de Setembro de 2011, com um jogo entre a equipa da casa e o Notts County, que terminou com o empate 1-1 (com golos de Toni e Hughes).

O Notts County foi convidado especial devido aos laços históricos existentes entre ambos os clubes desde 1903, quando John Savage, jogador inglês da Juventus, providenciou que a equipa italiana usasse o equipamento preto-e-branco, com o qual o Notts County joga tradicionalmente.

Nesta ocasião, os adeptos “tifosi” confirmaram a resolução do problema da distância do relvado: a fileira mais próxima do estava a apenas 7,5 metros da linha de fundo, enquanto a mais distante se encontra a 49 metros.

Em 2014, o Estádio da Juventus sediou a final da Liga Europa entre o Sevilha e o Benfica, que a equipa espanhola venceu nos penaltis, depois de um empate sem golos nos 120 minutos.

O museu do estádio destaca os títulos mundiais, bolas de ouro e a ‘Tragédia de Heysel‘, ocorrida em 1985, em Bruxelas, na Bélgica. Um memorial leva o nome dos 38 torcedores mortos em confusão na final da Liga dos Campeões, conquistada pela equipa italiana por 1 a 0, frente ao Liverpool.

A interactividade faz parte também do espaço destinado aos lendários treinadores Marcelo Lippi e Giovanni Trapatoni. Com imagens em tamanho real, eles “dialogam” com torcedores e relembram momentos importantes de suas vitoriosas passagens por Turim.

Por fim, um painel exibe orgulhosas marcas expressivas, como o de maior torcida da Itália, clube com maior número de jogadores campeões do Mundo (24), único penta-campeão italiano consecutivo, entre muitos outros.

4093 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/juventusstadium/

http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2012/11/simples-barato-e-eficiente-estadio-do-juventus-tem-sucesso-imediato.html

4093 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.