Estádio La Bombonera


Descrição: Estádio de Futebol

País: Argentina

Cidade: Buenos Aires

Proprietário: Boca Juniors

Capacidade: 49,000 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 25/05/1940

Descrição

“La Bombonera”, oficialmente chamado de “Estádio Alberto J. Armando”, é um estádio de futebol que pertence ao clube argentino do Boca Juniors. O complexo tem capacidade para receber 49 mil pessoas e possui as medidas mínimas permitidas pela FIFA, 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, com relva natural.

O nome oficial do estádio, que foi construído entre 1938 e 1940, é uma homenagem ao célebre ex-presidente Alberto Jacinto Armando, que dirigiu o clube por duas vezes, sendo o dirigente que mais tempo ocupou a presidência do Boca Juniors. O reconhecimento foi feito no ano 1986, substituindo o antigo nome oficial “Camilo Cichero”, primeiro presidente do clube, que concluiu as obras e batizou o estádio com o seu próprio nome. Já o nome “La Bombonera”, segundo consta, terá sido popularmente adoptado quando o arquitecto projectista se apercebeu de repente das semelhanças entre o estádio uma caixa de bombons, que comia no momento.

A Bombonera é um dos estádios mais míticos de todo o planeta, no qual os adeptos da equipa da casa criam habitualmente um ambiente “infernal”, com as suas coreografias e apoio ao Boca Juniores.

n_boca_juniors_la_bombonera-6154174  kPPEg8i

 

História resumida

O Estádio La Bombonera foi oficialmente inaugurado a 25 de Maio de 1940, com um jogo de carácter particular entre o Boca Juniors e o San Lorenzo, que terminou com a vitória da equipa da casa por 2-0, embora tenha demorado até o final de 1941 para o segundo piso de bancadas ficar concluído. Um terceiro nível foi finalmente construído entre 1951 e 1953.

La Bombonera na época tinha bancadas em apenas três lados do campo. O quarto lado foi deixado em aberto com apenas alguns camarotes e um obelisco (monumento comemorativo, típico do Antigo Egipto), devido à falta de espaço em virtude da presença de edifícios residenciais do outro lado da rua.

O Boca Juniors esteve perto de se mudar para um novo estádio com capacidade para 140.000 pessoas na década de 1970, mas a turbulência política e económica inviabilizou o projecto e terminou com a construção, que tinha acabado de começar.

Em 1996, os camarotes e obelisco no local aberto foram substituídos por uma pequena bancada, maior do que a anterior, mas novamente constituída principalmente por camarotes.

O clube possui ainda um museu, denominado “A Paixão de Boca Juniors”, que está localizado dentro do estádio. É distribuído por dois andares e narra a ascensão do clube desde 1905 até os dias atuais. Uma das exposições no museu é uma bola de futebol gigante com 360 graus de cenas de adeptos e jogadores do clube, durante uma partida. O museu também inclui um “Quadro de fama” e um grande mural de Diego Maradona. Também estão incluídos itens não ligados ao futebol, como a guitarra azul e dourada especialmente encomendada por Lenny Kravitz, quando actuou na Bombonera, em 2005.

 

Um novo projecto

Actualmente, o Boca Juniors tem planos para construir um novo estádio, quase ao lado da Bombonera, com uma capacidade de 75.000 assentos, divididos por dois pisos. Além disso, pretende-se que o novo complexo tenha todas as comodidades modernas e um amplo espaço de estacionamento – algo que falta à La Bombonera. O desejo foi manifestado em 2012, pelo presidente do clube Daniel Angelici, com o objectivo inicialmente de ser concretizado até o ano de 2016.

Segundo informações prestadas pelo clube, respeitando também a vontade dos adeptos, o estádio actual não será demolido, ficando disponível para ser utilizado para outros fins.

No entanto, o clube precisa de atrair primeiro financiamento suficiente e convencer os seus sócios influentes da necessidade de mudar de estádio. Depois de a notícia ter sido divulgada, muitos adeptos manifestaram o seu descontentamento, criando a hashtag #LaBomboneraNoSeToca (Na Bombonera não se toca) nas redes sociais. O estádio actual é uma atracção turística até pelas memórias que guarda, por ter sido ali que alinharam jogadores como Carlos Tévez, Juan Roman Riquelme e Diego Maradona.

 

bombonera%202222 bombonera-150473 BOMBONERA-propuesta-incluye-espacios-comunidad_CLAIMA20150611_0256_15_thumb

Projecto do novo estádio

7455 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/bombonera/

7455 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.