Estádio Wembley

LONDON, ENGLAND - FEBRUARY 23 : General view of the pitch during a Carling Cup Final preview at Wembley Stadium on February 23, 2011 in London, England. (Photo by Jan Kruger - The FA/The FA via Getty Images) Descrição: Estádio de Futebol

País: Inglaterra

Cidade: Londres

Capacidade: 90,000 lugares

Data de Construção: 2007

Site Oficial: http://www.wembleystadium.com

Descrição

O Estádio de Wembley, também conhecido como Estádio Nacional, é o maior estádio de futebol Inglaterra e o segundo maior da Europa, superado apenas pelo Camp Nou do Barcelona, em Espanha. O recinto tem a capacidade para cerca de 90,000 pessoas e ficou concluído em 2007, depois de quatro anos de obras. Após vários atrasos que levaram ao adiamento da abertura do estádio por quase dois anos, Wembley foi finalmente concluído.

O novo estádio foi projectado pelas empresas de arquitectura Foster and Partners e Populous, com um custo total estimado de cerca de 960 milhões de euros, e é um estádio de categoria quatro da UEFA (a mais alta).

O formato do recinto assemelha-se ao do Estádio da Luz (do Benfica), e a sua característica icónica é um arco que possui 133 metros de altura e 315 metros de extensão, o que o torna na mais longa cobertura do mundo.

Além destas características, o espaço tem um tecto de abrir, que fica 52 metros acima do campo. Embora a estrutura não cubra completamente todo o recinto, cobre todos os assentos no estádio, o que faz de Wembley o maior estádio totalmente coberto do mundo.

O toque final é a inclusão de uma estátua em bronze de Bobby More, antigo jogador e capitão da selecção inglesa que liderou a equipa na vitória sobre a Alemanha na final do Mundial de 66, no antigo Estádio de Wembley, perante os seus adeptos. A inauguração da obra, que tem duas vezes o tamanho real, foi feita oito dias antes da inauguração oficial do estádio, 14 anos depois da morte de Moore, que faleceu com 51 anos de idade, vítima de cancro.

 

bobby

Estátua de Bobby Moore à entrada do estádio

 

História resumida

A 19 de Maio de 2007, a inauguração oficial foi realizada com o encontro da final da Taça de Inglaterra (FA Cup) entre Chelsea e Manchester United, que os londrinos venceram por 1-0. Antes desta data, já tinham sido disputados alguns jogos oficiais, entre os quais uma partida entre as selecções de sub-21 de Inglaterra e Itália.

Desde a sua estreia, o novo Estádio de Wembley já recebeu duas finais da Liga dos Campeões. A primeira em 2011, entre Barcelona e Manchester United, que os espanhóis venceram por 3-1. A segunda em 2013, na qual o Bayern de Munique derrotou o Borussia de Dortmund por 2-1, assinalando os 150 anos da Associação de Futebol Inglesa (FA).

O estádio é também o palco das finais da Taça da Liga inglesa (League Cup), da Taça de Inglaterra (FA Cup), da Supertaça Inglesa (Community Shield) e dos playoffs da 2ª Divisão (Football League Championship), que definem as duas vagas para a 1ª divisão inglesa, a Premier League.

 

estadio_de_wembleyWembley-colorido-1260x710wembley_fa

 

O Mítico Wembley

O novo Wembley veio substituir o antigo estádio com o mesmo nome, que foi utilizado durante 80 anos, desde 28 de Abril de 1923. O mítico palco inglês, demolido aquando do início das construções do novo recinto, foi o palco histórico e habitual de muitas finais da Taça, bem como da fina do Campeonato do Mundo de Futebol de 1966, do Campeonato da Europa de 1996.

O antigo estádio, inicialmente conhecido como Empire Stadium, custou perto de um milhão de euros na altura, e foi construído para uma exposição com a intenção de ser demolido no final. No entanto, o local foi comprado pelo empresário Arthur Elvin por 160 mil euros, sendo posteriormente ampliado e inaugurado oficialmente pelo rei Jorge IV.

A selecção inglesa jogou 223 partidas no antigo Estádio de Wembley, frente a 51 equipas diferentes.

Entre 1936 e 1966, Wembley foi palco das 15 primeiras finais do Campeonato Mundial de Corridas. Também recebeu a Lions Speedway, disputada inicialmente em 1929 e cancelada em 1939 devido à II Guerra Mundial, tendo voltado em 1946.

Além dos eventos desportivos, o antigo estádio recebeu também vários eventos musicais, dos quais se destacam as 15 actuações de Michael Jackson (com mais de 1 milhão de bilhetes vendidos) e as 12 presenças dos Rolling Stones.

O recinto foi fechado em 2000 e demolido três anos depois, em 2003, para a construção do novo espaço.

 

Image1

O Antigo Estádio de Wembley foi inaugurado em 1923 e demolido em 2003

9930 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/wembleynew/

http://www.wembleystadium.com

9930 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática