Estádio de França

1_454x340 Descrição: Estádio Multiusos

Proprietário: Consórcio Estádio de França

País: França

Cidade: Paris

Capacidade: 80.000 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 70 m)

Data de Construção: 22 de Janeiro de 1998

Custo: 285 milhões de euros

Descrição

O Estádio de França (em francês, “Stade de France”) é um complexo desportivo multiusos localizado em Paris, capital francesa, com capacidade para cerca de 80 mil espectadores.

Actualmente é o maior estádio do país e é um dos recintos onde a selecção francesa de futebol disputa alguns dos seus jogos em casa. Recebe também partidas da equipa nacional de rugby, bem como vários eventos especiais.

 

História

O Estádio de França foi construído para servir como a peça central da organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 1998, que decorreu em terras gaulesas, e foi inaugurado em Janeiro desse ano. O jogo de inauguração foi um particular entre as selecções de futebol da França e da Espanha, com Zinedine Zidane marcou o primeiro e único golo da partida.

Quando, em 02 de Julho de 1992, a FIFA seleccionou o país para organizar a maior prova do desporto rei, não havia nenhum estádio francês capaz de receber um evento para mais de 45 mil pessoas. Por esse motivo, o governo comprometeu-se a construir um estádio de 80 mil assentos, capaz de sediar os maiores eventos desportivos internacionais. A construção do estádio começou em 1995 e trinta e um meses depois estava pronto para ser estreado.

Durante o Campeonato do Mundo de 1998, o Estádio de França recebeu nove jogos, entre os quais o jogo de abertura entre o Brasil e Escócia (2-1), a meia-final entre a França e Croácia (2-1), e a final entre França e Brasil (3-0).

O estádio também acolheu duas finais da Liga dos Campeões , a primeira em 2000 entre o Real Madrid e o Valência (3-0), e a segunda em 2006 entre o Barcelona e o Arsenal (2-1).

O “Stade de France” foi também um dos locais escolhidos para a organização do Europeu de Futebol de 2016, recebendo novamente a final de um grande torneio, bem como quatro jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos-de-final e um encontro dos quartos-de-final.

Desde a sua inauguração em 1998, o “Stade de France” cumpre essa missão e tem oferecido aos espectadores franceses vários eventos de relevo: o Mundial de Futebol 98, Campeonato Mundial de Atletismo 2003, 2007 Rugby World Cup, duas finais da Liga dos Campeões em 2000 e 2006, 2010 final Heineken Cup e o Campeonato Europeu de Futebol 2016.

Em 2008, foi construída uma calçada da fama em todo o recinto, a “StadeFrance Boulevard”, inspirada na famosa Avenida Hollywood. O objectivo é imortalizar os grandes atletas e artistas que por ali passaram e é um convite para o público passear ao longo desta caminhada da fama lembrando as celebridades que marcaram a história do estádio. Os maiores nomes têm suas estrelas posicionadas ao redor do estádio.

As impressões dos Campeões do Mundo de 1998 (Dugarry, Thuram, Petit, Barthez, Zidane) estão lado a lado com as dos Muse, Usain Bolt e muitos outros. Todos os anos, Stade de France induz algumas novas celebridades do mundo das Artes e Desporto que contribuíram para a história do “Stade de France”.

O Estádio de França é o estádio que recebeu o maior número de eventos desportivos de prestígio no mundo. À história deste estádio, foram ainda acrescentados alguns espectáculos lendários, desde os Rolling Stones, AC / DC, Madonna, Black Eyed Peas, Johnny Halliday, U2, entre outros.

O “Stade de France” já recebeu mais de 350 eventos especiais e cerca de 30 milhões de espectadores desde a sua inauguração.

Em 2015, Stade de France foi o local de um ataque terrorista, quando três homens-bomba fizeram-se explodir fora do estádio durante uma partida amigável entre a selecção da França e da Alemanha. Um dos indivíduos tinha tentado entrar no estádio, mas o seu colete suicida foi descoberto durante as verificações de segurança. O terrorista acabou por fazer-se explodir, matando um espectador. Os outros dois homens-bomba não chegaram a fazer quaisquer vítimas inocentes.

3796 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/stadedefrance/

http://www.stadefrance.com/en/stadium/boulevard

3796 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.