Estádio Arena de Amesterdão

1_454x340 Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Vereniging Van Eigenaars Amsterdam Arena

País: Holanda

Cidade: Amesterdão

Capacidade: 51.000 lugares

Relvado: Relva natural (125 x 80 m)

Data de Construção: 14 de Agosto de 1996

Custo: 96 milhões de euros

Descrição

A Arena de Amesterdão é o famoso estádio do clube de futebol holandês Ajax. É o maior estádio da Holanda, com capacidade para aproximadamente 53 mil pessoas. O complexo foi inaugurado em 1996, sendo considerado como relativamente novo para a cidade, e possui uma característica especial: tecto com abertura, que garante as condições climatéricas necessárias para a realização dos eventos desportivos ou de outra natureza. Foi o primeiro estádio de futebol na Europa com um teto retrátil, que demora cerca de vinte minutos para abrir ou fechar.

No total, trata-se de um projecto que teve um custo estimado perto dos 100 milhões de euros.

Além de grandes jogos de futebol, o estádio tem sido palco de espectáculos de diversos artistas, como Michael Jackson, U-2, Bruce Springsteen, Madonna, Pavarotti, entre outros.

O estádio Arena de Amesterdão pretende ser uma plataforma de inovação sustentável, reduzir o impacto no meio-ambiente e estimular a economia local.

 

História

A Arena de Amesterdão foi construída entre 1993 e 1996 e veio substituir a anterior “casa” do Ajax, o estádio De Meer, que, com uma capacidade de apenas 19 mil lugares, tornou-se pequeno demais para o clube.

A inauguração oficial aconteceu com uma partida entre o clube da casa e o AC Milan, que os italianos venceram por 0-3. O primeiro golo na nova arena foi marcado por Dejan Savicevic, que estreou as redes da Arena.

Logo após a abertura, descobriu-se que o projecto do estádio não tinha levado em contas as condições necessárias para o crescimento e boas condições da relva, e como resultado, o relvado tinha de ser renovado até cinco vezes por ano. Estes problemas foram resolvidos mais tarde com a instalação de tecnologia inovadora de crescimento de relva, que consiste n uma combinação de lâmpadas, turbinas eólicas e aspersores de água.

A Arena de Amesterdão conta com um total de 2.229 assentos de negócios e mais 820 lugares adicionais em camarotes. As bancadas estão entre as mais íngremes da Europa, com o segundo piso a contabilizar um ângulo de inclinação de 37 graus.

Em 1998, o estádio recebeu a organização da final da Liga dos Campeões, entre Real Madrid e Juventus, que culminou com a vitória do clube espanhol por 1-0, e a final da Liga Europa, entre o Benfica e o Chelsea em 2013. Um jogo que os ingleses venceram por 2-1, já nos descontos.

No Campeonato da Europa de Futebol de 2000, realizado em conjunto pela Holanda e pela Bélgica, o estádio Arena de Amesterdão foi um dos palcos de jogo, hospedando três jogo da fase de grupos, um dos quartos-de-final e a meia-final entre Holanda e Itália (0-0).

Nos últimos anos, foram feitos planos para aumentar a capacidade da arena, mas os mesmos foram planeados no contexto da candidatura conjunta da Holanda e da Bélgica à organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018 da Copa do Mundo. Desse modo, em virtude de não ter sido a candidatura seleccionada, os planos ficaram sem efeito.

Após a morte do ex-jogador e técnico Rinus Michels (vice-campeão holandês do Campeonato do Mundo de 1974), muitos torcedores queriam a mudança do nome do estádio, em honra do antigo jogador. No entanto, a administração da Arena rejeitou o pedido e, por esse motivo, os adeptos do AFC Ajax levam em todos os jogos uma grande faixa escrita: Rinus Michelsstadion e acabaram por adoptar o nome não-oficial.

Em 2015, a administração do local terminou um plano de desenvolvimento de cinco anos, sob o lema “Arena de Amesterdão – naturalmente sustentável”, que requalificou todo o planeamento energético. Até 2020, o estádio tem agora o objectivo de trabalhar junto com os vizinhos no sentido de criar uma região neutra de energia climatérica.

2339 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/arena/

http://www.amsterdamarena.nl/home-1.htm

http://www.holland.com/br/turismo/artigo/a-arena-amsterdam.htm#

2339 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.