Estádio Municipal de Leiria

100987_ori_municipal_de_aveiro Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Câmara Municipal de Leiria

País: Portugal

Cidade: Leiria

Capacidade: 23,164 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 52,5 m)

Data de Construção: 19 de Novembro de 2003

Custo: €88 milhões (mais de 100 milhões com juros)

Descrição

O Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa é um complexo desportivo, que foi construído para servir como um dos locais de jogo do Campeonato da Europa de 2004.

O recinto, projectado pelo arquitecto Tomás Taveira, também responsável pelos projetos de Estádio José Alvalade e Estádio Municipal de Aveiro, foi durante vários anos o palco dos jogos em casa da equipa do União de Leiria, tendo resultado da remodelação/reconstrução do antigo estádio da cidade.

Em homenagem ao antigo presidente da Câmara de Leiria que presidiu a construção do antigo estádio, o novo complexo municipal recebeu o nome do Dr. Magalhães Pessoa. Dos dez estádios preparados para receberem o Euro 2004, foi o único construído de raiz com uma pista de atletismo, num projecto global que atingiu mais de 100 milhões de euros.

 

História

O Estádio Municipal de Leiria foi oficialmente inaugurado no dia 19 de Novembro de 2003, com um jogo de carácter particular entre Portugal e Kuwait, que a selecção das quinas venceu por 8-0.

Durante o Campeonato da Europa recebeu dois jogos da fase de grupos, ambos do grupo B. Primeiro, a 13 de Junho, foi palco do encontro entre Suíça e Croácia, que terminou empatado a zero. Quatro dias depois, recebeu novo empate entre a mesma selecção croata e a equipa francesa, desta feita a duas bolas, naquele que foi o jogo com maior assistência de sempre, com 29.160 espectadores nas bancadas.

O recorde de assistência em competições nacionais foi fixado pelos 22.676 espectadores que assistiram em Setembro de 2009 ao jogo entre União de Leiria e Benfica, da quinta jornada da Liga portuguesa de futebol.

Após o Campeonato Europeu, uma das bancadas, que tinha sido construída especialmente para a competição, foi demolida, o que reduziu a capacidade total do estádio em mais de cinco mil lugares, para os actuais 23 mil.

Devido aos elevados custos de arrendamento do estádio e às baixas assistências do União de Leiria, o clube decidiu mudar-se para um estádio menor em 2011.

Em virtude das complicações financeiras e dos custos de manutenção, que ascendem a mais de 16 mil euros por dia, a Câmara Municipal de Leiria tem ponderado várias soluções, entre as quais vender o estádio.

Só em 2013, a autarquia pagou 4,6 milhões de euros de serviço da dívida relativos ao estádio, o que, nas palavras do então presidente da Câmara, “é uma forte condicionante à gestão municipal” admitindo que o “pecado” está a “penalizar os leirienses durante anos e anos”.

Foi por isso, que, em Dezembro de 2009, dois meses após ter sido eleito pela primeira vez presidente, Raul Castro admitiu vender o Estádio Municipal Magalhães Pessoa, o que tentou concretizar, dois anos depois, numa hasta pública com um preço base de 63 milhões, que ficou acabou no entanto por não ter quaisquer ofertas.

O valor inicial estipulado da renovação e reconstrução do espaço era de cerca de 19,5 milhões de euros, que, no entanto, com juros superou os 100 milhões.

Além de provas nacionais e europeias de atletismo, o Estádio Municipal tem acolhido alguns encontros de futebol da selecção nacional, edições da final da Taça da Liga, e ainda concertos musicais, como os Xutos & Pontapés e Silence 4.

Eventos empresariais, acções de formação profissional ou festas académicas estão entre as iniciativas que o local recebe habitualmente. Segundo a informação veiculada pela Câmara Municipal, o estádio movimenta diariamente uma média de 300 pessoas, nestas ou noutras actividades.

4272 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/municipaldeleiria/

http://economico.sapo.pt/noticias/estadio-de-leiria-custa-16750-euros-por-dia-a-camara_195211.html

https://www.publico.pt/desporto/noticia/camara-de-leiria-admite-vender-estadio-construido-para-o-euro-2004-1415650

4272 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.