Estádio Gerland

509167LeStadedeGerlandVueaerienne Descrição: Estádio de FutebolProprietário: Município de Lyon

País: França

Cidade: Lyon

Clube: Olympique Lyonnais

Capacidade: 42,000 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: Maio de 1926

Custo Total (com manutenção): 32 Milhões de euros

Descrição

O Estádio Gerland é um estádio de futebol localizado na cidade de Lyon, em Itália, com capacidade para cerca de 40 mil espectadores. Construído na década de 1920, o recinto é propriedade do Município de Lyon e é o palco dos jogos em casa da equipa do Olímpico de Lyon, clube onde surgiu o guarda-redes internacional português Anthony Lopes.

 

História

O projeto para construir um estádio na cidade de Lyon viu a luz do dia graças ao presidente da Câmara local, Edouard Herriot, que contratou o arquiteto Tony Garnier para projetar um complexo desportivo para a Expo Internacional de 1914, que também incluiria um centro de desporto e educação física.

Obviamente, o estádio da década de 1920 tinha pouca semelhança com as características actuais. Tony Gernier escolheu para projetar uma arena multidesportiva, ostentando pistas de atletismo e de ciclismo. Em 1926, o estádio foi inaugurado, sendo um recinto típico da época, inspirado nas arenas romanas com uma galeria circular colocado em torno do relvado. Os quatro portais gigantes, projetados por Garnier, foram colocados na lista de monumentos históricos em 1967.

Na década de 1950, o Olympique Lyonnais fez do Stade Gerland a sua sede e lentamente o futebol tornou-se o desporto dominante do estádio.

Apesar de vários projectos de desenvolvimento propostos anos após ano, o gabinete do presidente da câmara esperava receber os Jogos Olímpicos e previu a construção de um estádio com capacidade para 85 mil lugares. No entanto, o projecto nunca avançou.

No início da década de 1960, a pista de ciclismo foi demolida depois de ter hospedado várias etapas do “Tour de France”.

Em 1980, o estádio Gerland definiu o seu recorde de assistência máxima, quando 48,552 espectadores assistiram a uma partida contra o rival local Saint-Etienne.

Foi também na década de 1980, e na perspectiva do Campeonato da Europa de 1984 realizado em França, que o Stade Gerland começou a sua transformação, graças ao reposicionamento das bancadas, aproximando-as do terreno de jogo. Em seguida, as grades de ferro foram substituídas por uma trincheira que tornou o recinto muito mais agradável. O arquiteto René Gagis foi o cérebro por trás dessas modificações.

Durante o Euro 84, o estádio Gerland foi palco de um jogo da fase de grupos e da meia-final entre a Espanha e a Dinamarca, que terminou com a passagem da selecção espanhola à final do torneio, depois de um empate a uma bola no tempo regulamentar.

Em 1986, o estádio Gerland recebeu a final da Taça das Taças, disputada entre o Dínamo Kiev e o Atlético Madrid, que a equipa ucraniana venceu por uns claros 3-0.

Mais de uma década volvida e chegou então o Campeonato do Mundo de Futebol de 1998, em França, que trouxe mais alterações e modernização, com dois novos suportes nas extremidades que deram ao estádio a sua forma rectangular, deixando de ser oval. As obras foram concluídas dois anos antes do início da prova.

Na sua configuração actual, o estádio Gerland possui quatro bancadas com lugares sentados, garantindo o conforto dos mais de 43 mil espectadores que o recinto pode acomodar quando lotado.

Durante o Mundial de 1998, o complexo desportivo recebeu cinco jogos da fase de grupo e um encontro dos quartos-de-final entre a Croácia e a Alemanha, campeã da Europa em título, que terminou com a surpreendente vitória dos croatas por 3-0, dois anos depois de terem sido eliminados pelos alemães na mesma fase do Euro 96.

Em 2012, Lyon começou a construir um novo estádio para substituir o velho Estádio Gerland, enquadrado na organização do Campeonato da Europa 2016, em terras francesas. O Estádio de Lyon foi inaugurado em Janeiro de 2016, com capacidade para cerca de 60 mil pessoas.

 

1539 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/gerland/

http://www.olweb.fr/en/team/gerland-stadium-176.html

1539 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática