Estádio do Dragão

2_5662834504e4baa519734e Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Futebol Clube do Porto

País: Portugal

Cidade: Porto

Capacidade: 50, 035 lugares (36º maior da Europa)

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 16 de Novembro de 2003

Custo Total: €97,755,318

Descrição

O Estádio do Dragão é um estádio de futebol situado na cidade do Porto, em Portugal, que pertence ao maior clube da cidade e um dos maiores do país, o Futebol Clube do Porto. O complexo, que foi construído por ocasião do Euro 2004, tem capacidade para cerca de 50 mil espectadores e custou cerca de 98 milhões de euros. O Dragão está classificado como um estádio de Grau A, o que significa que pode acolher qualquer evento futebolístico nacional ou internacional.

 

História resumida

Depois de ter jogado no Campo da Rainha, no Campo do Ameal, no Estádio do Lima, no Campo da Constituição e no Estádio das Antas, o FC Porto avançou para a construção do Estádio do Dragão no âmbito da organização do Campeonato Europeu de Futebol de 2004.

Obra da autoria do arquitecto Manuel Salgado e concretizado pela empresa Somague, o Dragão foi inaugurado em 2003, num jogo de carácter particular entre o FC Porto e o Barcelona, que os azuis e brancos venceram por 2-0, com golos de Derlei e de Hugo Almeida.

As obras começaram no final de 2001, e ficaram completas em Novembro de 2003, alguns meses após o que era esperado, uma vez que em Fevereiro de 2002, o presidente da câmara do Porto, Rui Rio, alterou a distribuição de propriedade, criticando o plano para a inclusão de zonas habitacionais e comerciais de elevada escala. Essa situação forçou o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, a suspender todas as operações de construção, que só foram retomadas depois de ser alcançado um consenso.

Dos quase 98 milhões de euros gastos na totalidade da construção do recinto, mais de € 18 milhões foram subsidiados pelo governo.

Após a inauguração e devido a problemas de relva graves, o FC Porto foi forçado a voltar a jogar temporariamente no antigo Estádio das Antas, até que a relva fosse replantada em meados de Fevereiro de 2004.

Em 2004, durante o Europeu de Futebol em Portugal, o Estádio do Dragão recebeu cinco jogos do torneio, entre os quais a partida de inauguração. Foram disputados três encontros da fase de grupos: Portugal x Grécia (1-2), Alemanha x Holanda (1-1), Itália x Suécia (1-1); o jogo das meias-finais entre República Checa e Dinamarca (3-0) e a meia-final entre Grécia e República Checa (1-0).

O Estádio do Dragão é constituído por quatro bancadas preenchidas com cadeiras azuis separadas por escadarias brancas, num projecto de arquitectura moderno, funcional e ecológico.

Os adeptos visitantes são habitualmente colocados no canto esquerdo da bancada norte, enquanto os grupos de apoio Ultra da equipa da casa, as claques Super Dragões e Colectivo Ultras 95, ocupam as bancadas sul e norte, respectivamente, como no velho estádio das Antas.

O Estádio do Dragão foi o primeiro estádio europeu a conseguir a certificação «GreenLight», por parte da Comissão Europeia (através da ADENE – Agência para a Energia), premiando o esforço realizado em termos da utilização racional de energia e na qualidade da iluminação. Já em 2010, a ECA premiou o FC Porto pelo melhor feito não desportivo, associado ao facto do Dragão cumprir as melhores práticas ambientais, e que se materializam nas certificações de qualidade e ambiente que o estádio ostenta.

O Dragão cimentou ainda mais a sua reputação como um palco multi-desportivo e de entretenimento geral, ao receber a os Rolling Stones na sua tournée mundial em 2006, a Corrida dos Campeões em 2009, o início da tournée europeia dos Coldplay ‘s e Mylo Xyloto Tour em 2012, os Muse em 2013 e os One Direction em 2014.

A nível de transportes, o recinto é servido por uma estação de metro própria, com linhas que fazem ligação ao Aeroporto Internacional Sá Carneiro, por autocarros e táxis.

 

https://www.youtube.com/watch?v=QIJMzLJVWVQ

5215 Visualizações 2 Total

References:

http://www.fcporto.ws/edragao.html

http://www.fcporto.pt/pt/clube/estadio-do-dragao/Pages/historia.aspx

 

5215 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.