Estádio do Restelo

1_454x340 Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: CF Belenenses

País: Portugal

Cidade: Lisboa

Capacidade: c. 20.000 Lugares

Relvado: Relva natural (105 x 70m)

Data de Construção: 23 de Setembro de 1956

Descrição

O Estádio do Restelo é um estádio de futebol, que pertence ao Clube de Futebol “Os Belenenses”, onde a equipa principal disputa habitualmente os seus jogos em casa.

O recinto encontra-se localizado numa das zonas mais nobres e visitadas da cidade de Lisboa, na Avenida do Restelo, rodeado por monumentos históricos como o Centro Cultural de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, e inclusivamente a Ponte 25 de Abril, que liga a capital à margem sul.

 

História

Depois de ter jogado no Campo do Pau de Fio, o Belenenses viu-se obrigado a partir para a construção de um novo local, em virtude da falta de condições e da necessidade de possuir as suas próprias instalações e estádio. A 29 de Janeiro de 1928, foi assim inaugurado o Campo das Salésias, um dos estádios mais emblemáticos da altura, cujos encargos financeiros da construção e das rendas devidas à Câmara Municipal de Lisboa deixaram o clube em dificuldades económicas. Devido aos endividamentos, o estádio passou para as mãos da autarquia alguns anos depois, ficando o Belenenses a pagar o aluguer do espaço para a sua utilização.

No entanto, graças a um movimento de sócios, o campo das Salésias haveria de voltar a pertencer ao clube.

Contudo, em virtude do limite do prazo de utilização do local, o Belenenses viu-se novamente obrigado a mudar de estádio, pelo que a Câmara Municipal lhe cedeu um terreno inutilizado no mapa da cidade, onde viria a ser construída a actual “casa” do clube lisboeta.

O Estádio do Restelo foi assim construído numa encosta, no local de uma antiga pedreira, com vista para o rio Tejo, e foi inaugurado a 23 de Setembro de 1956.

A estrutura do Estádio foi relativamente inovadora para época, com instalações sonoras e luminosas, um campo de futebol relvado, uma pista de atletismo e uma lotação para cerca de 44 mil espectadores, divididas por quatro bancadas unidas de forma oval. Duas das bancadas encontravam-se cobertas e três possuíam dois anéis (pisos), um inferior e outro superior. Num dos topos havia, apenas um anel reduzido, que ainda se mantém, o que permite ter uma visão sobre a cidade de Lisboa, a quem está na bancada oposta.

Por ocasião da inauguração o estádio tinha apenas duas bancadas centrais, com cobertura, mas já possuía a estrutura necessária para o aumento da capacidade do recinto para cerca de 60 mil lugares, com a construção de uma bancada superior no topo sul, e para a construção de uma cobertura no topo norte, o que veio a consumar-se cerca de meio século depois.

No jogo de inauguração, o Belenenses venceu o Sporting por 2-1 e, dois dias depois, no primeiro jogo realizado à noite, para estrear a iluminação, venceu por 2-0 o Stade de Reims, que poucos meses antes tinha sido disputado a final da Taça dos Campeões Europeus. No primeiro jogo oficial, o Belenenses venceu o Vitória de Setúbal por uns expressivos 5-1.

Em Outubro de 1975, o Estádio do Restelo registou aquela que é considerada maior enchente de sempre do Belenenses, quando cerca de 60 mil pessoas, amontoadas nas bancadas do Estádio, assistiram ao encontro entre o CF Belenenses e o SL Benfica a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, que a formação do Restelo venceu por 4-2.

 

2653 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/restelo/

http://www.osbelenenses.com/home/instalacoes/estadio-do-restelo/historia/

2653 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.