Estádio Algarve

estadio_main_landing Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Câmaras Municipais de Loulé e Faro

País: Portugal

Cidade: Faro/Loulé

Capacidade: 30,305 lugares

Relvado: Relva natural (96 x 63 m)

Data de Construção: 2003

Descrição

O Estádio Algarve é um complexo desportivo localizado a cerca de 8 quilómetros a norte da cidade de Faro, a meio caminho entre Faro e Loulé, maioritariamente utilizado para jogos de futebol. O recinto tem capacidade para receber mais de 30 mil pessoas e as equipas do Farense e Louletano são as que mais o utilizam, embora actualmente nenhuma das duas faça do estádio o local habitual dos seus jogos em casa. O estádio, que custou 46 milhões de euros, tem um total de 320 lugares VIP.

 

Breve História

O Estádio do Algarve foi construído para servir como um dos palcos dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, tendo sido oficialmente inaugurado no dia 23 de Novembro de 2003.

O primeiro jogo disputado foi uma partida de carácter particular entre os clubes locais SC Farense e Louletano DC.

Durante o Euro 2004, o estádio sediou dois jogos da fase de grupo, entre Espanha e Rússia (1-0) e Grécia e Rússia (1-2), bem como a partida dos quartos-de-final entre Holanda e Suécia (0-0).

O estádio era anteriormente a casa de Farense e Louletano, que estão actualmente a jogar nas ligas inferiores. Como resultado ambos têm escolhido disputado a maioria de seus jogos em casa em pequenos estádios locais, utilizando o Estádio Algarve apenas para jogos importantes.

Desenhado pela empresa australiana HOK S+V+E, a mesma que projectou o Estádio Olímpico de Sydney na Austrália ou o novo estádio da Luz em Portugal, o Estádio Algarve é conhecido por sua arquitectura notável. Algumas das características mais destacadas são as suas coberturas curvas de 73 metros de altura sobre as duas bancadas centrais, que são sustentadas por uma estrutura de aço amarrado a quatro pilares. Esta cobertura suspensa, com cerca de 1.200 Toneladas, é o elemento mais marcante na moderna estética visual do Estádio. No conjunto dos quatro volumes que formam o edifício, a bancada Este surge como o elemento principal.

Não estando a ser utilizado de forma recorrente por uma equipa em específico, o complexo tem sido usado para receber finais de competições nacionais, como a Taça da Liga e a Supertaça Cândido Oliveira. Além disso, tem sido também palco de outros eventos desportivos e não só, servindo ainda como local de estágio para diversas equipas de futebol europeias. Entre outros eventos, recebeu o XII Mundialito de Futebol Feminino, o Algarve Summer Festival, o Torneio Internacional de Futebol do Guadiana, o jogo de qualificação para o Mundial de Futebol de 2006 entre Portugal e o Luxemburgo. Em 2006, recebeu a última etapa do PT Rally de Portugal e, um ano depois, foi palco do Vodafone Rally de Portugal, prova a contar para o mundial de ralis (WRC). A organização deste último evento acabou por fazer do Estádio Algarve o local de eleição da prova, transformando-o num autódromo e sediando aqui definitivamente toda a comitiva. Foi retirado todo o relvado, que foi substituído por uma pista automobilística, onde se realizaram duas etapas da competição perante uma assistência de 30 mil espectadores. Após o evento, a organização e patrocinadores instalaram um novo relvado amovível, para que o estádio se tornasse ainda mais versátil. Desde a sua inscrição na UEFA, a selecção de futebol de Gibraltar tem usado também o Estádio do Algarve para disputar os seus jogos em casa.

3644 Visualizações 2 Total

References:

http://www.parquecidades-eim.pt/estadio-algarve-1/estadio-algarve

http://www.stadiumguide.com/algarve/

3644 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.