Estádio Old Trafford

transferir Descrição: Estádio de Futebol

País: Inglaterra

Cidade: Manchester

Proprietário: Manchester United

Capacidade: 76,790 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 1909

Descrição

Old Trafford é um estádio de futebol situado no bairro Trafford, município de Grande Manchester, Inglaterra, que pertence ao Manchester United, um dos principais clubes do país. O estádio é também apelidado de “Teatro dos Sonhos”, designação que foi atribuída por Sir Bobby Charlton. Com uma capacidade para receber cerca de 77 mil espectadores, é o segundo maior estádio da Inglaterra, apenas atrás do Estádio de Wembley, o terceiro maior no Reino Unido e o décimo primeiro em toda a Europa.

 

transferir (2) transferir (1) transferir (3)

 

História resumida

Na primeira década do século 20, o Manchester United jogou seus jogos em casa num estádio com 50 mil lugares em Bank Street, altura em que o então presidente Davies começou a planear um novo estádio com o dobro da capacidade. Foi seleccionado um local perto zona industrial Trafford Park, e o arquitecto Archibald Leitch foi nomeado para a concepção do estádio.

Old Trafford foi inaugurado oficialmente a 19 de Fevereiro 1910, com uma partida entre o Manchester United e o Liverpool, com a derrota dos “Red Devils” por 3-4. Na altura, o estádio era composto por uma bancada coberta com assentos e três terraços abertos nos outros três lados. A capacidade era ligeiramente superior a 80 mil lugares.

Poucas mudanças foram feitas em Old Trafford até 1934, altura em que foi efectuada a construção de um telhado sobre o terraço United Road.

Em 1939, Old Trafford registou sua maior enchente, com 76.962 pessoas a assistirem durante o jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra entre o Wolves e o Grimsby Town.

Devido à sua proximidade com a zona industrial de Trafford Park, Old Trafford foi fortemente danificada por ataques aéreos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Foram necessários oito anos para reconstruir o estádio, devido aos atrasos causados ​​pelos recursos limitados do pós-guerra, sendo que durante esse tempo o Manchester United jogou em Maine Road, o terreno do esterno rival Manchester City.

Em 1949, o Man United voltou a um reconstruído, embora menor, Old Trafford. Foram efectuadas melhorias e expansões nas décadas seguintes, que culminaram com a renovação completa da bancada norte (United Road) na década de 1960. Este suporte também albergou os primeiros camarotes privados a serem construídos num terreno britânico.

Old Trafford foi um dos palcos dos jogos do Campeonato do Mundo de 1966, durante o qual se realizaram ali três partidas da fase de grupos. Nessa altura, a capacidade do estádio flutuou em torno dos 60 mil lugares.

Old Trafford foi sofrendo melhoramentos graduais nos anos 1970 e 1980, incluindo uma cobertura nova e melhor, o aumento de zonas de lugares sentados, e melhores instalações executivos. Ao mesmo tempo, no entanto, o surgimento de vandalismo, devido aos chamados hooligans, também resultou na instalação de cercas de segurança separando as bancadas do campo.

No início de 1990, foram feitos planos para converter o estádio num espaço com todos os lugares sentados. Isto envolveu a demolição e substituição dos famosos terraços Stretford End e da colocação de assentos nas filas inferiores das restantes bancadas.

O estádio foi novamente seleccionado para ser um dos recintos a receber jogos do Campeonato Europeu de 1996, e como resultado, uma nova Bancada Norte foi inaugurada em 1995. No início do Euro 1996 o estádio tinha capacidade para cerca de 56.000 adeptos. Durante o torneio, Old Trafford recebeu três jogos da fase de grupos, um dos quartos-de-final e a meia-final entre a República Checa e a França, que os checos venceram em penáltis, depois de um empate sem golos.

Nos anos seguintes, a capacidade foi sendo elevada para 68 mil lugares e em 2006, o estádio atingiu sua capacidade actual.

Old Trafford hospedou a sua única final europeia em 2003, ao receber o derradeiro jogo da Liga dos Campeões entre AC Milan e Juventus, que terminou com a vitória dos milaneses em penáltis, depois do 0-0 final.

Em 2011, a Bancada Norte do estádio recebeu o nome de Sir Alex Ferguson, em homenagem ao treinador de longa data do clube.

 

Novos projectos

A Bancada Sul de Old Trafford continua a ser o único suporte de dois pisos do estádio, mas as possibilidades de expansão são limitadas devido à linha férrea que corre por trás. O Man United já fez saber que uma nova expansão para 95.000 assentos permanece uma possibilidade, mas não existem planos concretos no momento.

 

4215 Visualizações 4 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/oldtrafford/

4215 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.