Estádio Camp Nou

Image3 Descrição: Estádio de Futebol

País: Espanha

Cidade: Barcelona

Capacidade: 90,354 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 1957

Site Oficial: http://www.fcbarcelona.com/camp-nou

Descrição

O Camp Nou é um estádio de futebol situado em Barcelona, que pertence ao FC Barcelona, o maior clube da região da Catalunha e um dos maiores do mundo. O nome do recinto, habitualmente pronunciado em catalão, traduzido significa “Campo Novo”. O nome oficial do estádio até 2001 era Estadi del Fútbol Club Barcelona  (Estádio do Futebol Clube Barcelona), altura em que foi alterado para a sua denominação popular, após uma votação realizada entre os adeptos do clube. O nome surgiu pelo facto de este ser o terceiro estádio que o FC Barcelona possuiu ao longo da história, depois do Camp del Carrer Indústria e do Camp de les Corts.

O complexo possui quase 100 mil lugares, o que o torna um dos maiores estádios do mundo em termos de capacidade, e é, desde a época de 1998/1999, um estádio 5 estrelas segundo a União das Federações Europeias de Futebol.

 

História

O Camp Nou foi construído entre 1954 e 1957, e inaugurado oficialmente em 24 de Setembro 1957, com um jogo entre FC Barcelona e uma selecção de jogadores da cidade de Varsóvia.

O estádio veio substituir o anterior Camp de Les Corts, o qual, apesar de ter uma capacidade para 60.000 adeptos, revelou ser pequeno para o crescente apoio do clube.

O Camp Nou foi construído inicialmente com dois níveis, com lugares para 93.000 espectadores e foi, juntamente com Estadio Santiago Bernabeu, palco de jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 1964, organizado pela UEFA. Recebeu a partida das meias-finais entre a União Soviética e na Dinamarca, que os russos venceram por 3-0, e a disputa do terceiro lugar entre a Hungria e novamente a Dinamarca, que terminou com o resultado de 3-1, para os magiares.

 

Nas décadas seguintes, o recinto sediou duas finais Taça das Taças, a primeira em 1972 entre Glasgow Rangers e Dínamo de Moscovo (3-2), e a segunda em 1982 entre Barcelona e Standard de Liège (2-1).

O Camp Nou foi posteriormente expandido com um terceiro nível, para o Campeonato do Mundo de 1982, o que elevou a capacidade para 120.000 lugares. Durante o Mundial, foi palco do jogo de abertura entre a Bélgica e Argentina (1-0), de três partidas na segunda fase de grupos, e da meia-final entre a Itália e a Polónia (2-0).

Em 1989, recebeu a final da Taça dos Campeões Europeus entre AC Milan e FC Steaua (4-0), que foi seguida, dez anos depois, em 1999 pela mítica final da Liga dos Campeões entre Manchester United e FC Bayern (2-1). Os ingleses estavam a perder por 1-0 já nos descontos, mas deram a volta ao resultado em três minutos.

No início de 1990, o Barcelona iniciou a conversão de várias áreas em lugares fixos, o que reduziu a capacidade, embora tenham sido criados assentos adicionais através da redução do campo. Até o final da década de 1990, com a eliminação de algumas áreas, a capacidade acabou por ser reduzida para pouco menos de 100.000 lugares.

 

Um novo projecto

Em contraste com o Bernabéu, Camp Nou mudou relativamente pouco desde a sua inauguração e não possui muitas das modernas instalações que são comuns na maioria dos estádios actuais. Daí que, durante a última década, o clube tenha começado a planear a reabilitação do Camp Nou ou mesmo a construção de um novo estádio, à altura da sua dimensão, tendo-se decidido pela renovação do campo actual, em 2014.

A reconstrução implicará a reconstrução do primeiro nível, resultando em um nível mais íngreme com melhores vistas, a extensão da camada superior ao longo de todo o estádio, a construção de uma cobertura para todos os lugares e expansões e melhorias para o interior do estádio que visa proporcionar melhores instalações. A capacidade resultante será ligeiramente superior a pouco mais de 105.000 lugares. O início das obras está previsto para 2017, que serão gradualmente realizadas ao longo de quatro temporadas para terminar em 2021.

 

5671 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/noucamp/

http://www.fcbarcelona.com/camp-nou

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=166533

5671 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.