Arena Corinthians

pdt_ft1_9077 Descrição: Estádio de Futebol

País: Brasil

Cidade: São Paulo

Clube: Corinthians

Capacidade: 48,000 lugares

Data de Construção: 10 de Maio de 2014

Custo: 329 Milhões de euros

 

Descrição

A Arena Corinthians é um estádio de futebol localizado no bairro de Itaquera, na cidade brasileira de São Paulo. Popularmente conhecida como “Itaquerão”, o complexo desportivo é propriedade do Sport Club Corinthians Paulista e regista uma capacidade oficial de 47 605 lugares, sendo o 12º maior estádio do Brasil.

O “itaquerão” tem 89 camarotes, cerca de 2,7 mil lugares de estacionamento, 59 lojas comerciais, dois restaurantes, dois bares e um auditório.

De acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), do Ministério do Desporto, que propõe a melhoria em conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene dos estádios do país, a Arena Corinthians, recebeu avaliação máxima.

O estádio foi construído dentro dos padrões da FIFA, com soluções e tecnologias que garantem o uso racional de recursos naturais – aproveitamento de água da chuva, diminuição e reciclagem do lixo gerado, sustentabilidade energética, ventilação e iluminação natural.

O projecto arquitectónico da Arena Corinthians pretende ser inovador, ao romper com as habituais linhas dos restantes estádios. O formato rectangular exibe duas grandes bancadas centrais, permitindo que os adeptos fiquem em posição paralela ao campo. No lado leste, a Arena ostenta na fachada um grande painel de LED, com 170 metros de largura e 20 metros de altura. Na fachada oeste, numa área de 240 metros de comprimento por 30 metros de altura, um grande painel de vidro é formado por 1.350 peças.

Na construção do estádio, os responsáveis planearam levar em conta a Responsabilidade social, transformando a obra num elemento impulsionador de desenvolvimento económico para a zona leste. No total, gerou 6 mil empregos directos e 12 mil indirectos, dando prioridade aos moradores da região.

Em 2011, o estádio ganhou o prémio de melhor projecto de arquitectura do país do ano.

O projecto de construção, levado a cabo pela Odebrecht, tinha uma previsão de custos iniciais de cerca 233 milhões de euros, mas acabou por atingir quase 330 milhões, tendo ainda beneficiado de uma isenção tributária de 115 milhões de euros por parte do município de São Paulo.

As críticas não se fizeram esperar, não só pelos vastos recursos financeiros utilizados na sua construção, como pelas circunstâncias em que foi escolhida como um dos estádios oficiais do Mundial e pelas condições de trabalho dos operários que participaram da obra.

 

 

História

A Arena Corinthians foi inaugurada em Maio de 2014, com o jogo de futebol entre duas equipas do Corinthians, que contou com a participação de mais de 100 ex-jogadores do “Timão”.

A história do projecto começou no dia 1 de Setembro de 2010, quando a construção do tão sonhado estádio alvinegro foi confirmada na festa do centenário do clube, perante as cerca de 150 mil pessoas presentes. As obras arrancaram no dia 30 de maio de 2011, quando foram ligadas as primeiras máquinas, para o trabalho de terraplanagem, no terreno de 197 mil m².

Os trabalhos prosseguiram até 2014, quando foram realizados os eventos-teste para a maior competição do futebol mundial – o Campeonato do Mundo de Futebol. O primeiro dos testes aconteceu com a visita de cinco mil crianças de escolas da região. O segundo foi marcado por um jogo entre os trabalhadores e o terceiro por um clássico entre ídolos da história do Corinthians. Depois, chegou a confirmação da Arena Corinthians como um dos estádios que iria receber a organização do Mundial 2014, realizado no Brasil e conquistado pela Alemanha.

O “Itaquerão” foi a sede da abertura o Torneio, para o qual foram colocados mais 20 mil assentos temporários, retirados após a realização do evento.

No dia 12 de Junho de 2014, mais de 1 bilião de pessoas ao redor do mundo, e cerca de 60 mil na Arena Corinthians presenciaram a partida inaugural do Mundial, entre Brasil e Croácia, que a selecção “canarinha” venceu por 3-1.

Na primeira fase, o “Itaquerão” recebeu também outras três partidas: Uruguai – Inglaterra (2-1), Holanda – Chile (2-0) e Coreia do Sul – Bélgica (0-1).

Nos oitavos-de-final, a Argentina derrotou Suíça (1-0) neste estádio, tendo aqui jogado também o jogo da meia-final contra a Holanda, que terminou com um empate sem golos e a vitória dos sul-americanos nas grandes penalidades. Este jogo estabeleceu o recorde de público da Arena Corinthians, com 63.267 bilhetes vendidos.

1300 Visualizações 2 Total

References:

https://www.meutimao.com.br/arena-corinthians

http://www.odebrechtarenas.com.br/arena-corinthians.html

http://www.arenacorinthians.com.br/arena/#historia

1300 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.