Estádio Philips

1_454x340 Descrição: Estádio de Futebol/Multiusos

Proprietário: PSV Eindhoven

País: Holanda

Cidade: Eindhoven

Capacidade: c. 35.000 Lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68m)

Data de Construção: 31 de Agosto de 1913

Arquiteto(s): Toon van Aken

Nomes anteriores: Philips sportpark

Descrição

O Estádio Philips é um estádio de futebol, localizado no centro da cidade holandesa de Eindhoven, e pertence ao principal clube da terra – o PSV. É conhecido como um dos mais belos estádios na Holanda, graças, entre outros motivos, às suas bancadas que se encontram bem próximas do terreno de jogo, a um relvado de elevada qualidade e às excelentes instalações para a imprensa e relações empresariais. A capacidade do recinto é de 35 mil lugares, todos eles cobertos e com aquecimento.

O Estádio Philips, que é um dos estádios 5 Estrelas segundo a UEFA, é também um complexo multi-funcional, com instalações disponíveis para receber todos os tipos de congressos e eventos.

Há um Canto Familiar, reservado para crianças até aos doze anos de idade e para os respectivos pais e existe também uma bancada especial para os jovens até dezasseis anos e zonas reservadas para os chamados Adeptos de Claque.

O estádio contempla também instalações para pessoas com deficiência e para representantes do comércio e da indústria nos dias de jogos e tem quatro Suítes de Negócios, 46 Quartos Empresariais e 1186 Assentos de negócios para as relações comerciais. No local, existem ainda três restaurantes: o “Avant-Garde”, restaurante de primeira classe no Estádio Philips (premiado com a entrada no Guia Michelin), “De Verlenging”, o bar que serve comida e “Blauwe Lotus”, um restaurante asiático de primeira classe.

 

História

O Estádio Philips Stadion tem sido a casa do PSV Eindhoven desde a fundação do clube em 1913. Foi oficialmente inaugurado no dia 13 de agosto de 1913, com o pontapé de saída a ser dado pelo filho de oito anos do fundador da Philips Electronics.

O campo de jogos era inicialmente um terreno sem bancadas e demorou até 1916 para que fosse construído o primeiro suporte de madeira. Nas décadas seguintes, o estádio foi expandido gradualmente, resultando numa capacidade para cerca de 22 mil pessoas, no período pós-guerra.

O estádio foi quase totalmente reconstruído entre 1969 e 1977, tornando-se num estádio completamente fechado e coberto, com uma capacidade para 26.500 lugares.

A nova bancada principal foi a última a ser concluída em 1977, mas também a primeira a ser novamente reconstruída, quando foram encontradas fissuras na estrutura de cimento, em 1988. Nos seis anos que se seguiram, os trabalhos continuaram com a reconstrução das duas bancadas nas extremidades e, finalmente, com a segunda bancada central.

Em 2000, o Estádio Philips foi seleccionado como um dos palcos dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol, que decorreu na Holanda e na Bélgica, durante o qual recebeu três encontros da fase de grupos.

O recorde oficial de público é de 34.700 espectadores, em 23 de Outubro de 2005, num clássico entre o PSV Eindhoven e o AFC Ajax.

Em 2006, recebeu a final da Taça UEFA, entre o Sevilha e o Middlesbrough, que o clube espanhol venceu por 4-0.

Nos últimos anos, o estádio passou por vários projectos de modernização menores: o quarto piso foi renovado em 2008,painéis publicitários de LEDs foram instalados pela Philips em 2009.  Em 2012, foi apresentado um plano de modernização para o piso térreo, que inclui novas entradas, lojas de patrocinadores e partes das bancadas. O segundo andar do estádio foi renovado em 2013 e em 2016 foi anunciado que seria adicionada uma nova fila de lugares ao redor do estádio, aumentando a capacidade. Foram várias as empresas que escolheram o Estádio Philips como local para as suas lojas e escritórios.

1558 Visualizações 2 Total

References:

http://www.psv.nl/english-psv/club/philips-stadium.htm

http://www.stadiumguide.com/philipsstadion/

1558 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática