Estádio Etihad

Image1 Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Manchester City

País: Inglaterra

Cidade: Manchester

Clube: Manchester City

Capacidade: 55,000 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 25 de Julho de 2002

Custo: cerca de 140 Milhões de euros

Descrição

O Etihad é um estádio de futebol localizado na cidade de Manchester, na Inglaterra, com capacidade para cerca de cinquenta e cinco mil espectadores. É propriedade do clube Manchester City, pelo que é o palco dos jogos em casa da equipa.

O “Etihad Stadium” é considerado um estádio 4 Estrelas pela UEFA, organismo que tutela o futebol europeu.

 

História

Os primeiros planos para a construção de um estádio na cidade de Manchester surgiram no âmbito da tentativa da cidade sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2000. Na altura, foi encomendado o projecto de um estádio com uma capacidade para 80 mil espectadores, mas os jogos olímpicos acabaram por ser atribuídos à cidade australiana de Sydney, em Outubro de 1993, o que suspendeu o projecto.

Mais tarde, a cidade de Manchester concorreu à organização dos Jogos da Commonwealth de 2002, numa proposta, desta vez, bem-sucedida, o que impulsionou a retoma do projecto de construção de um novo recinto desportivo.

Assim, o Etihad Stadium, também conhecido como Eastlands, foi construído para integrar a organização da prova. Depois da realização dos jogos, o foi convertido num estádio de futebol, proporcionando ao Manchester City a substituição do seu antigo palco por um moderno complexo desportivo . O clube mudou-se para Etihad Stadium no início da temporada 2003-04.

A reacção dos adeptos ao novo estádio foi positiva, de uma forma geral. Num estudo levado a cabo em 2005 sobre os estádios favoritos do Reino Unido, o Etihad ficou em segundo lugar, apenas atrás do mítico Estádio Old Trafford, também na cidade de Manchester, do rival United.

Em 2008, a Etihad Stadium sediou a final da Taça UEFA, entre o Zenit S. Petersburgo e o Rangers FC, que terminou com a vitória dos russos por 2-0. O estádio foi inicialmente chamado de Cidade de Manchester, mas foi rebaptizado como Etihad Stadium em 2011, na sequência de um acordo de patrocínio de dez anos com a Etihad Airways.

Por essa ocasião, o Manchester City começou a realizar estudos de viabilidade para avaliar uma possível expansão do estádio, primeiro considerando planos ambiciosos para subir a cobertura e adicionar um terceira piso completo, mas acabaria eventualmente por se concentrar apenas em construir níveis adicionais nas bancadas atrás das balizas.

No verão de 2014, as obras foram iniciadas na expansão da bancada Sul, com a construção de um piso adicional, que aumentou a capacidade em seis mil lugares. Ao mesmo tempo, o clube anunciou planos para adicionar mais três fileiras de assentos junto ao relvado, o permitiu alcançar uma capacidade total de mais de 55 mil lugares sentados no início da temporada 2015-16.

Na eventualidade de haver demanda suficiente, em virtude do aumento da procura de bilhetes de época todos os anos, o clube pondera a possibilidade de adicionar ainda um terceiro nível à Bancada Norte, o que elevará a capacidade do estádio permitindo receber cerca de 61 mil espectadores. Aquando da conclusão do projecto, o Etihad será o segundo maior estádio da Inglaterra.

Em 2015, o estádio Etihad recebeu pela primeira vez um jogo do Campeonato do Mundo de Rugby.

O estádio é o centro da região conhecida como “Sportcity”, que inclui também outras instalações desportivas. A Arena de Atletismo Regional fica junto ao Etihad e tem uma capacidade para cerca de seis mil espectadores.

 

Outros dados

Capacidade actual em dias de jogo: 48,000, incluindo 2,500 lugares para convidados.

Melhor Média de ocupação em 2012/13: 99.1%;

Mais de 250 jogos disputados na primeira década;

Aproximadamente 10 milhões de espectadores marcaram presença no estádio nos primeiros dez anos;

Cerca de 1.5 milhões de fãs assistiram a concertos musicais e outras competições desportivas, além de futebol;

1883 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/cityofmanchester/

https://www.mcfc.co.uk/The-Club/Stadium-Expansion/Stadium-History

1883 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.